Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Raquel Sabóia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4115
Resumo: Por muitos anos, a publicidade seguiu padrões e conotações a respeito de gênero, atribuindo diferenças entre feminino e masculino. Quando relacionada à prática de esportes por mulheres, acreditava-se que a mesma estaria rompendo com a ideia de feminilidade e as oportunidades eram mínimas, porém, com o passar dos tempos, e com as mudanças oriundas da tecnologia e informação, as mulheres começaram a ser vistas de maneiras diferentes e assim passam a conquistar seu espaço. Apesar dos diversos avanços conquistados, percebemos que o arquétipo feminino ainda está voltado para fragilidade. E é a partir desse cenário que surge a necessidade de abordar como a publicidade vem contribuindo para desconstrução desses estereótipos que se fazem ainda muito presentes. Dessa forma, a problemática do nosso trabalho consiste em descobrir se o comercial “Meninas Fortes”, da marca Nescau, contribui ou não no processo de desconstrução de estereótipos em relação à prática de esportes por meninas. Para responder essa questão, identificaremos, nos comentários da fanpage no Facebook da marca como o tema foi debatido pelos seguidores e quais valores foram percebidos. Descreveremos as percepções e como o tema foi debatido pelos mesmos. Para tanto, foram utilizadas na construção do nosso referencial teórico as perspectivas de autores como Vestergaard e Schroder, Naomi Wolf e Rachel Moreno, que retratam a história do feminino na propaganda. Silvana Goellner, com a relação mulher e esporte, Judith Butler com a abordagem sobre gênero, e também a conceituação de Educomunicação por Ismar Soares, Martin Barbero, Paulo Freire e Mario Kaplun, onde podemos perceber a existência de novas maneiras de comunicar, rompendo com padrões existentes, em que a propaganda é capaz de educar. Utilizamos como metodologia os autores Maria Cecília Minayo, Antônio Carlos Gil, Laurence Bardin e Paulo Freire. A investigação consiste em uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, complementada pela técnica em análise de conteúdo.
id UNIP_ad3c12579491bc2c49eaac2e749be126
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4115
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Mérli Lealhttp://lattes.cnpq.br/5502385894817223Silva, Denise Teresinha daRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/0751041161638098http://lattes.cnpq.br/1634128290624626Nunes, Raquel Sabóia2019-07-10T16:45:23Z2019-07-10T16:45:23Z2017-12-07NUNES, Raquel Sabóia. Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau. 2017. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4115Por muitos anos, a publicidade seguiu padrões e conotações a respeito de gênero, atribuindo diferenças entre feminino e masculino. Quando relacionada à prática de esportes por mulheres, acreditava-se que a mesma estaria rompendo com a ideia de feminilidade e as oportunidades eram mínimas, porém, com o passar dos tempos, e com as mudanças oriundas da tecnologia e informação, as mulheres começaram a ser vistas de maneiras diferentes e assim passam a conquistar seu espaço. Apesar dos diversos avanços conquistados, percebemos que o arquétipo feminino ainda está voltado para fragilidade. E é a partir desse cenário que surge a necessidade de abordar como a publicidade vem contribuindo para desconstrução desses estereótipos que se fazem ainda muito presentes. Dessa forma, a problemática do nosso trabalho consiste em descobrir se o comercial “Meninas Fortes”, da marca Nescau, contribui ou não no processo de desconstrução de estereótipos em relação à prática de esportes por meninas. Para responder essa questão, identificaremos, nos comentários da fanpage no Facebook da marca como o tema foi debatido pelos seguidores e quais valores foram percebidos. Descreveremos as percepções e como o tema foi debatido pelos mesmos. Para tanto, foram utilizadas na construção do nosso referencial teórico as perspectivas de autores como Vestergaard e Schroder, Naomi Wolf e Rachel Moreno, que retratam a história do feminino na propaganda. Silvana Goellner, com a relação mulher e esporte, Judith Butler com a abordagem sobre gênero, e também a conceituação de Educomunicação por Ismar Soares, Martin Barbero, Paulo Freire e Mario Kaplun, onde podemos perceber a existência de novas maneiras de comunicar, rompendo com padrões existentes, em que a propaganda é capaz de educar. Utilizamos como metodologia os autores Maria Cecília Minayo, Antônio Carlos Gil, Laurence Bardin e Paulo Freire. A investigação consiste em uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, complementada pela técnica em análise de conteúdo.For many years advertising followed patterns and connotations about gender, attributing differences between the feminine and the masculine. When related to the practice of sports by women, it was believed that the same would be incompatible with the idea of femininity, and the opportunities were minimal, but with the passing of time, and with the changes coming from technology and information, women began to be seen in different ways and thus started to conquer their space. Despite the many advances made, we realize that the feminine archetype is still focused on fragility. And it is from this scenario that arises the need to address how advertising has contributed to the deconstruction of these stereotypes that are still very present. Thus, the main question of our work is if the commercial "Meninas Fortes" of the Nescau brand contributes or not in the process of deconstruction of stereotypes in relation to the practice of sports by girls. To answer this question, we will identify, in the comments of the Facebook fanpage of the brand, how the theme was debated by the followers and what values were perceived. We will describe the perceptions and how the theme was debated by them. To that end, the perspectives of authors such as Vestergaard and Schroder, Naomi Wolf and Rachel Moreno, who portray the history of the feminine in advertising, were used in constructing our theoretical framework. Silvana Goellner with the relation between woman and sport, Judith Butler with the approach on gender, and also the conception of Educommunication by Ismar Soares, Martin Barbero, Paulo Freire and Mario Kaplun, where we can perceive the existence of new ways of communicating, breaking with existing standards, in which advertising is capable of educating. We use as methodology the authors Maria Cecília Minayo, Antônio Carlos Gil, Laurence Bardin and Paulo Freire. The research consists on a qualitative approach, with bibliographical research, complemented by the technique of content analysis.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadeIdentidade de gêneroMulheresEsportes para mulheresPublicityGender identityWomenPublicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRaquel Sabóia Nunes 2017.pdfRaquel Sabóia Nunes 2017.pdfapplication/pdf1398491https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/1/Raquel%20Sab%c3%b3ia%20Nunes%202017.pdf5e3605f4443e3efc5c2f8299540654b8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRaquel Sabóia Nunes 2017.pdf.txtRaquel Sabóia Nunes 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain127636https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/3/Raquel%20Sab%c3%b3ia%20Nunes%202017.pdf.txt3a48850fbd67c96453a70fa9c67a0164MD53riu/41152019-07-11 03:01:03.423oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-07-11T06:01:03Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
title Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
spellingShingle Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
Nunes, Raquel Sabóia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Identidade de gênero
Mulheres
Esportes para mulheres
Publicity
Gender identity
Women
title_short Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
title_full Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
title_fullStr Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
title_full_unstemmed Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
title_sort Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau
author Nunes, Raquel Sabóia
author_facet Nunes, Raquel Sabóia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Mérli Leal
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5502385894817223
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Denise Teresinha da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0751041161638098
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1634128290624626
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Raquel Sabóia
contributor_str_mv Silva, Mérli Leal
Silva, Denise Teresinha da
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Identidade de gênero
Mulheres
Esportes para mulheres
Publicity
Gender identity
Women
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Identidade de gênero
Mulheres
Esportes para mulheres
Publicity
Gender identity
Women
description Por muitos anos, a publicidade seguiu padrões e conotações a respeito de gênero, atribuindo diferenças entre feminino e masculino. Quando relacionada à prática de esportes por mulheres, acreditava-se que a mesma estaria rompendo com a ideia de feminilidade e as oportunidades eram mínimas, porém, com o passar dos tempos, e com as mudanças oriundas da tecnologia e informação, as mulheres começaram a ser vistas de maneiras diferentes e assim passam a conquistar seu espaço. Apesar dos diversos avanços conquistados, percebemos que o arquétipo feminino ainda está voltado para fragilidade. E é a partir desse cenário que surge a necessidade de abordar como a publicidade vem contribuindo para desconstrução desses estereótipos que se fazem ainda muito presentes. Dessa forma, a problemática do nosso trabalho consiste em descobrir se o comercial “Meninas Fortes”, da marca Nescau, contribui ou não no processo de desconstrução de estereótipos em relação à prática de esportes por meninas. Para responder essa questão, identificaremos, nos comentários da fanpage no Facebook da marca como o tema foi debatido pelos seguidores e quais valores foram percebidos. Descreveremos as percepções e como o tema foi debatido pelos mesmos. Para tanto, foram utilizadas na construção do nosso referencial teórico as perspectivas de autores como Vestergaard e Schroder, Naomi Wolf e Rachel Moreno, que retratam a história do feminino na propaganda. Silvana Goellner, com a relação mulher e esporte, Judith Butler com a abordagem sobre gênero, e também a conceituação de Educomunicação por Ismar Soares, Martin Barbero, Paulo Freire e Mario Kaplun, onde podemos perceber a existência de novas maneiras de comunicar, rompendo com padrões existentes, em que a propaganda é capaz de educar. Utilizamos como metodologia os autores Maria Cecília Minayo, Antônio Carlos Gil, Laurence Bardin e Paulo Freire. A investigação consiste em uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, complementada pela técnica em análise de conteúdo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T16:45:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-10T16:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Raquel Sabóia. Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau. 2017. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4115
identifier_str_mv NUNES, Raquel Sabóia. Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau. 2017. 64 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/1/Raquel%20Sab%c3%b3ia%20Nunes%202017.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4115/3/Raquel%20Sab%c3%b3ia%20Nunes%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e3605f4443e3efc5c2f8299540654b8
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3a48850fbd67c96453a70fa9c67a0164
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849076613906432