O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode. |
id |
UNIP_08f0215221bedf014dae1fc632935f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2811 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Angelo, Bruno MilheiraTeixeira, Lúcia Helena PereiraLeite, Matheus de CarvalhoConde, Diego Kaupe2018-04-26T13:11:18Z2018-04-182018-04-26T13:11:18Z2017-12-08CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode.This paper work aims at presenting an analysis on how to play the electric bass while playing popular brazilian songs, its use and innovations, specifically inside the “samba” and “pagode” music styles. In developing this work, some musical arrangements and a performance by a bass player who became a reference in the current “pagode” and “samba” musical national mainstream, Boris “Bass” Farias, will be analyzed, by using recordings and transcriptions. This work presents and assesses some techniques used by Boris while playing the electric bass from traditional usage of this instrument on “pagode” style. In order to enhance our context, we will look at part of the “samba” and the “electric bass” history, as well as their usage while playing these musical styles. Moreover, some questions related to the instrument tone usage, and also the electric bass models currently used in the “pagode” style.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsicaContrabaixo elétricoMúsica popularSambaPagodeO contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Diego Conde 2017.pdfTCC Diego Conde 2017.pdfapplication/pdf2023655https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/1/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf5e8959dbbfe9aae8f0b32935d0680749MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Diego Conde 2017.pdf.txtTCC Diego Conde 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/3/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53riu/28112018-11-14 10:43:36.319oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-11-14T12:43:36Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
title |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
spellingShingle |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir Conde, Diego Kaupe CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música Contrabaixo elétrico Música popular Samba Pagode |
title_short |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
title_full |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
title_fullStr |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
title_full_unstemmed |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
title_sort |
O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir |
author |
Conde, Diego Kaupe |
author_facet |
Conde, Diego Kaupe |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angelo, Bruno Milheira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Leite, Matheus de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conde, Diego Kaupe |
contributor_str_mv |
Angelo, Bruno Milheira Teixeira, Lúcia Helena Pereira Leite, Matheus de Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música Contrabaixo elétrico Música popular Samba Pagode |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Contrabaixo elétrico Música popular Samba Pagode |
description |
O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-26T13:11:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-18 2018-04-26T13:11:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811 |
identifier_str_mv |
CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Bagé |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/1/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/3/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e8959dbbfe9aae8f0b32935d0680749 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1823681929793241088 |