Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334 |
Resumo: | Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização. |
id |
UNIP_0fc8deaddaddd4ee2e36a9aaa3512931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2334 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marcela Guimarães ehttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257Gonçalves, Carmem Regina AbreuAlvarenga, Aline da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2216473214847915http://lattes.cnpq.br/9993369005880937http://lattes.cnpq.br/7038290630999719Rodrigues, Lucas Olmes2018-02-20T11:48:27Z2018-02-20T11:48:27Z2016-12-07RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização.This paper aims to analyze how public relations professionals use the events tool to create a relationship between the organization and its audiences. In this way aspects about events from their origins to the present day were first approached. It also sought to present some basic concepts about events and some typologies adopted by authors who are reference in public relations and other areas of knowledge, who also use the events as a strategy of relationship with their public. Subsequently, concepts and theories of relationship marketing were approached from a strategic perspective of public relations. With this, it sought to identify the main characteristics of the events that differentiate the public relations work in relation to the professionals who also work in this sector. As a methodological course, in order to meet the objectives of this study, bibliographic research on the topic of events in the communication area was carried out, and as an empirical object, a study was carried out at Eny Calçados, located in Santa Maria, Rio Grande do Sul, and an interview with the public organization relations. From the study carried out at Eny Calçados it can see that the events really bring relevant results to the companies, that the clients end up getting closer to the organization and in the future they come back to the store when they need some product, generating longe-term financial returns. In this perception that events fit in, a means of communication that transmits and receives information, a tool capable of bringing together stakeholders and, if they feel part of the brand, wear their shirt and, more and more, a loyal relationship.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRelações públicasClientesRelação interpessoalEstratégiaMarketing de relacionamentoPublic relationsStrategyInterpersonal relationshipEventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLucas Olmes Rodrigues.pdfLucas Olmes Rodrigues.pdfapplication/pdf1834575https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/1/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdfd130cc1192641efa73daaed6bf3ca6ccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucas Olmes Rodrigues.pdf.txtLucas Olmes Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain103642https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/3/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf.txt691a779fc293fda31311a642cea320ffMD53riu/23342018-03-15 15:36:10.578oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-15T18:36:10Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
title |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
spellingShingle |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS Rodrigues, Lucas Olmes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Relações públicas Clientes Relação interpessoal Estratégia Marketing de relacionamento Public relations Strategy Interpersonal relationship |
title_short |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
title_full |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
title_fullStr |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
title_full_unstemmed |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
title_sort |
Eventos como estratégia de relacionamento: um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS |
author |
Rodrigues, Lucas Olmes |
author_facet |
Rodrigues, Lucas Olmes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8326517019543257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Carmem Regina Abreu |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alvarenga, Aline da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2216473214847915 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9993369005880937 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7038290630999719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lucas Olmes |
contributor_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e Gonçalves, Carmem Regina Abreu Alvarenga, Aline da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Relações públicas Clientes Relação interpessoal Estratégia Marketing de relacionamento Public relations Strategy Interpersonal relationship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Clientes Relação interpessoal Estratégia Marketing de relacionamento Public relations Strategy Interpersonal relationship |
description |
Este presente trabalho tem como proposta analisar como os profissionais de Relações Públicas utilizam a ferramenta de eventos para criar um relacionamento da organização com seus públicos. Desta forma primeiramente foram abordados aspectos sobre os eventos desde as suas origens até os dias atuais. Também buscou-se apresentar alguns conceitos básicos sobre eventos e algumas tipologias adotadas pelos autores que são referência em relações públicas e outras áreas do conhecimento, que também empregam os eventos como estratégia de relacionamento com seus públicos. Posteriormente, foram abordados conceitos e as teorias de marketing de relacionamento, numa perspectiva estratégica das Relações Públicas. Com isso, buscou-se identificar as características dos eventos que diferenciam o trabalho do Relações Públicas em relação aos profissionais que também trabalham neste setor. Como percurso metodológico, visando atender os objetivos deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema de eventos na área comunicacional, e como objeto empírico foi realizado um estudo na Eny Calçados, situada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul e realizada uma entrevista com a relações-públicas da organização. A partir do estudo realizado na Eny Calçados constata-se que realmente os eventos trazem resultados pertinentes para as empresas, que os clientes acabam-se aproximando da organização e futuramente voltam à loja quando necessita de algum produto, gerando retorno financeiro ao longo prazo. Nesta perceptiva que os eventos se enquadram, um meio de comunicação que transmite e recebe informações, uma ferramenta capaz de aproximar os stakeholders e, se sintam parte da marca, vistam a camisa e cada vez mais, um relacionamento de fidelização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-20T11:48:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-20T11:48:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Lucas Olmes. Eventos como estratégia de relacionamento – um estudo a partir da Eny Calçados de Santa Maria/RS. 56p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/1/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2334/3/Lucas%20Olmes%20Rodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d130cc1192641efa73daaed6bf3ca6cc 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 691a779fc293fda31311a642cea320ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849038814838784 |