Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90 |
Resumo: | O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos. |
id |
IVOTI-1_35c7992981881b5a9b39968c8c39ffe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionaisPersonagem infantilHabilidades socioemocionaisAutonomiaEmpatia O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos. Faculdade Instituto Ivoti2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/9010.55602/rlic.v4i1.98Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 46-512525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90/91https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Camila Laís da SilvaGoldmeyer, Marguit Carmen2022-08-26T01:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/90Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:13:21Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
title |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
spellingShingle |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais Costa, Camila Laís da Silva Personagem infantil Habilidades socioemocionais Autonomia Empatia |
title_short |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
title_full |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
title_fullStr |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
title_full_unstemmed |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
title_sort |
Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais |
author |
Costa, Camila Laís da Silva |
author_facet |
Costa, Camila Laís da Silva Goldmeyer, Marguit Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Camila Laís da Silva Goldmeyer, Marguit Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personagem infantil Habilidades socioemocionais Autonomia Empatia |
topic |
Personagem infantil Habilidades socioemocionais Autonomia Empatia |
description |
O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90 10.55602/rlic.v4i1.98 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v4i1.98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 46-51 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358868815873 |