O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico. |
id |
UNIPLAC_cf417e7a1ee465bf9d4e3c3766012f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/269 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLARAlfabetização. Conhecimento. Educação.O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico.Editora ICEPMachado Ribeiro da Silva, CamilaSousa Mendes Vieira, Jéssica2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269/119info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:28Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/269Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:28Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
title |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR Machado Ribeiro da Silva, Camila Alfabetização. Conhecimento. Educação. |
title_short |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
title_full |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
title_sort |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SEU IMPACTO NO SUCESSO ESCOLAR |
author |
Machado Ribeiro da Silva, Camila |
author_facet |
Machado Ribeiro da Silva, Camila Sousa Mendes Vieira, Jéssica |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Mendes Vieira, Jéssica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Ribeiro da Silva, Camila Sousa Mendes Vieira, Jéssica |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Conhecimento. Educação. |
topic |
Alfabetização. Conhecimento. Educação. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo, analisar o processo de alfabetização por meio da prática pedagógica. O processo de alfabetização, ainda causa discussão na área educacional e divide opiniões. Entre diferenças e semelhanças, encontramos os alfabetizadores, preocupados com o fato de que a tarefa de alfabetizar tem ficado restrita a escola e vem alcançando índices de fracassos alarmantes. Assim, discutir sobre alfabetização torna-se essencial para os professores, já que é neste período que se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita, a qual envolve a decodificação dos símbolos gráficos escritos e para os símbolos produzidos pela sociedade. A busca da compreensão de como é visto os processos de alfabetização, os métodos utilizados e contribuição destes na aquisição da leitura e da escrita dos alunos, motiva uma discussão mais minuciosa, com o objetivo de compreender as propostas e as concepções de alfabetização presentes no cotidiano escolar. Com esse artigo pretendemos discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre o desenvolvimento da alfabetização e defender a utilização dos conhecimentos já existentes e utilizá-los no cotidiano, aproveitando de todo potencial e recursos que eles podem nos oferecer diante dos processos de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/269/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698875813888 |