Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Diéssica de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589
Resumo: Os jogos são ambientes ideais para uso de métodos de Inteligência Artificial (IA), pois existem modelos matemáticos bem definidos que auxiliam na implementação de soluções de problemas de busca. Por outro lado, cada problema deve ser analisado individualmente, pois deve-se efetuar uma modelagem especifica para os dados e informações que serão utilizadas na solução de um algoritmo. Para minimizar o processamento, scripts com ações são aplicados a jogos para que os personagens executem estratégias definidas perante determinadas situações. Este trabalho estuda a aplicação do algoritmo Minimax que efetua busca em árvore para resolver problemas de decisões em jogos. Foram desenvolvidos sete protótipos com diferentes estratégias de avaliação e busca para aplicação no jogo 2048. O desempenho dos resultados foram analisados em relação ao tempo de execução e pontos obtidos. Com o Minimax foi possível resolver o 2048, mas em alguns casos a busca teve que ser limitada para que o computador não travasse a execução. Esse estudo mostra que é possível aplicar IA para resolver um jogo, mas a busca em árvore deve ser limitada para evitar travamentos.
id UNIP_8df504ebbbe61203f7879b552832d176
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1589
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Kepler, Fábio NatanaelGoulart, Diéssica de Souza2017-06-06T13:59:26Z2017-06-06T13:59:26Z2014-08-26http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589Os jogos são ambientes ideais para uso de métodos de Inteligência Artificial (IA), pois existem modelos matemáticos bem definidos que auxiliam na implementação de soluções de problemas de busca. Por outro lado, cada problema deve ser analisado individualmente, pois deve-se efetuar uma modelagem especifica para os dados e informações que serão utilizadas na solução de um algoritmo. Para minimizar o processamento, scripts com ações são aplicados a jogos para que os personagens executem estratégias definidas perante determinadas situações. Este trabalho estuda a aplicação do algoritmo Minimax que efetua busca em árvore para resolver problemas de decisões em jogos. Foram desenvolvidos sete protótipos com diferentes estratégias de avaliação e busca para aplicação no jogo 2048. O desempenho dos resultados foram analisados em relação ao tempo de execução e pontos obtidos. Com o Minimax foi possível resolver o 2048, mas em alguns casos a busca teve que ser limitada para que o computador não travasse a execução. Esse estudo mostra que é possível aplicar IA para resolver um jogo, mas a busca em árvore deve ser limitada para evitar travamentos.Games are ideal environments for using Artificial Intelligence (AI) methods because there are well-defined mathematical models that help in implementing solutions for search problems. However, each problem must be analyzed individually, because there must be a specific modeling for data and information that will be used in the solution of an algorithm. To minimize the processing cost, scripts with actions are applied to games in order to make characters perform defined strategies in specific situations. This work studies the application of the Minimax algorithm for performing search in trees for solving decision problems in games. Seven prototypes were developed with different evaluation and search strategies in an implementation of the 2048 game. Performance results were analyzed in relation to runtime and score. TheMinimax algorithm solves the 2048 game, but in some cases the search had to be limited so the computer would not lock execution. This study shows that it is possible to apply AI to solve a game, but the tree search should be limited to avoid locks.porUniversidade Federal do PampaCampus AlegreteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAComputer scienceArtificial intelligenceGamesProblemsAlgorithmsPerformanceCiência da computaçãoInteligência artificialJogosProblemasAlgoritmosDesempenhoUm estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALUm estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos.pdfUm estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos.pdfapplication/pdf1095240https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/1/Um%20estudo%20sobre%20a%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20de%20intelig%c3%aancia%20artificial%20em%20jogos.pdf9d31a9eab66daea47172a4c455c3c0c1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTUm estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos.pdf.txtUm estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos.pdf.txtExtracted texttext/plain91450https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/4/Um%20estudo%20sobre%20a%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20de%20intelig%c3%aancia%20artificial%20em%20jogos.pdf.txtbf0cb8021b4613ebf9f6aa9503df1df6MD54riu/15892021-04-12 15:49:00.114oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1589Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-12T18:49Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
title Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
spellingShingle Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
Goulart, Diéssica de Souza
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Computer science
Artificial intelligence
Games
Problems
Algorithms
Performance
Ciência da computação
Inteligência artificial
Jogos
Problemas
Algoritmos
Desempenho
title_short Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
title_full Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
title_fullStr Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
title_full_unstemmed Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
title_sort Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos
author Goulart, Diéssica de Souza
author_facet Goulart, Diéssica de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kepler, Fábio Natanael
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Diéssica de Souza
contributor_str_mv Kepler, Fábio Natanael
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Computer science
Artificial intelligence
Games
Problems
Algorithms
Performance
Ciência da computação
Inteligência artificial
Jogos
Problemas
Algoritmos
Desempenho
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer science
Artificial intelligence
Games
Problems
Algorithms
Performance
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Inteligência artificial
Jogos
Problemas
Algoritmos
Desempenho
description Os jogos são ambientes ideais para uso de métodos de Inteligência Artificial (IA), pois existem modelos matemáticos bem definidos que auxiliam na implementação de soluções de problemas de busca. Por outro lado, cada problema deve ser analisado individualmente, pois deve-se efetuar uma modelagem especifica para os dados e informações que serão utilizadas na solução de um algoritmo. Para minimizar o processamento, scripts com ações são aplicados a jogos para que os personagens executem estratégias definidas perante determinadas situações. Este trabalho estuda a aplicação do algoritmo Minimax que efetua busca em árvore para resolver problemas de decisões em jogos. Foram desenvolvidos sete protótipos com diferentes estratégias de avaliação e busca para aplicação no jogo 2048. O desempenho dos resultados foram analisados em relação ao tempo de execução e pontos obtidos. Com o Minimax foi possível resolver o 2048, mas em alguns casos a busca teve que ser limitada para que o computador não travasse a execução. Esse estudo mostra que é possível aplicar IA para resolver um jogo, mas a busca em árvore deve ser limitada para evitar travamentos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T13:59:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-06T13:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/1/Um%20estudo%20sobre%20a%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20de%20intelig%c3%aancia%20artificial%20em%20jogos.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1589/4/Um%20estudo%20sobre%20a%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20de%20intelig%c3%aancia%20artificial%20em%20jogos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d31a9eab66daea47172a4c455c3c0c1
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bf0cb8021b4613ebf9f6aa9503df1df6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274828526845952