Danoninho: o consumo serve pra pensar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221 |
Resumo: | Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade. |
id |
UNIP_25e4f2a02079339811628d8d48a24b47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3221 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Denise Teresinha dahttp://lattes.cnpq.br/0751041161638098Pereira, João Antônio GomesSilva, Mérli Lealhttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223http://lattes.cnpq.br/6988575983301662http://lattes.cnpq.br/6371876002004301Silva, Deise Marivane da2018-07-23T12:58:44Z2018-07-23T12:58:44Z2015-01-28SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade.Amid the growth of advertising aimed at children and the accession of these as a potential consumer audience, this work was developed with the aim to understand how propaganda develops a pedagogy of consumption through their strategies and how is personal behavior as consumption. To answer these questions, is used as a base discourse analysis, the theory of the Annunciation, the pedagogy of consumption and marketing. The work object are Danoninho campaigns, the Danone brand, which were the campaign "Strawberry yogurt to plant", "Strawberry yogurt is worth a bifinho" and "Strawberry yogurt is time snack." The method used is a qualitative research with the analysis of VT's and quantitative with the questionnaires in the city of Garruchos, Rio Grande do Sul. After analysis and application questionnaire was concluded that the commercials have a pedagogical awareness, as the personal consumption behavior can be carried out a profile that shows how the marketing sells values and awakens desires and how the consumer is uninformed bodies regulating advertising.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeDanone S.A.MarketingCrianças como consumidorasGarruchos (RS)PublicityDanoninho: o consumo serve pra pensar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdfDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdfapplication/pdf1729318https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/1/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf914fc39e558444b6adc030cec3a49276MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdf.txtDEISE MARIVANE DA SILVA 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain98325https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/3/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf.txt228fe8b3770b85bc9ebd48c4a9175449MD53riu/32212018-07-24 03:01:25.285oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
title |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
spellingShingle |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? Silva, Deise Marivane da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Danone S.A. Marketing Crianças como consumidoras Garruchos (RS) Publicity |
title_short |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
title_full |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
title_fullStr |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
title_full_unstemmed |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
title_sort |
Danoninho: o consumo serve pra pensar? |
author |
Silva, Deise Marivane da |
author_facet |
Silva, Deise Marivane da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Denise Teresinha da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0751041161638098 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pereira, João Antônio Gomes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Mérli Leal |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5502385894817223 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6988575983301662 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6371876002004301 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Deise Marivane da |
contributor_str_mv |
Silva, Denise Teresinha da Pereira, João Antônio Gomes Silva, Mérli Leal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Danone S.A. Marketing Crianças como consumidoras Garruchos (RS) Publicity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Danone S.A. Marketing Crianças como consumidoras Garruchos (RS) Publicity |
description |
Em meio ao crescimento de publicidades destinadas ao público infantil e a acessão destes como um público consumidor em potencial, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo entender de que maneira a propaganda desenvolve uma pedagogia do consumo através de suas estratégias e como se dá comportamento pessoal quanto ao consumo. Para atender a esses questionamentos, utiliza-se como base de trabalho análise do discurso, a teoria da anunciação, a pedagogia do consumo e o marketing. O objeto de trabalho são as campanhas do Danoninho, da marca Danone, sendo elas a campanha “Danoninho para plantar”, “Danoninho vale por um bifinho” e “Danoninho é hora do lanchinho”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a análise dos VT’s e quantitativa com a aplicação de questionários no Município de Garruchos, Rio Grande do Sul. Após análise e aplicação de questionário concluiu-se que os comerciais apresentam uma consciência pedagógica, quanto ao comportamento pessoal de consumo pode-se realizar um perfil que mostra o quanto o marketing vende valores e desperta desejos e como o consumidor é desinformado de órgãos que regulamentam a publicidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-23T12:58:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-23T12:58:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221 |
identifier_str_mv |
SILVA, Deise Marivane da. Danoninho: o consumo serve pra pensar?. 2014. 72p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/1/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3221/3/DEISE%20MARIVANE%20DA%20SILVA%202014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
914fc39e558444b6adc030cec3a49276 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 228fe8b3770b85bc9ebd48c4a9175449 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849040275505152 |