Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcello, Jessyca Sant'Anna
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3122
Resumo: O presente trabalho procurou identificar e compreender os motivos pelos quais levaram a Vinícola Dunamis Vinhos e Vinhedos a produzir e comercializar o vinho Merlot Branco, buscando as estratégias utilizadas para a inserção do mesmo no mercado. Assim, procurou-se identificar também o porquê outras empresas não elaboraram este vinho Merlot Branco, sendo Merlot uma uva tinta. Desta forma este trabalho, é um estudo de caso, logo tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionário com perguntas abertas à empresa, direcionadas a identificação dos objetivos relacionados sobre este vinho. A mesma se fundamentou em entender a estratégia de diferenciação, uma ferramenta de marketing, que foi usada para lançar esse produto no mercado. Observou-se que para a introdução deste vinho, foram elaboradas pesquisas aprofundadas, para que realmente a decisão de comercializar este o vinho Merlot Branco fosse realmente tomada. A empresa definiu a inserção do mesmo no mercado, não somente como uma estratégia de diferenciação, mas também como uma vantagem competitiva, ao que se diz respeito às outras vinícolas, pois a mesma é a única que elabora e comercializa este vinho no Brasil. De acordo com a pesquisa que foi feita, outras empresas não buscaram a elaboração deste produto, pois, em um contexto geral, pôde-se perceber que as elas possuem um receio quanto ao mercado consumidor, diante à aceitação do cliente perante o produto vinho Merlot Branco. Esta pesquisa possibilitou um maior entendimento quanto à diferenciação de um produto, ações mercadológicas, estratégias de marketing e o aprofundamento sobre o vinho Merlot Branco.
id UNIP_b9d3ec2720070ce807f3267fffc5a5b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3122
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Lisboa, Rodrigo da SilvaLisboa , Rodrigo da SilvaPaz, Fábio JosendeCosta, Vagner BrasilMarcello, Jessyca Sant'Anna2018-06-18T16:43:56Z2014-09-012018-06-18T16:43:56Z2014-08-14MARCELLO, Jessyka Sant’Anna. Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos. 2014. 45 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3122O presente trabalho procurou identificar e compreender os motivos pelos quais levaram a Vinícola Dunamis Vinhos e Vinhedos a produzir e comercializar o vinho Merlot Branco, buscando as estratégias utilizadas para a inserção do mesmo no mercado. Assim, procurou-se identificar também o porquê outras empresas não elaboraram este vinho Merlot Branco, sendo Merlot uma uva tinta. Desta forma este trabalho, é um estudo de caso, logo tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionário com perguntas abertas à empresa, direcionadas a identificação dos objetivos relacionados sobre este vinho. A mesma se fundamentou em entender a estratégia de diferenciação, uma ferramenta de marketing, que foi usada para lançar esse produto no mercado. Observou-se que para a introdução deste vinho, foram elaboradas pesquisas aprofundadas, para que realmente a decisão de comercializar este o vinho Merlot Branco fosse realmente tomada. A empresa definiu a inserção do mesmo no mercado, não somente como uma estratégia de diferenciação, mas também como uma vantagem competitiva, ao que se diz respeito às outras vinícolas, pois a mesma é a única que elabora e comercializa este vinho no Brasil. De acordo com a pesquisa que foi feita, outras empresas não buscaram a elaboração deste produto, pois, em um contexto geral, pôde-se perceber que as elas possuem um receio quanto ao mercado consumidor, diante à aceitação do cliente perante o produto vinho Merlot Branco. Esta pesquisa possibilitou um maior entendimento quanto à diferenciação de um produto, ações mercadológicas, estratégias de marketing e o aprofundamento sobre o vinho Merlot Branco.This study sought to identify and understand the reasons led to Dunamis Vinhos and Vinhedos to produce and market the White Merlot, seeking the strategies used for the insertion of the same market. Thus, we sought to also identify why other companies have not developed this White Merlot wine, Merlot being a grape ink. Thus, this paper is a case study, then in the case of a qualitative research with a questionnaire with open questions to the company, aimed at identifying the related goals of this wine. The same was based on understanding the differentiation strategy, a marketing tool, which was used to launch this product in the market. Was observed that for the introduction of this wine, extensive research has been prepared, so that really the decision to commercialize this White Merlot wine was actually taken. The company defined the inclusion of the same in the market, not only as a differentiation strategy, but also as a competitive advantage when it relates to other wineries, because it is the only one who prepares and sells this wine in Brazil. According to the research that was done, other companies have not sought the development of this product, because, in a general context, we could notice that they have a fear about the consumer market, before the acceptance of the customer before the product Merlot white. This research enabled a better understanding of how to differentiate a product, market shares, marketing strategies and the deepening of the White Merlot wine.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAVinhoCompetitividadeMarketingEstratégiaStrategyWineCompetitivenessMerlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJÉSSYKA SANT’ ANNA MARCELLO.pdfJÉSSYKA SANT’ ANNA MARCELLO.pdfJessyka Sant'Anna Marcello 2014application/pdf674623https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/1/J%c3%89SSYKA%20SANT%e2%80%99%20ANNA%20MARCELLO.pdfef28e0c96af05aa985a5c2992895018aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJÉSSYKA SANT’ ANNA MARCELLO.pdf.txtJÉSSYKA SANT’ ANNA MARCELLO.pdf.txtExtracted texttext/plain80381https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/3/J%c3%89SSYKA%20SANT%e2%80%99%20ANNA%20MARCELLO.pdf.txt4a90945574e9bbaa232f4e80dcb8871cMD53riu/31222018-06-19 03:00:50.398oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-19T06:00:50Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
title Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
spellingShingle Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
Marcello, Jessyca Sant'Anna
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Vinho
Competitividade
Marketing
Estratégia
Strategy
Wine
Competitiveness
title_short Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
title_full Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
title_fullStr Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
title_full_unstemmed Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
title_sort Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos
author Marcello, Jessyca Sant'Anna
author_facet Marcello, Jessyca Sant'Anna
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lisboa , Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paz, Fábio Josende
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Vagner Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcello, Jessyca Sant'Anna
contributor_str_mv Lisboa, Rodrigo da Silva
Lisboa , Rodrigo da Silva
Paz, Fábio Josende
Costa, Vagner Brasil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Vinho
Competitividade
Marketing
Estratégia
Strategy
Wine
Competitiveness
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho
Competitividade
Marketing
Estratégia
Strategy
Wine
Competitiveness
description O presente trabalho procurou identificar e compreender os motivos pelos quais levaram a Vinícola Dunamis Vinhos e Vinhedos a produzir e comercializar o vinho Merlot Branco, buscando as estratégias utilizadas para a inserção do mesmo no mercado. Assim, procurou-se identificar também o porquê outras empresas não elaboraram este vinho Merlot Branco, sendo Merlot uma uva tinta. Desta forma este trabalho, é um estudo de caso, logo tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionário com perguntas abertas à empresa, direcionadas a identificação dos objetivos relacionados sobre este vinho. A mesma se fundamentou em entender a estratégia de diferenciação, uma ferramenta de marketing, que foi usada para lançar esse produto no mercado. Observou-se que para a introdução deste vinho, foram elaboradas pesquisas aprofundadas, para que realmente a decisão de comercializar este o vinho Merlot Branco fosse realmente tomada. A empresa definiu a inserção do mesmo no mercado, não somente como uma estratégia de diferenciação, mas também como uma vantagem competitiva, ao que se diz respeito às outras vinícolas, pois a mesma é a única que elabora e comercializa este vinho no Brasil. De acordo com a pesquisa que foi feita, outras empresas não buscaram a elaboração deste produto, pois, em um contexto geral, pôde-se perceber que as elas possuem um receio quanto ao mercado consumidor, diante à aceitação do cliente perante o produto vinho Merlot Branco. Esta pesquisa possibilitou um maior entendimento quanto à diferenciação de um produto, ações mercadológicas, estratégias de marketing e o aprofundamento sobre o vinho Merlot Branco.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-01
2018-06-18T16:43:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-18T16:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARCELLO, Jessyka Sant’Anna. Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos. 2014. 45 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3122
identifier_str_mv MARCELLO, Jessyka Sant’Anna. Merlot branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis vinhos e vinhedos. 2014. 45 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Dom Pedrito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/1/J%c3%89SSYKA%20SANT%e2%80%99%20ANNA%20MARCELLO.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3122/3/J%c3%89SSYKA%20SANT%e2%80%99%20ANNA%20MARCELLO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ef28e0c96af05aa985a5c2992895018a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4a90945574e9bbaa232f4e80dcb8871c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849065746464768