Merchandising de ponto de venda de cerveja em São Borja-RS: o que faz um bar vender melhor
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3839 |
Resumo: | As estratégias de construção e manutenção dos pontos de venda são, na contemporaneidade, um dos focos fundamentais no trabalho das empresas no sentido da conquista dos consumidores. O merchandising de ponto de venda consiste em um trabalho complexo e contínuo que tende a gerar resultados positivos de venda e satisfação, por colocar o consumidor em primeiro plano. Nesse sentido, o merchandising de ponto de venda está associado a qualquer técnica ou material que consiga transmitir informações e melhor visibilidade para produtos, com a intenção de influenciar positivamente a compra se refletindo em sensações de conforto e de satisfação. A partir deste contexto, o objetivo é analisar de que maneiras são construídas as estratégias de merchandising de ponto de venda do Aldeia Pub, um estabelecimento da cidade de São Borja, do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2018. Para a construção teórica deste estudo, trabalhou-se com os principais autores que permitiram a reflexão tanto técnica como conceitual do que influencia um negócio exposto às influências do mercado. Com os autores chave como Kotler (2014), Las Casas (2012), Blessa (2009) e Bell (2014). O processo metodológico envolveu a pesquisa exploratória e descritiva, além de uma abordagem bibliográfica. Exploratória para validar o que foi observado na bibliografia especializada e descritiva para pontuar o que foi validado. Como instrumento de coleta de dados, realizou-se uma observação com registro de informações em forma de caderno de campo e registro fotográfico. Em conjunto com a realização de uma entrevista com um dos sócios deste estabelecimento, que mescla o consumo do entretenimento com o de bebidas. O estabelecimento analisado revelou dispor de uma série de recursos e estratégias que podem ser convencionadas como merchandising de ponto de vendas e que facultam a criação de um ambiente agradável e convidativo a partir de elementos como decoração temática, tipo de mobiliário, música ambiente, seleção de produtos oferecidos e assim por diante. Todos em coesão auxiliam o negócio a atingir seu potencial de valor junto ao público, consequentemente gerando lucro, que em contrapartida, geram fluxo da economia local, contribuindo na alteração e redução das mazelas sociais locais, este esforço contribuindo dentro de suas limitações para fazer jus a razão de existência da instituição federal nas regiões de baixo desenvolvimento. |
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Nesse sentido, o merchandising de ponto de venda está associado a qualquer técnica ou material que consiga transmitir informações e melhor visibilidade para produtos, com a intenção de influenciar positivamente a compra se refletindo em sensações de conforto e de satisfação. A partir deste contexto, o objetivo é analisar de que maneiras são construídas as estratégias de merchandising de ponto de venda do Aldeia Pub, um estabelecimento da cidade de São Borja, do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2018. Para a construção teórica deste estudo, trabalhou-se com os principais autores que permitiram a reflexão tanto técnica como conceitual do que influencia um negócio exposto às influências do mercado. Com os autores chave como Kotler (2014), Las Casas (2012), Blessa (2009) e Bell (2014). O processo metodológico envolveu a pesquisa exploratória e descritiva, além de uma abordagem bibliográfica. 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Todos em coesão auxiliam o negócio a atingir seu potencial de valor junto ao público, consequentemente gerando lucro, que em contrapartida, geram fluxo da economia local, contribuindo na alteração e redução das mazelas sociais locais, este esforço contribuindo dentro de suas limitações para fazer jus a razão de existência da instituição federal nas regiões de baixo desenvolvimento.The building and maintaining strategies of selling points are, in present days, one of the fundamental centers of attention on the task of enterprises, with the goal of achieving consumers. The point of sale merchandising consists in a complex and continuous labor that tends to generate positive trade-in results and satisfaction, by placing the consumer in foreground. In that sense, the selling point merchandising is associated with any technique or material that can transmit better visibility and information to products with the intention to influence positive acquisition reflecting on sensations of comfort and satisfaction. From that context, the objective of this study is to analyze in which ways the point of sale merchandising strategies is built on The Aldeia Pub, an establishment of the city of São Borja, on Rio Grande do Sul, in the second semester of 2018. For the theoric building of this study, the main authors that allowed reflection both tecnic as conceptual on what influences a business exposed to the market influences. With key authors as Kotler (2014), Las Casas (2012), Blessa (2009) and Bell (2014). The methodological process involved exploratory and descriptive research, apart from bibliographic approach. Exploratory to validate what’s been observed in the specialized bibliography and descriptive to punctuate what has been validated. As data collection instrument, there was an observation, with registry of information in the form of field notes and photographic registry. In addition to an interview with one of the associates of this establishment, that blends the consuming of entertainment and drinks. The analyzes establishment revealed having a series of where withdrawals and strategies that can be agreed as point of sale merchandising, that empowers the creation of as pleasing and inviting environment starting from elements as themed decoration, type of furniture, ambient music, selection of products offered and so on. All that in coherency, avail the business achieving it’s potential of value reception with the public, consequently generating profit, that in counterpart, provide local economy flow, contributing in the change and reduction of the local social illness, this effort contributing within its limitations to make justice to the federal institution reason of existence in the low development areas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingMerchandisingConsumidores – PreferênciaAldeia PubMarketingMerchandisingConsumers – PreferenceMerchandising de ponto de venda de cerveja em São Borja-RS: o que faz um bar vender melhorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLeonardo Kuwer Saenz Artioli 2018.pdfLeonardo Kuwer Saenz Artioli 2018.pdfapplication/pdf2235288https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3839/1/Leonardo%20Kuwer%20Saenz%20Artioli%202018.pdf97945a6fbde607006a4aa0d5c44f0aaeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3839/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLeonardo Kuwer Saenz Artioli 2018.pdf.txtLeonardo Kuwer Saenz Artioli 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain171070https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3839/3/Leonardo%20Kuwer%20Saenz%20Artioli%202018.pdf.txt42060388e9cf603c0e01768ed8c5f786MD53riu/38392019-03-22 03:01:15.778oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-22T06:01:15Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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