A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hidalgo, Luisa da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2591
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar a influência de discursos publicitários racistas e sexistas em dois diferentes grupos sociais da cidade de Bagé-RS. O primeiro é composto por alunos do 3º. ano do ensino médio da Escola Dr. Luiz Maria Ferraz –CIEP e o segundo grupo é composto por alunos de uma turma mista do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Como aparato teórico-metodológico foi utilizado a análise crítica do discurso, teoria proposta por Norman Fairclough. A ACD Faircloughiana analisa eventos discursivos sob três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. Para alcançar nossos objetivos, questionamos os dois grupos a respeito de quatro diferentes textos publicitários. Dois deles fazem apologia ao sexismo e outros dois ao racismo. Foram elaboradas três perguntas que abrangem as dimensões propostas por Fairclough, com o intuito de compreender o ponto de vista da recepção dos textos por sujeitos de diferentes grupos sociais. As análises sugerem que os discursos presentes nos textos influenciam fortemente os sujeitos participantes da pesquisa, confirmando as palavras de Fairclough quando afirma que o discurso é uma forma de agir sobre o mundo e sobre o outro.
id UNIP_2683aa29261b0c04cebbf8ca5bc2b360
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2591
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Giovani, FabianaDornelles, ClaraPorto, Ana CláudiaHidalgo, Luisa da Silva2018-03-28T18:53:50Z2015-03-282018-03-28T18:53:50Z2015-12-09HIDALGO, Luisa da Silva. A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS. 51 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2591Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar a influência de discursos publicitários racistas e sexistas em dois diferentes grupos sociais da cidade de Bagé-RS. O primeiro é composto por alunos do 3º. ano do ensino médio da Escola Dr. Luiz Maria Ferraz –CIEP e o segundo grupo é composto por alunos de uma turma mista do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Como aparato teórico-metodológico foi utilizado a análise crítica do discurso, teoria proposta por Norman Fairclough. A ACD Faircloughiana analisa eventos discursivos sob três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. Para alcançar nossos objetivos, questionamos os dois grupos a respeito de quatro diferentes textos publicitários. Dois deles fazem apologia ao sexismo e outros dois ao racismo. Foram elaboradas três perguntas que abrangem as dimensões propostas por Fairclough, com o intuito de compreender o ponto de vista da recepção dos textos por sujeitos de diferentes grupos sociais. As análises sugerem que os discursos presentes nos textos influenciam fortemente os sujeitos participantes da pesquisa, confirmando as palavras de Fairclough quando afirma que o discurso é uma forma de agir sobre o mundo e sobre o outro.Este trabajo tiene como objetivo principal investigar la influencia de discursos publicitarios racistas y sexistas en dos diferentes grupos sociales de la ciudad de Bagé-RS. El primero está compuesto por alumnos del 3º. el año de la enseñanza media de la Escuela Dr. Luiz Maria Ferraz -CIEP y el segundo grupo está compuesto por alumnos de una clase mixta del curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal de Pampa. Como aparato teórico-metodológico fue utilizado el análisis crítico del discurso, teoría propuesta por Norman Fairclough. La ACD Faircloughiana analiza eventos discursivos bajo tres dimensiones: texto, práctica discursiva y práctica social. Para alcanzar nuestros objetivos, cuestionamos a los dos grupos acerca de cuatro diferentes textos publicitarios. Dos de ellos hacen apología al sexismo y otros dos al racismo. Se elaboraron tres preguntas que cubren las dimensiones propuestas por Fairclough, con el fin de comprender el punto de vista de la recepción de los textos por sujetos de diferentes grupos sociales. Los análisis sugieren que los discursos presentes en los textos influencian fuertemente a los sujetos participantes de la investigación, confirmando las palabras de Fairclough cuando afirma que el discurso es una forma de actuar sobre el mundo y sobre el otro.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasDiscurso publicitárioSexismoRacismoInfluência publicitáriaAnálise críticaAnálise do discursoAnálise crítica do discursoA influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Luisa Hidalgo 2015.pdfTCC Luisa Hidalgo 2015.pdfapplication/pdf742938https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/1/TCC%20Luisa%20Hidalgo%202015.pdfef4418b2c2e054a8f5052f3ee151a0e3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Luisa Hidalgo 2015.pdf.txtTCC Luisa Hidalgo 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain100525https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/3/TCC%20Luisa%20Hidalgo%202015.pdf.txte7c6b28a0f0ef20465c5b01a5d85d2e8MD53riu/25912018-10-17 15:06:38.681oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-17T18:06:38Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
title A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
spellingShingle A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
Hidalgo, Luisa da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
Discurso publicitário
Sexismo
Racismo
Influência publicitária
Análise crítica
Análise do discurso
Análise crítica do discurso
title_short A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
title_full A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
title_fullStr A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
title_full_unstemmed A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
title_sort A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS
author Hidalgo, Luisa da Silva
author_facet Hidalgo, Luisa da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovani, Fabiana
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dornelles, Clara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Porto, Ana Cláudia
dc.contributor.author.fl_str_mv Hidalgo, Luisa da Silva
contributor_str_mv Giovani, Fabiana
Dornelles, Clara
Porto, Ana Cláudia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
Discurso publicitário
Sexismo
Racismo
Influência publicitária
Análise crítica
Análise do discurso
Análise crítica do discurso
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Discurso publicitário
Sexismo
Racismo
Influência publicitária
Análise crítica
Análise do discurso
Análise crítica do discurso
description Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar a influência de discursos publicitários racistas e sexistas em dois diferentes grupos sociais da cidade de Bagé-RS. O primeiro é composto por alunos do 3º. ano do ensino médio da Escola Dr. Luiz Maria Ferraz –CIEP e o segundo grupo é composto por alunos de uma turma mista do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Como aparato teórico-metodológico foi utilizado a análise crítica do discurso, teoria proposta por Norman Fairclough. A ACD Faircloughiana analisa eventos discursivos sob três dimensões: texto, prática discursiva e prática social. Para alcançar nossos objetivos, questionamos os dois grupos a respeito de quatro diferentes textos publicitários. Dois deles fazem apologia ao sexismo e outros dois ao racismo. Foram elaboradas três perguntas que abrangem as dimensões propostas por Fairclough, com o intuito de compreender o ponto de vista da recepção dos textos por sujeitos de diferentes grupos sociais. As análises sugerem que os discursos presentes nos textos influenciam fortemente os sujeitos participantes da pesquisa, confirmando as palavras de Fairclough quando afirma que o discurso é uma forma de agir sobre o mundo e sobre o outro.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-28
2018-03-28T18:53:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-28T18:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HIDALGO, Luisa da Silva. A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS. 51 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2591
identifier_str_mv HIDALGO, Luisa da Silva. A influência de discursos publicitários racistas e sexistas em diferentes grupos sociais de Bagé-RS. 51 p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/1/TCC%20Luisa%20Hidalgo%202015.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2591/3/TCC%20Luisa%20Hidalgo%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ef4418b2c2e054a8f5052f3ee151a0e3
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e7c6b28a0f0ef20465c5b01a5d85d2e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849036236390400