A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Silva Machado, Gabriela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito.  É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA.  Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental.  Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA.
id UNIPLAC_e9dbaadcd744fa146ca9d042ac2d2209
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/337
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA.Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito.  É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA.  Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental.  Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA.Editora ICEPDuarte Silva Machado, Gabriela2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337/171info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T18:21:54Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/337Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-07-30T18:21:54Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Duarte Silva Machado, Gabriela
Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA.
title_short A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Duarte Silva Machado, Gabriela
author_facet Duarte Silva Machado, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Silva Machado, Gabriela
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA.
topic Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA.
description Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito.  É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA.  Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental.  Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337/171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698800316416