PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Mendes Vieira, Jéssica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365
Resumo: O artigo tem o objetivo de compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a partir da proposta do Currículo Funcional, na sala de Serviço Pedagógico Específico (SPE). No Currículo Funcional Natural (CFN) os professores têm diversas formas de se trabalhar com os jovens com deficiência intelectual e, isso requer estímulos socializadores diferenciados que irão auxiliá-los no processo de desenvolvimento cognitivo, e potencializar as possíveis aprendizagens melhorando suas condições de interação familiar e social. O CFN é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos jovens. Nesse sentido, questiona-se: Qual a importância do CFN para desenvolver as habilidades dos estudantes com deficiência intelectual? Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista com os professores que trabalham na FCEE no projeto do CFN. Diante dos dados analisados considera-se, que se a prática pedagógica do professor estiver pautada em uma concepção educacional que valorize as diferenças e a potencialidade de cada educando, o professor poderá oportunizar um entendimento mais globalizado, sem os fragmentos da educação tradicional, podendo levar o educando a entender as partes e o todo, as causas e os defeitos, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade no processo de transformação da realidade circundante.
id UNIPLAC_4e4fbb5707eae90192df6019f6f69ebc
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/365
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURALCurrículo Funcional Natural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.O artigo tem o objetivo de compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a partir da proposta do Currículo Funcional, na sala de Serviço Pedagógico Específico (SPE). No Currículo Funcional Natural (CFN) os professores têm diversas formas de se trabalhar com os jovens com deficiência intelectual e, isso requer estímulos socializadores diferenciados que irão auxiliá-los no processo de desenvolvimento cognitivo, e potencializar as possíveis aprendizagens melhorando suas condições de interação familiar e social. O CFN é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos jovens. Nesse sentido, questiona-se: Qual a importância do CFN para desenvolver as habilidades dos estudantes com deficiência intelectual? Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista com os professores que trabalham na FCEE no projeto do CFN. Diante dos dados analisados considera-se, que se a prática pedagógica do professor estiver pautada em uma concepção educacional que valorize as diferenças e a potencialidade de cada educando, o professor poderá oportunizar um entendimento mais globalizado, sem os fragmentos da educação tradicional, podendo levar o educando a entender as partes e o todo, as causas e os defeitos, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade no processo de transformação da realidade circundante.Editora ICEPSousa Mendes Vieira, Jéssica2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365/194info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:22Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/365Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:22Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
Sousa Mendes Vieira, Jéssica
Currículo Funcional Natural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
author Sousa Mendes Vieira, Jéssica
author_facet Sousa Mendes Vieira, Jéssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Mendes Vieira, Jéssica
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo Funcional Natural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.
topic Currículo Funcional Natural. Educação Especial. Deficiência Intelectual.
description O artigo tem o objetivo de compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a partir da proposta do Currículo Funcional, na sala de Serviço Pedagógico Específico (SPE). No Currículo Funcional Natural (CFN) os professores têm diversas formas de se trabalhar com os jovens com deficiência intelectual e, isso requer estímulos socializadores diferenciados que irão auxiliá-los no processo de desenvolvimento cognitivo, e potencializar as possíveis aprendizagens melhorando suas condições de interação familiar e social. O CFN é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos jovens. Nesse sentido, questiona-se: Qual a importância do CFN para desenvolver as habilidades dos estudantes com deficiência intelectual? Essa pesquisa se caracteriza como qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista com os professores que trabalham na FCEE no projeto do CFN. Diante dos dados analisados considera-se, que se a prática pedagógica do professor estiver pautada em uma concepção educacional que valorize as diferenças e a potencialidade de cada educando, o professor poderá oportunizar um entendimento mais globalizado, sem os fragmentos da educação tradicional, podendo levar o educando a entender as partes e o todo, as causas e os defeitos, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade no processo de transformação da realidade circundante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/365/194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699150540800