Análise estrutural - Baja Pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Guilherme Augusto Marques de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2066
Resumo: O programa Baja SAE brasil é destinado a estudantes de engenharia que formam equipes com intuito de desenvolver um veículo off-road, denominado baja, para participação da Competição Baja SAE Brasil. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal o estudo estrutural do chassi baja da equipe Baja Pampa que é formada por alunos do curso de Engenhara Mecânica da Unipampa. Inicialmente foi realizado dois ensaios experimentais com o chassi: o primeiro para obter a rigidez torcional do chassi por meio da aplicação de um momento torçor dianteiro e o segundo ensaio teve como objetivo conhecer a deformação causada por uma carga estática através de sua instrumentação com extensômetros resistivos. A resistência à torção do chassi obtida experimentalmente foi de 940,00 Nm/° e se mostrou dentro do intervalo recomendado para este tipo de veículo. Após a realização dos ensaios experimentais, foi feita a modelagem numérica do chassi por meio de simulações com mesmas condições de contorno com que os ensaios experimentais foram feitos. As simulações mostraram uma rigidez torcional de 7,31% maior que a obtido experimentalmente e uma deformação 7,45% menor que a aferida no ensaio experimental de carga estática. Com isso, a validação do modelo em elementos finitos fez com que a equipe tenha de um modelo numérico do chassi podendo o utilizar para outros tipos de análises.
id UNIP_ccc856c9267c69be15dcda908ec32dd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2066
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Rosendo,Tonilson de SouzaAndrade, Guilherme Augusto Marques de2018-01-12T13:21:01Z2018-01-12T13:21:01Z2017-11-28ANDRADE, Guilherme Augusto Marques de. Análise estrutural - Baja Pampa. 64p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2066O programa Baja SAE brasil é destinado a estudantes de engenharia que formam equipes com intuito de desenvolver um veículo off-road, denominado baja, para participação da Competição Baja SAE Brasil. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal o estudo estrutural do chassi baja da equipe Baja Pampa que é formada por alunos do curso de Engenhara Mecânica da Unipampa. Inicialmente foi realizado dois ensaios experimentais com o chassi: o primeiro para obter a rigidez torcional do chassi por meio da aplicação de um momento torçor dianteiro e o segundo ensaio teve como objetivo conhecer a deformação causada por uma carga estática através de sua instrumentação com extensômetros resistivos. A resistência à torção do chassi obtida experimentalmente foi de 940,00 Nm/° e se mostrou dentro do intervalo recomendado para este tipo de veículo. Após a realização dos ensaios experimentais, foi feita a modelagem numérica do chassi por meio de simulações com mesmas condições de contorno com que os ensaios experimentais foram feitos. As simulações mostraram uma rigidez torcional de 7,31% maior que a obtido experimentalmente e uma deformação 7,45% menor que a aferida no ensaio experimental de carga estática. Com isso, a validação do modelo em elementos finitos fez com que a equipe tenha de um modelo numérico do chassi podendo o utilizar para outros tipos de análises.The Baja SAE Brazil program is designed for engineering students who train teams with the purpose of developing an off-road vehicle, called baja, for participation in the Baja SAE Brazil Competition. The main objective of this work is to study the chassis of the Baja Pampa team, which is made up of students from the Mechanical Engineering course at Unipampa. This study initially carried out two experimental tests with the chassis: the first go to obtain the torsional stiffness by means of the application of a front torquing moment and the second test had as objective to know the deformation of specific points of the structure through its instrumentation with resistive extensometers due the application of a static charge. The torsional strength of the chassis was 940.00 Nm/° and was within the range acceptable for this type of vehicle. After the experimental tests, the numerical model of the structure was validated by means of simulations with the same contour conditions with which the experimental tests were done. The simulations showed a torsional stiffness of 7,31% higher than that obtained experimentally and the strain value 7,45% lower than that measured in the experimental static load test. Finally, the validation of the finite element model allowed a dynamic study of the chassis in computational form showing its six first modes of vibration. With this, the validation of the model in finite elements has made the team have a numerical model of the chassis and can use for other types of analysis.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia mecânicaAnálise estruturalChassi bajaRigidez torcionalExtensometriaMechanical engineeringStructural analysisLow chassisTorsional rigidityExtensometryAnálise estrutural - Baja Pampainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALGuilherme Augusto Marques de Andrade - 2017.pdfGuilherme Augusto Marques de Andrade - 2017.pdfapplication/pdf3339201https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/1/Guilherme%20Augusto%20Marques%20de%20Andrade%20-%202017.pdf11823ca3559a5f2ea66ad1f303cb7e04MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGuilherme Augusto Marques de Andrade - 2017.pdf.txtGuilherme Augusto Marques de Andrade - 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain83934https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/3/Guilherme%20Augusto%20Marques%20de%20Andrade%20-%202017.pdf.txtb31a74bcaec365e829a459a75940f92aMD53riu/20662018-08-06 15:21:56.303oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-06T18:21:56Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estrutural - Baja Pampa
title Análise estrutural - Baja Pampa
spellingShingle Análise estrutural - Baja Pampa
Andrade, Guilherme Augusto Marques de
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Análise estrutural
Chassi baja
Rigidez torcional
Extensometria
Mechanical engineering
Structural analysis
Low chassis
Torsional rigidity
Extensometry
title_short Análise estrutural - Baja Pampa
title_full Análise estrutural - Baja Pampa
title_fullStr Análise estrutural - Baja Pampa
title_full_unstemmed Análise estrutural - Baja Pampa
title_sort Análise estrutural - Baja Pampa
author Andrade, Guilherme Augusto Marques de
author_facet Andrade, Guilherme Augusto Marques de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosendo,Tonilson de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Guilherme Augusto Marques de
contributor_str_mv Rosendo,Tonilson de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Análise estrutural
Chassi baja
Rigidez torcional
Extensometria
Mechanical engineering
Structural analysis
Low chassis
Torsional rigidity
Extensometry
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Análise estrutural
Chassi baja
Rigidez torcional
Extensometria
Mechanical engineering
Structural analysis
Low chassis
Torsional rigidity
Extensometry
description O programa Baja SAE brasil é destinado a estudantes de engenharia que formam equipes com intuito de desenvolver um veículo off-road, denominado baja, para participação da Competição Baja SAE Brasil. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal o estudo estrutural do chassi baja da equipe Baja Pampa que é formada por alunos do curso de Engenhara Mecânica da Unipampa. Inicialmente foi realizado dois ensaios experimentais com o chassi: o primeiro para obter a rigidez torcional do chassi por meio da aplicação de um momento torçor dianteiro e o segundo ensaio teve como objetivo conhecer a deformação causada por uma carga estática através de sua instrumentação com extensômetros resistivos. A resistência à torção do chassi obtida experimentalmente foi de 940,00 Nm/° e se mostrou dentro do intervalo recomendado para este tipo de veículo. Após a realização dos ensaios experimentais, foi feita a modelagem numérica do chassi por meio de simulações com mesmas condições de contorno com que os ensaios experimentais foram feitos. As simulações mostraram uma rigidez torcional de 7,31% maior que a obtido experimentalmente e uma deformação 7,45% menor que a aferida no ensaio experimental de carga estática. Com isso, a validação do modelo em elementos finitos fez com que a equipe tenha de um modelo numérico do chassi podendo o utilizar para outros tipos de análises.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-12T13:21:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-12T13:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Guilherme Augusto Marques de. Análise estrutural - Baja Pampa. 64p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2066
identifier_str_mv ANDRADE, Guilherme Augusto Marques de. Análise estrutural - Baja Pampa. 64p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/1/Guilherme%20Augusto%20Marques%20de%20Andrade%20-%202017.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2066/3/Guilherme%20Augusto%20Marques%20de%20Andrade%20-%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 11823ca3559a5f2ea66ad1f303cb7e04
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b31a74bcaec365e829a459a75940f92a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849047157309440