O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Ribeiro da Silva, Camila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa Mendes Vieira, Jéssica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico.
id UNIPLAC_cf417e7a1ee465bf9d4e3c3766012f1c
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/269
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLARAlfabetização. Conhecimento. Educação.O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico.Editora ICEPMachado Ribeiro da Silva, CamilaSousa Mendes Vieira, Jéssica2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269/119info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:28Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/269Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:28Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
title O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
spellingShingle O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
Machado Ribeiro da Silva, Camila
Alfabetização. Conhecimento. Educação.
title_short O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
title_full O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
title_fullStr O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
title_full_unstemmed O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
title_sort O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
author Machado Ribeiro da Silva, Camila
author_facet Machado Ribeiro da Silva, Camila
Sousa Mendes Vieira, Jéssica
author_role author
author2 Sousa Mendes Vieira, Jéssica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Ribeiro da Silva, Camila
Sousa Mendes Vieira, Jéssica
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Conhecimento. Educação.
topic Alfabetização. Conhecimento. Educação.
description O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698875813888