ALFABETIZANDO JOVENS E ADULTOS NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA E DEMOCRÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/105 |
Resumo: | O presente artigo traz como temática o processo de alfabetização dos Jovens e Adultos, sob uma perspectiva/um olhar crítico em meio à sociedade contemporânea que se diz democrática. O mesmo teve como objetivo promover a reflexão e o diálogo, através de interações e atividades propostas, sobre a criticidade dos sujeitos da EJA. Para tal, a metodologia escolhida foi a de uma pesquisa de campo em uma instituição pública da Rede Municipal de São José/SC, com duração de catorze semanas, das quais, oito foram destinadas às observações e as outras seis, para as intervenções pedagógicas. Escolhemos como público-alvo os sujeitos da EJA que estão em fase de alfabetização. Trouxemos, como base teórica, alguns autores consagrados como, por exemplo, Paulo Freire (1921; 1996; 1997) e Moacir Gadotti (2008), e outros, como Antônio Nóvoa (2011), Dermeval Saviani (1944) e Suzana Schwartz (2010), a fim de respaldar os estudos realizados. Fundamentados nestes autores e subsidiados por nossas intervenções, apresentamos brevemente nossas análises, em que expomos nossos olhares como futuros professores à luz das teorias estudadas e contempladas pelas respostas das atividades propostas aos sujeitos estudados. Ao final, de modo conciso, trazemos nossas considerações finais sobre aquilo que compreendemos, observamos e de que participamos coletivamente. Assim, entre os dados obtidos, podemos citar que: os sujeitos da EJA aprendem com mais facilidade quando são instigados e/ou estimulados pelo professor; para que haja uma boa formação docente, é interessante que o professor atue na sala de aula levando em conta a realidade dos alunos, respeitando suas individualidades. De maneira geral, acreditamos que essa foi uma pesquisa relevante e que vale a pena ser discutida e ponderada. |
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