Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Laís da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90
Resumo: O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos.
id IVOTI-1_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionaisPersonagem infantilHabilidades socioemocionaisAutonomiaEmpatia O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos. Faculdade Instituto Ivoti2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/9010.55602/rlic.v4i1.98Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 46-512525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90/91https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Camila Laís da SilvaGoldmeyer, Marguit Carmen2022-08-26T01:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:13:21Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
title Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
spellingShingle Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
Costa, Camila Laís da Silva
Personagem infantil
Habilidades socioemocionais
Autonomia
Empatia
title_short Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
title_full Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
title_fullStr Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
title_full_unstemmed Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
title_sort Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
author Costa, Camila Laís da Silva
author_facet Costa, Camila Laís da Silva
Goldmeyer, Marguit Carmen
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Camila Laís da Silva
Goldmeyer, Marguit Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Personagem infantil
Habilidades socioemocionais
Autonomia
Empatia
topic Personagem infantil
Habilidades socioemocionais
Autonomia
Empatia
description O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90
10.55602/rlic.v4i1.98
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v4i1.98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90/91
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 46-51
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358868815873