Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lucas Olmes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334
Resumo: Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização.
id UNIP_0fc8deaddaddd4ee2e36a9aaa3512931
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2334
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Marcela Guimarães ehttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257Gonçalves, Carmem Regina AbreuAlvarenga, Aline da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2216473214847915http://lattes.cnpq.br/9993369005880937http://lattes.cnpq.br/7038290630999719Rodrigues, Lucas Olmes2018-02-20T11:48:27Z2018-02-20T11:48:27Z2016-12-07RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização.This paper aims to analyze how public relations professionals use the events tool to create a relationship between the organization and its audiences. In this way aspects about events from their origins to the present day were first approached. It also sought to present some basic concepts about events and some typologies adopted by authors who are reference in public relations and other areas of knowledge, who also use the events as a strategy of relationship with their public. Subsequently, concepts and theories of relationship marketing were approached from a strategic perspective of public relations. With this, it sought to identify the main characteristics of the events that differentiate the public relations work in relation to the professionals who also work in this sector. As a methodological course, in order to meet the objectives of this study, bibliographic research on the topic of events in the communication area was carried out, and as an empirical object, a study was carried out at Eny Calçados, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul, and an interview with the public organization relations. From the study carried out at Eny Calçados it can see that the events really bring relevant results to the companies, that the clients end up getting closer to the organization and in the future they come back to the store when they need some product, generating longe-term financial returns. In this perception that events fit in, a means of communication that transmits and receives information, a tool capable of bringing together stakeholders and, if they feel part of the brand, wear their shirt and, more and more, a loyal relationship.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRelações públicasClientesRelação interpessoalEstratégiaMarketing de relacionamentoPublic relationsStrategyInterpersonal relationshipEventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLucas Olmes Rodrigues.pdfLucas Olmes Rodrigues.pdfapplication/pdf1834575https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/1/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdfd130cc1192641efa73daaed6bf3ca6ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucas Olmes Rodrigues.pdf.txtLucas Olmes Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain103642https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/3/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf.txt691a779fc293fda31311a642cea320ffMD53riu/23342018-03-15 15:36:10.578oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-15T18:36:10Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
title Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
spellingShingle Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
Rodrigues, Lucas Olmes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Relações públicas
Clientes
Relação interpessoal
Estratégia
Marketing de relacionamento
Public relations
Strategy
Interpersonal relationship
title_short Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
title_full Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
title_fullStr Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
title_full_unstemmed Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
title_sort Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
author Rodrigues, Lucas Olmes
author_facet Rodrigues, Lucas Olmes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Carmem Regina Abreu
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alvarenga, Aline da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2216473214847915
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9993369005880937
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7038290630999719
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lucas Olmes
contributor_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
Gonçalves, Carmem Regina Abreu
Alvarenga, Aline da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Relações públicas
Clientes
Relação interpessoal
Estratégia
Marketing de relacionamento
Public relations
Strategy
Interpersonal relationship
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Clientes
Relação interpessoal
Estratégia
Marketing de relacionamento
Public relations
Strategy
Interpersonal relationship
description Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T11:48:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-20T11:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334
identifier_str_mv RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/1/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/3/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d130cc1192641efa73daaed6bf3ca6cc
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
691a779fc293fda31311a642cea320ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849038814838784