CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pocai, Maria Denise da Cunha; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39
Resumo: O presente estudo emergiu de algumas inquietações decorrentes de uma investigação proposta pela equipe de professoras da disciplina de Conhecimentos e Saberes do curso de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu em educação – PPGE 2015. Buscando analisar o nível de entendimento dos professores sobre o conceito de competências, e qual a representatividade da temática em seus discursos e em sua prática pedagógica. Partindo dessas premissas, fomos a campo, visitamos uma Escola de Educação Básica do Município de Lages e convidamos os professores a participar voluntariamente de uma pesquisa que teve como título “Construção de Competências na Escola” para compreender o entendimento sobre competências nutridos pelos professores do ensino fundamental I, suas dificuldades e sugestões. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado para interpretação e análise dos dados coletados na própria instituição. Considerando que trabalhar por competência no Ensino Fundamental significa basicamente promover a articulação de saberes para que o educando amplie seus conhecimentos e favorecer condições para que seja capaz de articular saberes, habilidades de aprender e relacionar ideias e resolver com pertinência uma série de situações que lhe forem propostas. Nesse estudo pode-se considerar  provisoriamente que há desconhecimento dos professores participantes sobre o tema,  embora alguns tenham sinalizado que o paradigma educacional de aprendizagem passiva pode estar cedendo espaço a outro que envolve participação e uma aprendizagem ativa por parte dos alunos.
id UNIPLAC_bfb7d5e2740a2e6c4f33bf8b73a78017
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/39
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTALO presente estudo emergiu de algumas inquietações decorrentes de uma investigação proposta pela equipe de professoras da disciplina de Conhecimentos e Saberes do curso de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu em educação – PPGE 2015. Buscando analisar o nível de entendimento dos professores sobre o conceito de competências, e qual a representatividade da temática em seus discursos e em sua prática pedagógica. Partindo dessas premissas, fomos a campo, visitamos uma Escola de Educação Básica do Município de Lages e convidamos os professores a participar voluntariamente de uma pesquisa que teve como título “Construção de Competências na Escola” para compreender o entendimento sobre competências nutridos pelos professores do ensino fundamental I, suas dificuldades e sugestões. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado para interpretação e análise dos dados coletados na própria instituição. Considerando que trabalhar por competência no Ensino Fundamental significa basicamente promover a articulação de saberes para que o educando amplie seus conhecimentos e favorecer condições para que seja capaz de articular saberes, habilidades de aprender e relacionar ideias e resolver com pertinência uma série de situações que lhe forem propostas. Nesse estudo pode-se considerar  provisoriamente que há desconhecimento dos professores participantes sobre o tema,  embora alguns tenham sinalizado que o paradigma educacional de aprendizagem passiva pode estar cedendo espaço a outro que envolve participação e uma aprendizagem ativa por parte dos alunos.Editora ICEPde Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLACPocai, Maria Denise da Cunha; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39/21info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/39Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
de Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLAC
title_short CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA: O PARADIGMA EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author de Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLAC
author_facet de Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLAC
Pocai, Maria Denise da Cunha; UNIPLAC
author_role author
author2 Pocai, Maria Denise da Cunha; UNIPLAC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Elaine Ribeiro; UNIPLAC
Pocai, Maria Denise da Cunha; UNIPLAC
description O presente estudo emergiu de algumas inquietações decorrentes de uma investigação proposta pela equipe de professoras da disciplina de Conhecimentos e Saberes do curso de mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu em educação – PPGE 2015. Buscando analisar o nível de entendimento dos professores sobre o conceito de competências, e qual a representatividade da temática em seus discursos e em sua prática pedagógica. Partindo dessas premissas, fomos a campo, visitamos uma Escola de Educação Básica do Município de Lages e convidamos os professores a participar voluntariamente de uma pesquisa que teve como título “Construção de Competências na Escola” para compreender o entendimento sobre competências nutridos pelos professores do ensino fundamental I, suas dificuldades e sugestões. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado para interpretação e análise dos dados coletados na própria instituição. Considerando que trabalhar por competência no Ensino Fundamental significa basicamente promover a articulação de saberes para que o educando amplie seus conhecimentos e favorecer condições para que seja capaz de articular saberes, habilidades de aprender e relacionar ideias e resolver com pertinência uma série de situações que lhe forem propostas. Nesse estudo pode-se considerar  provisoriamente que há desconhecimento dos professores participantes sobre o tema,  embora alguns tenham sinalizado que o paradigma educacional de aprendizagem passiva pode estar cedendo espaço a outro que envolve participação e uma aprendizagem ativa por parte dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/39/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699259592704