O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Diego Kaupe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode.
id UNIP_08f0215221bedf014dae1fc632935f83
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2811
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Angelo, Bruno MilheiraTeixeira, Lúcia Helena PereiraLeite, Matheus de CarvalhoConde, Diego Kaupe2018-04-26T13:11:18Z2018-04-182018-04-26T13:11:18Z2017-12-08CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode.This paper work aims at presenting an analysis on how to play the electric bass while playing popular brazilian songs, its use and innovations, specifically inside the “samba” and “pagode” music styles. In developing this work, some musical arrangements and a performance by a bass player who became a reference in the current “pagode” and “samba” musical national mainstream, Boris “Bass” Farias, will be analyzed, by using recordings and transcriptions. This work presents and assesses some techniques used by Boris while playing the electric bass from traditional usage of this instrument on “pagode” style. In order to enhance our context, we will look at part of the “samba” and the “electric bass” history, as well as their usage while playing these musical styles. Moreover, some questions related to the instrument tone usage, and also the electric bass models currently used in the “pagode” style.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsicaContrabaixo elétricoMúsica popularSambaPagodeO contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Diego Conde 2017.pdfTCC Diego Conde 2017.pdfapplication/pdf2023655https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/1/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf5e8959dbbfe9aae8f0b32935d0680749MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Diego Conde 2017.pdf.txtTCC Diego Conde 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/3/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53riu/28112018-11-14 10:43:36.319oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-11-14T12:43:36Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
title O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
spellingShingle O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
Conde, Diego Kaupe
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música
Contrabaixo elétrico
Música popular
Samba
Pagode
title_short O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
title_full O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
title_fullStr O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
title_full_unstemmed O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
title_sort O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir
author Conde, Diego Kaupe
author_facet Conde, Diego Kaupe
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angelo, Bruno Milheira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teixeira, Lúcia Helena Pereira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Leite, Matheus de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Diego Kaupe
contributor_str_mv Angelo, Bruno Milheira
Teixeira, Lúcia Helena Pereira
Leite, Matheus de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música
Contrabaixo elétrico
Música popular
Samba
Pagode
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Contrabaixo elétrico
Música popular
Samba
Pagode
description O presente trabalho visa apresentar uma análise da forma de se tocar o contrabaixo elétrico na música popular brasileira, seus usos e inovações, mais especificamente no samba e no pagode. Para desenvolver este estudo foram analisadas, através de gravações e transcrições, algumas técnicas de arranjos e performances de um dos contrabaixistas que se tornou referência importante no cenário musical nacional do samba e pagode atual, Boris “Bass” Farias. A presente pesquisa pretende apresentar e analisar algumas técnicas utilizadas por Boris em sua condução ao contrabaixo elétrico a partir de usos tradicionais deste instrumento no pagode. Para melhor compreendermos este novo contexto, iremos visitar parte da história do samba e do contrabaixo elétrico, bem como seus usos neste estilo musical. Foram analisadas, ainda, algumas questões relacionadas ao uso de timbres, bem como modelos de contrabaixos utilizados atualmente no pagode.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-26T13:11:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18
2018-04-26T13:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811
identifier_str_mv CONDE, Diego Kaupe. O contrabaixo elétrico no samba e no pagode contemporâneos: um estudo analítico sobre novas formas de se conduzir. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/1/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2811/3/TCC%20Diego%20Conde%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e8959dbbfe9aae8f0b32935d0680749
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849059891216384