A posição status quo como estratégia publicitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220 |
Resumo: | Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda. |
id |
UNIP_3fa2c43081a34ae7c4dd0e7d316fa710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3220 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Feil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614Santor, Fernando SilvaRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/7591838935545985http://lattes.cnpq.br/8846267825847290Oliveira, Cleber Orlando Trindade2018-07-23T12:58:16Z2018-07-23T12:58:16Z2015-01-30OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda.We seek, with this work, show that, often, publicity uses as communicational strategy the insertion into the status quo position. For this, we permeate some concepts which sustain this position. Separated into five chapters, we’re looking to discuss the concept of status quo; the concept of creation to Deleuze and Guttari; the details that guide the conceptualization of climate of opinion, by Elizabeth Noelle-Neumann; the function/definition of creation to Sant’anna; the difference between form and content, in Vieira and Sant’anna’s study; and finally, the concept about opportunity announcement. We analyze different advertisements, coming from different media, in different decades, to give consistency to our idea and to emphasize that such targeting is not grounded just in one moment, or just in one brand, but is a device used by publicity.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaMídia (Publicidade) – PlanejamentoAnúnciosPublicityA posição status quo como estratégia publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdfCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdfapplication/pdf902161https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/1/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdfb81daa761c0e13880e8e9a488004550fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdf.txtCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain85620https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/3/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf.txtca18d2a16df26b7bbb65e9da6a24fef5MD53riu/32202018-07-24 03:01:24.72oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:24Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A posição status quo como estratégia publicitária |
title |
A posição status quo como estratégia publicitária |
spellingShingle |
A posição status quo como estratégia publicitária Oliveira, Cleber Orlando Trindade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Propaganda Mídia (Publicidade) – Planejamento Anúncios Publicity |
title_short |
A posição status quo como estratégia publicitária |
title_full |
A posição status quo como estratégia publicitária |
title_fullStr |
A posição status quo como estratégia publicitária |
title_full_unstemmed |
A posição status quo como estratégia publicitária |
title_sort |
A posição status quo como estratégia publicitária |
author |
Oliveira, Cleber Orlando Trindade |
author_facet |
Oliveira, Cleber Orlando Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9538837034658614 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santor, Fernando Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7591838935545985 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8846267825847290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cleber Orlando Trindade |
contributor_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen Santor, Fernando Silva Rocha, Marcelo da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Publicidade Propaganda Mídia (Publicidade) – Planejamento Anúncios Publicity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Mídia (Publicidade) – Planejamento Anúncios Publicity |
description |
Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-23T12:58:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-23T12:58:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/1/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/3/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b81daa761c0e13880e8e9a488004550f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ca18d2a16df26b7bbb65e9da6a24fef5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849048282431488 |