Literatura, cultura e letramento: as vozes do feminino em Como água para chocolate, de Laura Esquivel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristal, Simone
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2373
Resumo: Pensar a literatura hoje implica considerar a sua relação dialógica com outros campos do saber; em especial, na sua indissociabilidade com a cultura, uma vez que o texto literário carrega sempre no seu bojo elementos representativos dessa cultura, seja ela próxima ou distante. Desse modo, uma obra literária traz em si a capacidade de provocar um olhar mais aguçado do leitor não apenas sobre aspectos da própria cultura, mas também sobre a do outro, oportunizando, assim, uma leitura mais crítica do mundo e consequentemente a possibilidade de escolhas mais conscientes. Em se tratando especificamente da linguagem literária, o escritor tem a possibilidade de fazer uso das regras linguísticas de modo muito mais livre, criando, através da invenção de imagens poéticas únicas, uma linguagem própria para expressar os sentimentos e ideias de seus personagens. Ou seja, na literatura, a transgressão do código linguístico não só é possível, mas bem-vinda. Dessa maneira, a linguagem artística, pela sua carga de impermanência e novidade, assume um papel de representação, oportunizando pensar e refletir sobre a língua, a cultura, e até mesmo a história, com liberdade e riqueza de cores e detalhes. Sendo assim, a partir de uma abordagem comparatista entre literatura e estudos culturais, o objetivo deste trabalho é analisar a relação literatura-cultura enquanto espaço de representação do feminino na obra Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, enfatizando a sua relevância como estratégia efetiva de letramento em sala de aula, e de ampliação da competência de leitura de mundo da criança e do jovem. Este trabalho visa também relatar uma experiência de uso da sequência didática básica, proposta por Rildo Cosson, para o letramento literário, utilizada em uma turma de 7º ano da E.M.E.F. Dr. Fernando Corrêa Ribas, de Jaguarão/RS, durante o estágio de literatura no segundo semestre de 2016. Além da obra de Cosson, foram utilizados como referenciais teóricos as obras de Vincent Jouve, Tania Carvalhal, Cecil J. A. Zinani.
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Desse modo, uma obra literária traz em si a capacidade de provocar um olhar mais aguçado do leitor não apenas sobre aspectos da própria cultura, mas também sobre a do outro, oportunizando, assim, uma leitura mais crítica do mundo e consequentemente a possibilidade de escolhas mais conscientes. Em se tratando especificamente da linguagem literária, o escritor tem a possibilidade de fazer uso das regras linguísticas de modo muito mais livre, criando, através da invenção de imagens poéticas únicas, uma linguagem própria para expressar os sentimentos e ideias de seus personagens. Ou seja, na literatura, a transgressão do código linguístico não só é possível, mas bem-vinda. Dessa maneira, a linguagem artística, pela sua carga de impermanência e novidade, assume um papel de representação, oportunizando pensar e refletir sobre a língua, a cultura, e até mesmo a história, com liberdade e riqueza de cores e detalhes. Sendo assim, a partir de uma abordagem comparatista entre literatura e estudos culturais, o objetivo deste trabalho é analisar a relação literatura-cultura enquanto espaço de representação do feminino na obra Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, enfatizando a sua relevância como estratégia efetiva de letramento em sala de aula, e de ampliação da competência de leitura de mundo da criança e do jovem. Este trabalho visa também relatar uma experiência de uso da sequência didática básica, proposta por Rildo Cosson, para o letramento literário, utilizada em uma turma de 7º ano da E.M.E.F. Dr. Fernando Corrêa Ribas, de Jaguarão/RS, durante o estágio de literatura no segundo semestre de 2016. Além da obra de Cosson, foram utilizados como referenciais teóricos as obras de Vincent Jouve, Tania Carvalhal, Cecil J. A. Zinani.Pensar en la literatura hoy implica considerar su relación dialógica con los otros campos del saber, en especial, en su insociabilidad con los estudios culturales, una vez que el texto literario siempre lleva en su interior elementos representativos de la cultura, sea ella cerca o lejos. De ese modo, una obra literaria trae en sí la capacidad de causar una mirada más aguda del lector no sólo en los aspectos de la propia cultura, pero también sobre la del otro, proporcionar oportunidades, ofrecernos una lectura más crítica del mundo y consecuentemente la posibilidad de decisiones más conscientes. En términos específicos del lenguaje literario, el escritor tiene la posibilidad de hacer uso de las reglas lingüísticas de una manera mucho más libre, la creación, a través de la invención de imágenes poéticas singulares, un lenguaje propio para expresar los sentimientos e ideas de sus personajes. O sea, la literatura, la transgresión del código lingüístico no solo es posible, pero bienvenida. De esa manera, la lenguaje artístico, por su carga de transitoriedad y novedad, desempeña un papel de representación, proporciona oportunidades para pensar y reflexionar sobre la lengua, la cultura, e incluso la historia, con la libertad y riqueza de los colores y detalles. Por lo tanto, a partir de un enfoque comparatista entre la literatura y los estudios culturales, el objetivo de este trabajo es analizar la relación literatura-cultura mientras el espacio de representación en la obra Como Agua para Chocolate, de Laura Esquivel, destacando su relevancia como estrategia efectiva de la literacidad literaria en el salón de clases, y la expansión de la competencia de la lectura del mundo del niño y del joven. Este trabajo visa también relatar una experiencia del uso de secuencia didáctica básica, propuesta por Rildo Cosson, para la literacidad literaria, utilizado en una clase del 7º año de la E.M.E.F. Dr. Fernando Corrêa Ribas, de Jaguarão/RS, durante la pasantía de literatura en el segundo semestre de 2016. Además, la obra, fueran utilizados como referenciales teóricos las obras de Vincent Jouve, Tania Carvalhal, Cecil Jeanine Albert Zinani y Rildo Cosson.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus JaguarãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteraturaLetramentoCulturaFemininoEsquivel, Laura, 1950- LiteraturaLiteracidadFemeninoLiteratura, cultura e letramento: as vozes do feminino em Como água para chocolate, de Laura Esquivelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALSimoneCristal2016.pdfSimoneCristal2016.pdfSimone Cristal 2016application/pdf654356https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2373/1/SimoneCristal2016.pdfb2262e8b73988cc320ab76c62b5b5149MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2373/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTSimoneCristal2016.pdf.txtSimoneCristal2016.pdf.txtExtracted texttext/plain68778https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2373/3/SimoneCristal2016.pdf.txt39f9369028c1e03ef1eea123d384b31fMD53riu/23732018-06-20 15:42:39.831oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2373TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-20T18:42:39Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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