ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38
Resumo: Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas.  Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva.
id UNIPLAC_50ba2bca5c8c96bf52372573af20cda4
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/38
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPOEste artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas.  Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva.Editora ICEPVieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLACCorrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38/20info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/38Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
title ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
spellingShingle ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC
title_short ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
title_fullStr ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
title_full_unstemmed ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
title_sort ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
author Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC
author_facet Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC
Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC
author_role author
author2 Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC
Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC
description Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas.  Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699201921024