As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Vânia Ereni Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Francely Aparecida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022
Resumo:  As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às  novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem.
id VERACRUZ-0_4eea9b61bd685acb2fb302f496790990
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20022
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environmentConcepções EpistemológicasMetodologias ativas de ensinagemAmbiente Virtual de Aprendizagem. As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às  novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2002210.34117/bjdv6n11-369Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 89206-89216Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 89206-89216Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 89206-892162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022/16045Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Vânia Ereni LimaSantos, Francely Aparecida dos2020-12-16T11:08:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20022Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:18.553754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
title As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
spellingShingle As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
Vieira, Vânia Ereni Lima
Concepções Epistemológicas
Metodologias ativas de ensinagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
title_short As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
title_full As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
title_fullStr As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
title_full_unstemmed As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
title_sort As concepções epistemológicas e suas contribuições para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem/Epistemological conceptions and their contributions to the development of active teaching methodologies in the virtual learning environment
author Vieira, Vânia Ereni Lima
author_facet Vieira, Vânia Ereni Lima
Santos, Francely Aparecida dos
author_role author
author2 Santos, Francely Aparecida dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Vânia Ereni Lima
Santos, Francely Aparecida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções Epistemológicas
Metodologias ativas de ensinagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
topic Concepções Epistemológicas
Metodologias ativas de ensinagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem.
description  As concepções epistemológicas nos conduzem a reflexões sobre a construção do conhecimento e, quando tais reflexões são direcionadas para o contexto educacional, possibilita compreender que o processo de ensinagem também perpassa por uma análise e observação epistemológica. Diante disso, objetiva-se analisar as concepções epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, se utiliza da pesquisa exploratória e qualitativa, por meio do método de revisão bibliográfica. Com a consecução do trabalho, compreendeu-se que a epistemologia se propõe a investigar a construção do conhecimento, e que a educação sofre influências das concepções epistemológicas no sentido de que a educação investiga a construção do conhecimento e o processo de ensinagem por meio de reflexões epistêmicas. Observou-se, ainda que a educação contemporânea se encontra influenciada pelos avanços tecnológicos, exigindo a adoção de novas modalidades de ensino, que consequentemente se valem das metodologias ativas de ensinagem nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Percebeu-se que o professor precisará adotar métodos de ensino mais inovadores por meio da internet, e plataformas virtuais, que se adaptem às  novas necessidades dos estudantes, a fim de que propicie o cumprimento dos objetivos da ensinagem ativa, quais sejam: o protagonismo do estudante, a autonomia, a problematização da realidade e reflexão, a inovação e, por último, o professor, como orientador/mediador. Diante do exposto, concluiu-se que as concepções epistemológicas se revelam fundamentais para o desenvolvimento das metodologias ativas de ensinagem nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois propiciam uma análise crítico-reflexiva em relação a identificação e escolha dos métodos, metodologias, procedimentos, avaliação, técnicas e recursos que poderão contribuir no processo de construção do conhecimento, pelo processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022
10.34117/bjdv6n11-369
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20022/16045
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 89206-89216
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 89206-89216
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 89206-89216
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645492572127232