ADAPTAÇÃO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM TEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/366 |
Resumo: | Esse artigo tem o objetivo é relatar uma experiência de adaptação curricular como facilitadora da inclusão escolar de um aluno acometido de TEA. Este trabalho é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Segundo Yin (2001), o estudo de caso é apropriado às pesquisas educacionais, uma vez que permite estudar um caso único, mas que, mesmo que não seja generalizável, pode ajudar a entender outros casos similares. Para esta pesquisa foi selecionado o caso de um aluno com TEA de nível 2. O aluno tem 11 anos e encontra-se no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir deste estudo de caso foi possível perceber o quanto a adaptação curricular pode interferir positivamente na inclusão escolar de alunos com TEA. O currículo individualizado coloca a professora titular como sabedora do que, e como ensinar o seu aluno, de forma a colocar o ensino na direção do que o aluno precisa e consegue aprender nesta fase do seu desenvolvimento, evitando a ansiedade por parte da docente e o desperdício de potencial do aluno. Inclusão escolar malsucedida é uma violência com a criança e pode ser evitada com medidas como a adaptação curricular. |
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ADAPTAÇÃO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM TEA: RELATO DE EXPERIÊNCIATranstorno do Espectro autista. Inclusão Escolar. Adaptação Curricular.Esse artigo tem o objetivo é relatar uma experiência de adaptação curricular como facilitadora da inclusão escolar de um aluno acometido de TEA. Este trabalho é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Segundo Yin (2001), o estudo de caso é apropriado às pesquisas educacionais, uma vez que permite estudar um caso único, mas que, mesmo que não seja generalizável, pode ajudar a entender outros casos similares. Para esta pesquisa foi selecionado o caso de um aluno com TEA de nível 2. O aluno tem 11 anos e encontra-se no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A partir deste estudo de caso foi possível perceber o quanto a adaptação curricular pode interferir positivamente na inclusão escolar de alunos com TEA. O currículo individualizado coloca a professora titular como sabedora do que, e como ensinar o seu aluno, de forma a colocar o ensino na direção do que o aluno precisa e consegue aprender nesta fase do seu desenvolvimento, evitando a ansiedade por parte da docente e o desperdício de potencial do aluno. Inclusão escolar malsucedida é uma violência com a criança e pode ser evitada com medidas como a adaptação curricular.Editora ICEPSchneider Lumertz, Fábia DanielaMachado de Oliveira Menegotto, Lisiane2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/366Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/366/195info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:22Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/366Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:22Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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