Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234 |
Resumo: | A não aprendizagem na escola é um alerta que leva a crer que algo na criança não anda bem. Mas vários são os fatores que levam ao insucesso da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem, os fatores que contribuem para que ela ocorra e a ação preventiva do psicopedagogo para que ela não aconteça, serão discutidas sob o olhar da psicopedagogia. O tema escolhido é polêmico e gera uma discussão entre diversos pensadores da educação. É importante que os psicopedagogos reflitam sobre o assunto e a partir daí, possam auxiliar a escola e reverter o quadro de caos que ela se encontra. A metodologia adotada se deu através da pesquisa bibliográfica exploratória, em que foram utilizados autores como Alba Weiss, escritora no campo psicopedagogia, que descreve em suas obras o papel do psicopedagogo, envolvendo esse profissional na escola, como também, as dificuldades de aprendizagem, afetividade, relação família e escola. Todas as informações obtidas pelo estudo trouxeram ao trabalho o embasamento teórico necessário para tal. |
id |
UNIPLAC_403d01f97989ec8ac87c58644dc0cd2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/234 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagemPsicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; FamíliaA não aprendizagem na escola é um alerta que leva a crer que algo na criança não anda bem. Mas vários são os fatores que levam ao insucesso da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem, os fatores que contribuem para que ela ocorra e a ação preventiva do psicopedagogo para que ela não aconteça, serão discutidas sob o olhar da psicopedagogia. O tema escolhido é polêmico e gera uma discussão entre diversos pensadores da educação. É importante que os psicopedagogos reflitam sobre o assunto e a partir daí, possam auxiliar a escola e reverter o quadro de caos que ela se encontra. A metodologia adotada se deu através da pesquisa bibliográfica exploratória, em que foram utilizados autores como Alba Weiss, escritora no campo psicopedagogia, que descreve em suas obras o papel do psicopedagogo, envolvendo esse profissional na escola, como também, as dificuldades de aprendizagem, afetividade, relação família e escola. Todas as informações obtidas pelo estudo trouxeram ao trabalho o embasamento teórico necessário para tal.Editora ICEPSagás Stahelin, Suzana Elzita2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234/109info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T23:42:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/234Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-12-10T23:42:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
title |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem Sagás Stahelin, Suzana Elzita Psicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; Família |
title_short |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem |
author |
Sagás Stahelin, Suzana Elzita |
author_facet |
Sagás Stahelin, Suzana Elzita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sagás Stahelin, Suzana Elzita |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; Família |
topic |
Psicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; Família |
description |
A não aprendizagem na escola é um alerta que leva a crer que algo na criança não anda bem. Mas vários são os fatores que levam ao insucesso da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem, os fatores que contribuem para que ela ocorra e a ação preventiva do psicopedagogo para que ela não aconteça, serão discutidas sob o olhar da psicopedagogia. O tema escolhido é polêmico e gera uma discussão entre diversos pensadores da educação. É importante que os psicopedagogos reflitam sobre o assunto e a partir daí, possam auxiliar a escola e reverter o quadro de caos que ela se encontra. A metodologia adotada se deu através da pesquisa bibliográfica exploratória, em que foram utilizados autores como Alba Weiss, escritora no campo psicopedagogia, que descreve em suas obras o papel do psicopedagogo, envolvendo esse profissional na escola, como também, as dificuldades de aprendizagem, afetividade, relação família e escola. Todas as informações obtidas pelo estudo trouxeram ao trabalho o embasamento teórico necessário para tal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/234/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699168366592 |