A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito. É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA. Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental. Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA. |
id |
UNIPLAC_e9dbaadcd744fa146ca9d042ac2d2209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/337 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICAEnsino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA.Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito. É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA. Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental. Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA.Editora ICEPDuarte Silva Machado, Gabriela2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337/171info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T18:21:54Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/337Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-07-30T18:21:54Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Duarte Silva Machado, Gabriela Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Duarte Silva Machado, Gabriela |
author_facet |
Duarte Silva Machado, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Silva Machado, Gabriela |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA. |
topic |
Ensino Fundamental. Inclusão. Rotina. Transtorno do Espectro Autista – TEA. |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância da rotina escolar para esse sujeito. É importante salientar que as crianças com esse diagnóstico precisam ser comunicadas de cada momento que acontece no seu cotidiano, para que passam a frequentar um novo espaço educacional. Com a compreensão de que faltam respostas e sobram incertezas, decidimos discutir esse tema no sentido de encontrar possíveis respostas que possa ajudar as famílias e professores de crianças com TEA. Essa pesquisa se configura como qualitativa e se procedeu com pesquisa bibliográfica e observação do contexto educacional específico da rotina no Ensino Fundamental. Procuramos analisar as diferenças entre cotidiano e rotina que para Barbosa (2006, p. 94) é pensar numa forma eficiente para coordenar a intenção de cuidar e o ato de educar, e mostrando como uma importante categoria pedagógica, que os profissionais da educação estruturam para, a partir dela desenvolver seu trabalho no cotidiano escolar. Assim, vou abordar nesse artigo os temas: A contextualização das rotinas e sua importância e, a inclusão das crianças no Ensino Fundamental. Analisamos alguns aspectos da rotina em uma escola que oferece a Ensino Fundamental, em que foi observado como a criança com TEA se diferencia quando as condições do ambiente se alteram. Procurando compreender se a rotina proporciona momentos em que as crianças sintam-se motivadas e interessadas a aprender. Para tal fim, torna-se necessário observar como ocorre a adaptação das crianças com TEA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337/171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 10 (2019): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698800316416 |