A influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Dayana Espinosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2083
Resumo: As mudanças ocorridas nos últimos anos no Brasil afetaram a estrutura das famílias permitindo que as crianças passassem a desempenhar um papel importante no poder de decisão das compras da família, influenciando na aquisição de produtos, marcas e modelos, opinando e escolhendo o que a família deve adquirir e consumir. Frente a esta realidade familiar, o presente trabalho buscou analisar a influência dos filhos na decisão de compra dos pais no supermercado e, responder a questão problema da pesquisa: Qual a influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercado de Sant’Ana do Livramento-RS? Para tanto a pesquisa apresenta abordagem quantitativa, caráter descritivo e método Survey. O instrumento de pesquisa foi elaborado de acordo com o referencial teórico, para coletar os dados foram abordados pais de crianças na faixa etária dos dois aos doze anos, tendo como local de coleta os supermercado e escolas estaduais localizados a cidade de Santana do Livramento. Os dados coletados dos 115 respondentes, foram analisados por médias de frequência e percentagem. Os resultados evidenciam que as crianças acompanham os pais nas compras ao supermercado e participam destas influenciando na compra de determinados produtos, principalmente: chocolates, balas, iogurte, bolacha recheada, bem como se percebe a influencia da mídia na decisão do que as crianças querem consumir. Os pais concordam que as crianças passam muito tempo assistindo televisão ou na internet, fator determinante para que sofram influencia do marketing voltado ao público infantil.
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Para tanto a pesquisa apresenta abordagem quantitativa, caráter descritivo e método Survey. O instrumento de pesquisa foi elaborado de acordo com o referencial teórico, para coletar os dados foram abordados pais de crianças na faixa etária dos dois aos doze anos, tendo como local de coleta os supermercado e escolas estaduais localizados a cidade de Santana do Livramento. Os dados coletados dos 115 respondentes, foram analisados por médias de frequência e percentagem. Os resultados evidenciam que as crianças acompanham os pais nas compras ao supermercado e participam destas influenciando na compra de determinados produtos, principalmente: chocolates, balas, iogurte, bolacha recheada, bem como se percebe a influencia da mídia na decisão do que as crianças querem consumir. Os pais concordam que as crianças passam muito tempo assistindo televisão ou na internet, fator determinante para que sofram influencia do marketing voltado ao público infantil.The changes that occurred in recent years in Brazil affected the structure of families, allowing children to play an important role in the decision-making power of family purchases, influencing the acquisition of products, brands and models, opting for and choosing what to do family must acquire and consume. Faced with this family reality, the present work sought to analyze the influence of the children in the purchase decision of the parents in the supermarket and to answer the question of the research question: What is the influence of the child in the decision to consume the family in supermarket shopping in Sant ' Ana do Livramento-RS? For this the research presents quantitative approach, descriptive character and Survey method. The research instrument was elaborated according to the theoretical reference, to collect the data were approached parents of children in the age group from two to twelve years, having as a collection place the supermarket and state schools located in the city of Santana do Livramento. Data collected from 115 respondents were analyzed by means of frequency and percentage. The results show that the children accompany their parents in shopping at the supermarket and participate in them by influencing the purchase of certain products, especially: chocolates, candies, yogurt, stuffed biscuits, as well as perceiving the influence of the media in deciding what the children want to consume. Parents agree that children spend a lot of time watching television or the internet, a key factor in influencing children's marketing.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASConsumo infantilInfluência do marketingMídiaDecisão de compraChild consumptionMarketing influenceMediaPurchase decisionConsumo infantilInfluencia del marketingMídiaDecisión de compraA influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercadoThe influence of the child in the family consumption decision in shopping in supermarketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisABREU, Jean. O crescimento do mercado infantil e a segmentação. Disponível em: <http://respirabumbum.blogspot.com.br/2010/05/>. Acesso em: 16 jul. 2017. ALMEIDA, Marilia. Seis em Cada Dez Mães Cedem às Vontades dos Filhos nas Compras. Exame – revista online. Publicado em 24/09/2015. 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