Danoninho: o consumo serve pra pensar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Deise Marivane da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221
Resumo: Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade.
id UNIP_25e4f2a02079339811628d8d48a24b47
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3221
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Denise Teresinha dahttp://lattes.cnpq.br/0751041161638098Pereira, João Antônio GomesSilva, Mérli Lealhttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223http://lattes.cnpq.br/6988575983301662http://lattes.cnpq.br/6371876002004301Silva, Deise Marivane da2018-07-23T12:58:44Z2018-07-23T12:58:44Z2015-01-28SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade.Amid the growth of advertising aimed at children and the accession of these as a potential consumer audience, this work was developed with the aim to understand how propaganda develops a pedagogy of consumption through their strategies and how is personal behavior as consumption. To answer these questions, is used as a base discourse analysis, the theory of the Annunciation, the pedagogy of consumption and marketing. The work object are Danoninho campaigns, the Danone brand, which were the campaign "Strawberry yogurt to plant", "Strawberry yogurt is worth a bifinho" and "Strawberry yogurt is time snack." The method used is a qualitative research with the analysis of VT's and quantitative with the questionnaires in the city of Garruchos, Rio Grande do Sul. After analysis and application questionnaire was concluded that the commercials have a pedagogical awareness, as the personal consumption behavior can be carried out a profile that shows how the marketing sells values and awakens desires and how the consumer is uninformed bodies regulating advertising.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeDanone S.A.MarketingCrianças como consumidorasGarruchos (RS)PublicityDanoninho: o consumo serve pra pensar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdfDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdfapplication/pdf1729318https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/1/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf914fc39e558444b6adc030cec3a49276MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdf.txtDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain98325https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/3/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf.txt228fe8b3770b85bc9ebd48c4a9175449MD53riu/32212018-07-24 03:01:25.285oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Danoninho: o consumo serve pra pensar?
title Danoninho: o consumo serve pra pensar?
spellingShingle Danoninho: o consumo serve pra pensar?
Silva, Deise Marivane da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Danone S.A.
Marketing
Crianças como consumidoras
Garruchos (RS)
Publicity
title_short Danoninho: o consumo serve pra pensar?
title_full Danoninho: o consumo serve pra pensar?
title_fullStr Danoninho: o consumo serve pra pensar?
title_full_unstemmed Danoninho: o consumo serve pra pensar?
title_sort Danoninho: o consumo serve pra pensar?
author Silva, Deise Marivane da
author_facet Silva, Deise Marivane da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Denise Teresinha da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0751041161638098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, João Antônio Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Mérli Leal
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5502385894817223
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6988575983301662
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6371876002004301
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Deise Marivane da
contributor_str_mv Silva, Denise Teresinha da
Pereira, João Antônio Gomes
Silva, Mérli Leal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Danone S.A.
Marketing
Crianças como consumidoras
Garruchos (RS)
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Danone S.A.
Marketing
Crianças como consumidoras
Garruchos (RS)
Publicity
description Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-23T12:58:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-23T12:58:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221
identifier_str_mv SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/1/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/3/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 914fc39e558444b6adc030cec3a49276
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
228fe8b3770b85bc9ebd48c4a9175449
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849040275505152