Aplicação dos indicadores do programa compromisso com a qualidade hospitalar: estudo de caso no hospital universitário da cidade de Bagé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Pâmela Lorenzoni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/664
Resumo: As organizações hospitalares constituem-se de muitas subempresas - como limpeza, hotelaria, cozinha, entre muitas outras - que precisam ser gerenciadas para que, como um todo, a organização funcione de forma eficiente. Essa complexidade, no entanto, gera um sofrimento para a administração, que por muitos anos negligenciou e até subestimou a importância do planejamento estratégico e gestão eficiente dentro dos hospitais, que poderia trazer uma redução no custo e aumento do desempenho dos mesmos. O fato é que os gestores estão percebendo somente agora a necessidade da qualidade hospitalar no intuito de auxiliar sua gestão, visto que é necessária uma análise baseada em dados confiáveis e não apenas intuições. Dentre os programas de acreditação hospitalar existentes, foi escolhido o CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar - que disponibiliza resultados dos indicadores utilizados nos hospitais credenciados a esse programa, pelo fato de que utilizar meios de comparação entre as organizações também tem sido percebido pelos hospitais como fator crítico de sucesso, por poder conhecer e entender as atitudes que deram certo para outras instituições e que poderiam também ser aplicadas em suas próprias organizações. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal implantar um sistema de indicadores com base em um programa de acreditação hospitalar em um hospital universitário localizado na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar na gestão da organização e posteriormente, através de metas impostas por cima dos resultados obtidos, melhorar a qualidade hospitalar dessa instituição. Como conclusão, a pesquisa demonstrou que o hospital está, em relação a maioria dos indicadores utilizados, ainda precário em seus processos de qualidade, e se propôs algumas melhorias, a fim de auxiliar a instituição em seu desenvolvimento.
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spelling Carvalho, Mauricio Nunes Macedo deCardozo, Pâmela Lorenzoni2016-12-01T16:40:13Z2016-12-01T16:40:13Z2014-03-20http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/664As organizações hospitalares constituem-se de muitas subempresas - como limpeza, hotelaria, cozinha, entre muitas outras - que precisam ser gerenciadas para que, como um todo, a organização funcione de forma eficiente. Essa complexidade, no entanto, gera um sofrimento para a administração, que por muitos anos negligenciou e até subestimou a importância do planejamento estratégico e gestão eficiente dentro dos hospitais, que poderia trazer uma redução no custo e aumento do desempenho dos mesmos. O fato é que os gestores estão percebendo somente agora a necessidade da qualidade hospitalar no intuito de auxiliar sua gestão, visto que é necessária uma análise baseada em dados confiáveis e não apenas intuições. Dentre os programas de acreditação hospitalar existentes, foi escolhido o CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar - que disponibiliza resultados dos indicadores utilizados nos hospitais credenciados a esse programa, pelo fato de que utilizar meios de comparação entre as organizações também tem sido percebido pelos hospitais como fator crítico de sucesso, por poder conhecer e entender as atitudes que deram certo para outras instituições e que poderiam também ser aplicadas em suas próprias organizações. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal implantar um sistema de indicadores com base em um programa de acreditação hospitalar em um hospital universitário localizado na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar na gestão da organização e posteriormente, através de metas impostas por cima dos resultados obtidos, melhorar a qualidade hospitalar dessa instituição. Como conclusão, a pesquisa demonstrou que o hospital está, em relação a maioria dos indicadores utilizados, ainda precário em seus processos de qualidade, e se propôs algumas melhorias, a fim de auxiliar a instituição em seu desenvolvimento.Hospital organizations are made up of many sub-contractors - as cleaning, catering, cooking, among many others - that need to be managed so that as a whole, the organization works efficiently. This complexity, however, creates a hardship for the administration, which neglected for many years and even underestimated the importance of strategic planning and efficient management within hospitals, which could bring a reduction in cost and increase the performance of the same. The fact is that managers are only now realizing the need for hospital quality in order to assist their management, since it is necessary an analysis based on reliable data and not just intuition. Among existing programs, was chosen CQH - Commitment to quality hospital - which provides results of the indicators used in hospitals accredited this program, by the fact that use means of comparison between organizations has also been noticed by hospitals as a critical factor of success, to be able to know and understand the attitudes that have worked for others and could also be applied in their own organizations. Therefore, this work has as main objective to implement a system of indicators based on a hospital accreditation program in a university hospital in the city of Bage, Rio Grande do Sul, in order to assist in the management of the organization and subsequently through targets imposed upon the results obtained by improving the quality of the institution hospital.In conclusion, the study showed that the hospital is, for most of the indicators used, still insecure in their quality processes, and proposed some improvements in order to assist the institution in its development.Universidade Federal do PampaCampus BagéAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASAdministração da produçãoIndicadores de qualidadeGestão hospitalarProduction managementQuality indicatorsCQHHospital managementAplicação dos indicadores do programa compromisso com a qualidade hospitalar: estudo de caso no hospital universitário da cidade de Bagéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC FINAL PÂMELA LORENZONI.pdfTCC FINAL PÂMELA LORENZONI.pdfTrabalho de graduação apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa, para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produçãoapplication/pdf1557311https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/664/1/TCC%20FINAL%20P%c3%82MELA%20LORENZONI.pdf67e2468b653b0ffa248aa55cb7032fc9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/664/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/664/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTTCC FINAL PÂMELA LORENZONI.pdf.txtTCC FINAL PÂMELA LORENZONI.pdf.txtExtracted texttext/plain168526https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/664/4/TCC%20FINAL%20P%c3%82MELA%20LORENZONI.pdf.txt3d5f19aff8d789d9578a5bcd4a124f3bMD54riu/6642021-04-09 14:52:31.452oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-09T17:52:31Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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