Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Fabiano da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3216
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a modificação no nível de conhecimento dos alunos em relação ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através de pesquisas de recepção. Para isso fez-se necessária a elaboração de um referencial teórico, em que foram abordados os estudos de recepção com base nos estudos culturais, dando ênfase ao estudo de Codificação/Decodificação de Stuart Hall (2009). Foram examinados os conceitos de marketing e segmentação de mercado, nichos específicos e redes sociais. Todo esse referencial foi construído para que se pudesse dar embasamento a um produto experimental intitulado “projeto brainstorm” e as pesquisas de recepção. O produto experimental faz parte do método e se constitui através da elaboração e veiculação de uma campanha de propaganda visando dar conta do objetivo da monografia citado no início deste resumo. O método utilizado na pesquisa foi o grupo focal, realizado com acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, aos quais se apresentou um roteiro de perguntas sobre o projeto já mencionado, com o intuito de medir o nível de conhecimento sobre o Curso em questão. Após a aplicação do questionário, a análise dos dados obtidos partiu, única e exclusivamente, das falas proferidas pelos participantes. Os dados obtidos foram organizados de acordo com o objetivo desta pesquisa que era saber se a campanha Institucional de Propaganda tem sido eficiente na produção de conhecimento sobre o Curso para os acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. A análise desses dados trouxe a conclusão de que o projeto experimental foi parcialmente eficiente na produção de conhecimento a respeito do Curso de Publicidade e Propaganda junto ao público alvo da campanha veiculada.
id UNIP_53d4eccf2c569fd9191bf1f8aa1afc7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3216
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Salbego, Juliana ZaniniFeil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614http://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/0170118048273244Silva, Aline Fabiano da2018-07-23T12:55:07Z2018-07-23T12:55:07Z2015-01-30SILVA, Aline Fabiano da. Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa. 2015. 105p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3216O presente trabalho tem como objetivo verificar a modificação no nível de conhecimento dos alunos em relação ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através de pesquisas de recepção. Para isso fez-se necessária a elaboração de um referencial teórico, em que foram abordados os estudos de recepção com base nos estudos culturais, dando ênfase ao estudo de Codificação/Decodificação de Stuart Hall (2009). Foram examinados os conceitos de marketing e segmentação de mercado, nichos específicos e redes sociais. Todo esse referencial foi construído para que se pudesse dar embasamento a um produto experimental intitulado “projeto brainstorm” e as pesquisas de recepção. O produto experimental faz parte do método e se constitui através da elaboração e veiculação de uma campanha de propaganda visando dar conta do objetivo da monografia citado no início deste resumo. O método utilizado na pesquisa foi o grupo focal, realizado com acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, aos quais se apresentou um roteiro de perguntas sobre o projeto já mencionado, com o intuito de medir o nível de conhecimento sobre o Curso em questão. Após a aplicação do questionário, a análise dos dados obtidos partiu, única e exclusivamente, das falas proferidas pelos participantes. Os dados obtidos foram organizados de acordo com o objetivo desta pesquisa que era saber se a campanha Institucional de Propaganda tem sido eficiente na produção de conhecimento sobre o Curso para os acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. A análise desses dados trouxe a conclusão de que o projeto experimental foi parcialmente eficiente na produção de conhecimento a respeito do Curso de Publicidade e Propaganda junto ao público alvo da campanha veiculada.This study aims to verify the change in the students' level of knowledge regarding the Advertisement and Marketing Course at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) through reception research. For this purpose it was necessary to draw up a theoretical reference in which the reception studies based on cultural studies were discussed, emphasizing the study Encoding/Decoding of Stuart Hall (2009). The concepts of marketing and market segmentation, specific niches and social networks were examined. All this reference was constructed so that it could give basis to an experimental product called "brainstorm design and research of reception”. The experimental product is part of the method and is through the elaboration and propagation of an advertising campaign to reach the goal of the monograph quoted earlier this summary. The method used in the research was focus group conducted with students from the course of Advertising, which was submitted for questions script about the project mentioned above, in order to measure the level of knowledge about the course in question. After the questionnaire application, the data analysis started, only and exclusively, of the speeches made by the participants. The data were organized according to the objective of this research if the Institutional campaign advertising has been effective in the production of knowledge about the course for academic Advertising, Federal University of Pampa. The data analysis came to a conclusion that the experimental design was partially efficient in the production of knowledge of the Advertising Course and Propaganda by the target audience of the campaign conveyed.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaProjeto experimentalTeoria do conhecimentoCulturaPublicityProjeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALALINE FABIANO DA SILVA 2015.pdfALINE FABIANO DA SILVA 2015.pdfapplication/pdf1665233https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/1/ALINE%20FABIANO%20DA%20SILVA%202015.pdfd19d4d6d0ec96a6c203ab4363ed4b5dfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTALINE FABIANO DA SILVA 2015.pdf.txtALINE FABIANO DA SILVA 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain194441https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/3/ALINE%20FABIANO%20DA%20SILVA%202015.pdf.txt2ec95542898b651aad7f7e1221285292MD53riu/32162018-07-24 03:01:23.064oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:23Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
title Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
spellingShingle Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
Silva, Aline Fabiano da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Projeto experimental
Teoria do conhecimento
Cultura
Publicity
title_short Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
title_full Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
title_fullStr Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
title_full_unstemmed Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
title_sort Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa
author Silva, Aline Fabiano da
author_facet Silva, Aline Fabiano da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Salbego, Juliana Zanini
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Feil, Gabriel Sausen
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9538837034658614
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504569933099072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0170118048273244
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Fabiano da
contributor_str_mv Santor, Fernando Silva
Salbego, Juliana Zanini
Feil, Gabriel Sausen
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Projeto experimental
Teoria do conhecimento
Cultura
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Projeto experimental
Teoria do conhecimento
Cultura
Publicity
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a modificação no nível de conhecimento dos alunos em relação ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através de pesquisas de recepção. Para isso fez-se necessária a elaboração de um referencial teórico, em que foram abordados os estudos de recepção com base nos estudos culturais, dando ênfase ao estudo de Codificação/Decodificação de Stuart Hall (2009). Foram examinados os conceitos de marketing e segmentação de mercado, nichos específicos e redes sociais. Todo esse referencial foi construído para que se pudesse dar embasamento a um produto experimental intitulado “projeto brainstorm” e as pesquisas de recepção. O produto experimental faz parte do método e se constitui através da elaboração e veiculação de uma campanha de propaganda visando dar conta do objetivo da monografia citado no início deste resumo. O método utilizado na pesquisa foi o grupo focal, realizado com acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, aos quais se apresentou um roteiro de perguntas sobre o projeto já mencionado, com o intuito de medir o nível de conhecimento sobre o Curso em questão. Após a aplicação do questionário, a análise dos dados obtidos partiu, única e exclusivamente, das falas proferidas pelos participantes. Os dados obtidos foram organizados de acordo com o objetivo desta pesquisa que era saber se a campanha Institucional de Propaganda tem sido eficiente na produção de conhecimento sobre o Curso para os acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. A análise desses dados trouxe a conclusão de que o projeto experimental foi parcialmente eficiente na produção de conhecimento a respeito do Curso de Publicidade e Propaganda junto ao público alvo da campanha veiculada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-23T12:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-23T12:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Aline Fabiano da. Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa. 2015. 105p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3216
identifier_str_mv SILVA, Aline Fabiano da. Projeto Brainstorm: a eficiência das estratégias de comunicação na produção de conhecimento sobre o curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal do Pampa. 2015. 105p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/1/ALINE%20FABIANO%20DA%20SILVA%202015.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3216/3/ALINE%20FABIANO%20DA%20SILVA%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d19d4d6d0ec96a6c203ab4363ed4b5df
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2ec95542898b651aad7f7e1221285292
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849082614906880