EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53 |
Resumo: | Vivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano. |
id |
UNIPLAC_7d3a0a54315ecdcf8c43c08ffbeb928f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/53 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADESEnsino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidadesEducaçãoVivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano.Editora ICEPR. Klaar, Anne Carolina; UNIPLACPereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/mswordhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53/32info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/53Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades Educação |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES |
author |
R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC |
author_facet |
R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades Educação |
topic |
Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades Educação |
description |
Vivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699267981312 |