As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022 |
Resumo: | As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_4eea9b61bd685acb2fb302f496790990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20022 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environmentConcepções EpistemológicasMetodologias ativas de ensinagemAmbiente Virtual de Aprendizagem. As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2002210.34117/bjdv6n11-369Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 89206-89216Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 89206-89216Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 89206-892162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022/16045Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Vânia Ereni LimaSantos, Francely Aparecida dos2020-12-16T11:08:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20022Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:18.553754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
title |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
spellingShingle |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment Vieira, Vânia Ereni Lima Concepções Epistemológicas Metodologias ativas de ensinagem Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
title_short |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
title_full |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
title_fullStr |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
title_full_unstemmed |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
title_sort |
As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment |
author |
Vieira, Vânia Ereni Lima |
author_facet |
Vieira, Vânia Ereni Lima Santos, Francely Aparecida dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Francely Aparecida dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Vânia Ereni Lima Santos, Francely Aparecida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Epistemológicas Metodologias ativas de ensinagem Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
topic |
Concepções Epistemológicas Metodologias ativas de ensinagem Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
description |
As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022 10.34117/bjdv6n11-369 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022/16045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 89206-89216 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 89206-89216 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 89206-89216 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645492572127232 |