Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Julia Cavalcante
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2286
Resumo: O presente trabalho tem como intuito averiguar através de uma análise semiodiscursiva quais são estratégias das marcas automotivas Fiat e Renault nos filme publicitários intitulados Nova Strada 2016 e Renografias, tendo como propósito descobrir se ambas utilizam-se do conceito de egomóvel em sua construção discursiva pensando na perspectiva de persuasão e sedução do consumidor. Ao longo do trabalho será feito a conceituação de egomóvel, tendo como base diversos autores que nos possibilitam o entendimento de certo fatores que envolvem a terminologia. Utilizaremos teorias de Charaudeau (2006) que nos salienta sobre a importância do contrato de comunicação e também as estratégias discursivas e comunicacionais, juntamente com o embasamento sobre análise fílmica de Jullier & Marie (2009) que nos possibilita a fragmentação dos produtos audiovisuais. Logo após a construção da análise foi feito uma comparação em torno da construção do discurso de ambas as marcas, com o real propósito de evidenciar as mesmas e distintas formas de expor o ato contratual com o consumidor. Em suma foi considerado que os produtos audiovisuais fazem uso da ideia de egomóvel, tendo em vista que é trabalhado com as questões de identidade
id UNIP_e7c62bfcee9e91758e2a52a401c31b76
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2286
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Andres, Fernanda SagriloSalbego , Juliana Zaninihttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/2911718771692454http://lattes.cnpq.br/7924255972225146Martins, Julia Cavalcante2018-02-15T12:21:01Z2018-02-15T12:21:01Z2016-12-06MARTINS, Julia Cavalcante. Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault. 69p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2286O presente trabalho tem como intuito averiguar através de uma análise semiodiscursiva quais são estratégias das marcas automotivas Fiat e Renault nos filme publicitários intitulados Nova Strada 2016 e Renografias, tendo como propósito descobrir se ambas utilizam-se do conceito de egomóvel em sua construção discursiva pensando na perspectiva de persuasão e sedução do consumidor. Ao longo do trabalho será feito a conceituação de egomóvel, tendo como base diversos autores que nos possibilitam o entendimento de certo fatores que envolvem a terminologia. Utilizaremos teorias de Charaudeau (2006) que nos salienta sobre a importância do contrato de comunicação e também as estratégias discursivas e comunicacionais, juntamente com o embasamento sobre análise fílmica de Jullier & Marie (2009) que nos possibilita a fragmentação dos produtos audiovisuais. Logo após a construção da análise foi feito uma comparação em torno da construção do discurso de ambas as marcas, com o real propósito de evidenciar as mesmas e distintas formas de expor o ato contratual com o consumidor. Em suma foi considerado que os produtos audiovisuais fazem uso da ideia de egomóvel, tendo em vista que é trabalhado com as questões de identidadeThe present work aims to find out through a semi-discursive analysis the strategies of the automotive brands Fiat and Renault in the advertising films entitled Nova Strada 2016 and Renografias, with the purpose of discovering if both use the concept of egomóvel in its discursive construction thinking about the perspective of consumer persuasion and seduction. throughout the work will be made the concept of egomóvel, based on several authors that enable us to understand certain factors that involve terminology. We will use theories of Charaudeau (2006) that emphasizes the importance of the communication contract and also the discursive and communicational strategies, together with the basis of film analysis by Jullier & Marie (2009), which allows us to fragment audiovisual products. Soon after the construction of the analysis, a comparison was made around the construction of the discourse of both brands, with the real purpose of showing the same and different ways of exposing the contractual act with the consumer. In short, it was considered that audiovisual products make use of the idea of egomóvel, considering that it is worked with the issues of identity.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaFiat (automóveis)Renault (automóveis)MarketingAutomóveisProdução de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJulia Cavalcante Martins.pdfJulia Cavalcante Martins.pdfapplication/pdf1988179https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/1/Julia%20Cavalcante%20Martins.pdf7835ba25e00e858af0ac6376b76b6bd9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJulia Cavalcante Martins.pdf.txtJulia Cavalcante Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain138642https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/3/Julia%20Cavalcante%20Martins.pdf.txt19a869685032927a97122f6f72e6a0ffMD53riu/22862018-03-15 16:32:46.286oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-15T19:32:46Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
title Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
spellingShingle Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
Martins, Julia Cavalcante
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Fiat (automóveis)
Renault (automóveis)
Marketing
Automóveis
title_short Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
title_full Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
title_fullStr Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
title_full_unstemmed Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
title_sort Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault
author Martins, Julia Cavalcante
author_facet Martins, Julia Cavalcante
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andres, Fernanda Sagrilo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salbego , Juliana Zanini
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504569933099072
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2911718771692454
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7924255972225146
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Julia Cavalcante
contributor_str_mv Santor, Fernando Silva
Andres, Fernanda Sagrilo
Salbego , Juliana Zanini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Fiat (automóveis)
Renault (automóveis)
Marketing
Automóveis
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Fiat (automóveis)
Renault (automóveis)
Marketing
Automóveis
description O presente trabalho tem como intuito averiguar através de uma análise semiodiscursiva quais são estratégias das marcas automotivas Fiat e Renault nos filme publicitários intitulados Nova Strada 2016 e Renografias, tendo como propósito descobrir se ambas utilizam-se do conceito de egomóvel em sua construção discursiva pensando na perspectiva de persuasão e sedução do consumidor. Ao longo do trabalho será feito a conceituação de egomóvel, tendo como base diversos autores que nos possibilitam o entendimento de certo fatores que envolvem a terminologia. Utilizaremos teorias de Charaudeau (2006) que nos salienta sobre a importância do contrato de comunicação e também as estratégias discursivas e comunicacionais, juntamente com o embasamento sobre análise fílmica de Jullier & Marie (2009) que nos possibilita a fragmentação dos produtos audiovisuais. Logo após a construção da análise foi feito uma comparação em torno da construção do discurso de ambas as marcas, com o real propósito de evidenciar as mesmas e distintas formas de expor o ato contratual com o consumidor. Em suma foi considerado que os produtos audiovisuais fazem uso da ideia de egomóvel, tendo em vista que é trabalhado com as questões de identidade
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-15T12:21:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-15T12:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Julia Cavalcante. Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault. 69p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2286
identifier_str_mv MARTINS, Julia Cavalcante. Produção de sentido na era do egomóvel: uma análise comparativa dos filmes publicitários da Fiat e Renault. 69p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/1/Julia%20Cavalcante%20Martins.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2286/3/Julia%20Cavalcante%20Martins.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7835ba25e00e858af0ac6376b76b6bd9
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
19a869685032927a97122f6f72e6a0ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849028091052032