A posição status quo como estratégia publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cleber Orlando Trindade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220
Resumo: Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda.
id UNIP_3fa2c43081a34ae7c4dd0e7d316fa710
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3220
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Feil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614Santor, Fernando SilvaRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/7591838935545985http://lattes.cnpq.br/8846267825847290Oliveira, Cleber Orlando Trindade2018-07-23T12:58:16Z2018-07-23T12:58:16Z2015-01-30OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda.We seek, with this work, show that, often, publicity uses as communicational strategy the insertion into the status quo position. For this, we permeate some concepts which sustain this position. Separated into five chapters, we’re looking to discuss the concept of status quo; the concept of creation to Deleuze and Guttari; the details that guide the conceptualization of climate of opinion, by Elizabeth Noelle-Neumann; the function/definition of creation to Sant’anna; the difference between form and content, in Vieira and Sant’anna’s study; and finally, the concept about opportunity announcement. We analyze different advertisements, coming from different media, in different decades, to give consistency to our idea and to emphasize that such targeting is not grounded just in one moment, or just in one brand, but is a device used by publicity.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaMídia (Publicidade) – PlanejamentoAnúnciosPublicityA posição status quo como estratégia publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdfCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdfapplication/pdf902161https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/1/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdfb81daa761c0e13880e8e9a488004550fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdf.txtCLEBER ORLANDO TRINDADE OLIVEIRA 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain85620https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/3/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf.txtca18d2a16df26b7bbb65e9da6a24fef5MD53riu/32202018-07-24 03:01:24.72oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:24Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A posição status quo como estratégia publicitária
title A posição status quo como estratégia publicitária
spellingShingle A posição status quo como estratégia publicitária
Oliveira, Cleber Orlando Trindade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Anúncios
Publicity
title_short A posição status quo como estratégia publicitária
title_full A posição status quo como estratégia publicitária
title_fullStr A posição status quo como estratégia publicitária
title_full_unstemmed A posição status quo como estratégia publicitária
title_sort A posição status quo como estratégia publicitária
author Oliveira, Cleber Orlando Trindade
author_facet Oliveira, Cleber Orlando Trindade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feil, Gabriel Sausen
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9538837034658614
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8846267825847290
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cleber Orlando Trindade
contributor_str_mv Feil, Gabriel Sausen
Santor, Fernando Silva
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Anúncios
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Anúncios
Publicity
description Buscamos, com o presente trabalho, mostrar que, não raras vezes, a publicidade usa como estratégia comunicacional o se inserir na posição Status quo. Para isso, perpassamos alguns conceitos que dão sustentação para tal posição. Separado em cinco capítulos, procuramos discutir o conceito de Status quo; o conceito de criação para Deleuze e Guattari; os pormenores que norteiam a conceituação de clima de opinião, de Elizabeth Noelle-Neumann; a função/definição de criação para Sant’anna; a diferenciação entre forma e conteúdo, nos estudos de Vieira e Sant’anna; e, por fim, a conceituação sobre anúncio de oportunidade. Analisamos diferentes peças publicitárias, oriundas de diversas mídias, em diferentes décadas, para darmos consistência a nossa ideia e para salientarmos que tal direcionamento não está alicerçado em apenas um momento, ou ligado a apenas uma marca, mas é um artifício utilizado pela publicidade e propaganda.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-23T12:58:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-23T12:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cleber Orlando Trindade. A posição status quo como estratégia publicitária. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/1/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3220/3/CLEBER%20ORLANDO%20TRINDADE%20OLIVEIRA%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b81daa761c0e13880e8e9a488004550f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ca18d2a16df26b7bbb65e9da6a24fef5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849048282431488