Levantamento das cargas transportadas no modal rodoviário na região do município de Alegrete-rs e sua influência no desempenho de pavimentos flexíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1724 |
Resumo: | As rodovias brasileiras, sejam elas federais, estaduais ou municipais, possuem sérios problemas relativos à sua qualidade. É fato que a malha rodoviária está aquém das necessidades de um país como o Brasil, que é a sétima maior economia do mundo. Sabe-se que a condição de uma rodovia é determinada por fatores relativos a asfaltos de má qualidade, erros de projeto, excesso de peso sendo transportado e falta conservação da rodovia. Em relação ao peso transportado tem-se uma dificuldade muito grande de fiscalização dos veículos transportadores. A dificuldade é ainda maior quando é realizado o transporte de grãos a granel, visto que o movimento do veículo, faz com que a carga mude constantemente no trajeto. Além disso, tem-se o fato de que veículos utilizados para esse fim coletam os grãos diretamente nos produtores rurais e trafegam por rodovias sem fiscalização até levar às indústrias de beneficiamento. Este transporte, da lavoura até o beneficiamento, é onde existe a maior probabilidade de que seja transportada uma carga superior à carga permitida. Sabendo-se disso, procurou-se coletar os dados de recebimento de grãos em uma cooperativa de arroz da região do município de Alegrete-RS. Com os dados dos veículos utilizados no transporte foi possível classificá-los de acordo com a configuração de eixos e calcular o excesso de carga em relação aos limites legais vigentes no país. Com o auxílio de uma ferramenta de uso computacional, o SisPav, desenvolvido e em constante melhora desde 2007, dimensionou-se uma rodovia padrão considerando apenas os limites de carga legais para cada eixo. A vida útil foi estipulada em 10 anos e foram encontradas as espessuras das camadas do pavimento. Após isso, mudou-se apenas a carga dos eixos, agora contando com o excesso de carga. Com isso foi verificada uma redução na vida útil do pavimento, que mostra a influência do excesso de carga no desempenho dos pavimentos flexíveis. |
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Budny, JaelsonMartins, Ícaro Sutil2017-06-20T13:51:33Z2017-06-20T13:51:33Z2015-12-01http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1724As rodovias brasileiras, sejam elas federais, estaduais ou municipais, possuem sérios problemas relativos à sua qualidade. É fato que a malha rodoviária está aquém das necessidades de um país como o Brasil, que é a sétima maior economia do mundo. Sabe-se que a condição de uma rodovia é determinada por fatores relativos a asfaltos de má qualidade, erros de projeto, excesso de peso sendo transportado e falta conservação da rodovia. Em relação ao peso transportado tem-se uma dificuldade muito grande de fiscalização dos veículos transportadores. A dificuldade é ainda maior quando é realizado o transporte de grãos a granel, visto que o movimento do veículo, faz com que a carga mude constantemente no trajeto. Além disso, tem-se o fato de que veículos utilizados para esse fim coletam os grãos diretamente nos produtores rurais e trafegam por rodovias sem fiscalização até levar às indústrias de beneficiamento. Este transporte, da lavoura até o beneficiamento, é onde existe a maior probabilidade de que seja transportada uma carga superior à carga permitida. Sabendo-se disso, procurou-se coletar os dados de recebimento de grãos em uma cooperativa de arroz da região do município de Alegrete-RS. Com os dados dos veículos utilizados no transporte foi possível classificá-los de acordo com a configuração de eixos e calcular o excesso de carga em relação aos limites legais vigentes no país. Com o auxílio de uma ferramenta de uso computacional, o SisPav, desenvolvido e em constante melhora desde 2007, dimensionou-se uma rodovia padrão considerando apenas os limites de carga legais para cada eixo. A vida útil foi estipulada em 10 anos e foram encontradas as espessuras das camadas do pavimento. Após isso, mudou-se apenas a carga dos eixos, agora contando com o excesso de carga. Com isso foi verificada uma redução na vida útil do pavimento, que mostra a influência do excesso de carga no desempenho dos pavimentos flexíveis.The Brazillian highways, whether federal, state or local, have serious problems related to their quality. It is a fact that the road network is below the needs of a country like Brazil, which is the seventh largest economy in the world. It is known that the condition of a road is determined by factors related to poor quality asphalt, design errors, excess weight being transported and lack of highway maintenance. Regarding the weight carried has been a great difficulty for monitoring transport vehicles. The difficulty is even greater when the bulk transportation of grains is used, since the vehicle motion causes changes occurring during the loading path. In addition, there is the fact that vehicles used for this purpose collect the beans directly to farmers and travels over untended roads even lead to processing industries. The crop transportation, from processing to improvement, has the highest probability that a load greater than the permissible will be transported. Knowing that, we tried to collect the grain data received in rice cooperatives in the city of Alegrete region. With the data of vehicles used for transportation, it was possible to classify them according to the axis configuration and calculate the excess burden relative to current legal limits in the country. With the help of a computational tool, the SisPav, developed and constantly improved since 2007, a standard highway is scaled by considering only the legal load limits for each axis. The lifetime was set at 10 years and found the thickness of the pavement layers. After that, it moved just a load of axles, now relying on overcharging. A reduction in the life of the floor, which displays the influence of excess load on the performance of flexible pavements with this has been verified.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilTransporte de cargaPavimentos flexíveisAlegreteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSCivil engineeringCargo transportFlexible pavementsAlegreteLevantamento das cargas transportadas no modal rodoviário na região do município de Alegrete-rs e sua influência no desempenho de pavimentos flexíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLevantamento das cargas transportadas no modal rodoviário na região do município de Alegrete-rs e sua influência no desempenho de pavimentos flexíveis.pdfLevantamento das cargas transportadas no modal rodoviário na região do município de Alegrete-rs e sua influência no desempenho de pavimentos flexíveis.pdfapplication/pdf2417227https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1724/1/Levantamento%20das%20cargas%20transportadas%20no%20modal%20rodovi%c3%a1rio%20na%20regi%c3%a3o%20do%20munic%c3%adpio%20de%20Alegrete-rs%20e%20sua%20influ%c3%aancia%20no%20desempenho%20de%20pavimentos%20flex%c3%adveis.pdf8dc2dc2eaa4e1534860006cd387290ffMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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