UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista. Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional. |
id |
UNIPLAC_7f69300d7c1e8bf73d8d0fb461bb12b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/290 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTALFormação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos.Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista. Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional.Editora ICEPCristiane Dorox, GiovanaGureski Rodrigues, DanielaSaheb, Daniele2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290/128info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/290Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Cristiane Dorox, Giovana Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos. |
title_short |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
UMA ANÁLISE SOBRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS EM PESQUISA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Cristiane Dorox, Giovana |
author_facet |
Cristiane Dorox, Giovana Gureski Rodrigues, Daniela Saheb, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Gureski Rodrigues, Daniela Saheb, Daniele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Dorox, Giovana Gureski Rodrigues, Daniela Saheb, Daniele |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos. |
topic |
Formação continuada; Educação Ambiental; Pressupostos teóricos. |
description |
Esta pesquisa tem como problema identificar quais os pressupostos teóricos vêm sendo utilizados para realizar pesquisas de formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Para tanto, foram analisadas produções científicas no período de 2010 a 2018, com foco nos principais pressupostos teóricos utilizados na formação Continuada de professores em Educação Ambiental. Foram encontrados 12 produções científicas convergentes ao problema de pesquisa. Os resultados demonstraram que os pressupostos teóricos buscaram privilegiar perspectivas que englobem homem-natureza-sociedade, de maneira interligada, superando uma visão puramente naturalista e utilitárista. Portanto, a formação continuada de professores se constitui como um elemento importante para a consolidação da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, por isso os pressupostos precisam possuir uma base sólida em sentido humano, ético e profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290/128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698779344896 |