Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Obes, Graciela de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2826
Resumo: Enoturismo é uma prática que vem sendo adotada por muitas vinícola, entretanto, poucos estudos buscaram verificar as motivações que levam as pessoas a praticar o Enoturismo. No Brasil, algumas regiões se destacam pela produção de vinhos, incluindo a região da Campanha Gaúcha, na qual, adotando esta prática, sendo de grande relevância para região melhor explorar as atividades do Enoturismo. Mediante esta importância temática e regional, o presente trabalho busca identificar quais são as principais motivações que fazem com que as pessoas pratiquem o Enoturismo. Como também, verificar o consumo médio de vinhos da população, analisar se existem diferenças significativas em relação as motivações das pessoas que já praticaram o Enoturismo e as que ainda não praticaram e descobrir se as motivações pesquisadas podem serem reagrupadas em novas dimensões. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e quantitativa, no qual, os dados foram obtidos através de um questionário que foi elaborado na plataforma do Google Forms. E para a discussão dos resultados, foram aplicadas duas técnicas, Análise Fatorial Exploratória e Teste-T. Os resultados indicaram que as principais motivações que levam as pessoas a praticarem o Enoturismo é o fato de poderem conhecer novos lugares e terem a oportunidade de acompanhar a elaboração dos vinhos. Outros resultados são apresentados e discutidos.
id UNIP_f4906d13e2b878b50b25459ce26aef61
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2826
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Borges, Gustavo da RosaLisboa , Rodrigo da SilvaMarcon, Ângela RossiObes, Graciela de Oliveira2018-04-27T11:17:23Z2017-11-112018-04-27T11:17:23Z2017-11-27OBES, Graciela de Oliveira. Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2826Enoturismo é uma prática que vem sendo adotada por muitas vinícola, entretanto, poucos estudos buscaram verificar as motivações que levam as pessoas a praticar o Enoturismo. No Brasil, algumas regiões se destacam pela produção de vinhos, incluindo a região da Campanha Gaúcha, na qual, adotando esta prática, sendo de grande relevância para região melhor explorar as atividades do Enoturismo. Mediante esta importância temática e regional, o presente trabalho busca identificar quais são as principais motivações que fazem com que as pessoas pratiquem o Enoturismo. Como também, verificar o consumo médio de vinhos da população, analisar se existem diferenças significativas em relação as motivações das pessoas que já praticaram o Enoturismo e as que ainda não praticaram e descobrir se as motivações pesquisadas podem serem reagrupadas em novas dimensões. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e quantitativa, no qual, os dados foram obtidos através de um questionário que foi elaborado na plataforma do Google Forms. E para a discussão dos resultados, foram aplicadas duas técnicas, Análise Fatorial Exploratória e Teste-T. Os resultados indicaram que as principais motivações que levam as pessoas a praticarem o Enoturismo é o fato de poderem conhecer novos lugares e terem a oportunidade de acompanhar a elaboração dos vinhos. Outros resultados são apresentados e discutidos.Wine tourism is a practice that has been adopted by many wineries, however, few studies have sought to verify the motivations that lead people to practice wine tourism. In Brazil, some regions stand out for the production of wines, including the region of the Campanha Gaúcha, in which, adopting this practice, it is of great relevance for the region to better explore the activities of Wine Tourism. Through this thematic and regional importance, the present work seeks to identify which are the main motivations that cause people to practice Enotourism. As well as verifying the average consumption of wines of the population, analyze if there are significant differences in relation to the motivations of those who have already practiced wine tourism and those who have not yet practiced and to discover if the motivations researched can be regrouped in new dimensions. The research carried out is of the descriptive and quantitative type, in which the data were obtained through a questionnaire that was elaborated in the Google Forms platform. And for the discussion of the results, two techniques were applied: Exploratory Factor Analysis and T-Test. The results indicated that the main motivations that lead people to practice wine tourism is the fact that they can know new places and have the opportunity to follow the elaboration of wines. Other results are presented and discussedporUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Dom PedritoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEnoturismoVinícolasCampanha gaúchaGaucho campaignWine tourismWineriesMotivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALGRACIELA DE OLIVEIRA OBES.pdfGRACIELA DE OLIVEIRA OBES.pdfGraciela de Oliveira Obes 2017application/pdf1999564https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/1/GRACIELA%20DE%20OLIVEIRA%20OBES.pdf0bf104929fc8857b0f3502775ead9125MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGRACIELA DE OLIVEIRA OBES.pdf.txtGRACIELA DE OLIVEIRA OBES.pdf.txtExtracted texttext/plain79484https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/3/GRACIELA%20DE%20OLIVEIRA%20OBES.pdf.txt542254f018f6ca0e122ec43c9282c8c7MD53riu/28262018-11-19 16:57:56.33oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2826TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-11-19T18:57:56Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
title Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
spellingShingle Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
Obes, Graciela de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Enoturismo
Vinícolas
Campanha gaúcha
Gaucho campaign
Wine tourism
Wineries
title_short Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
title_full Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
title_fullStr Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
title_full_unstemmed Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
title_sort Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
author Obes, Graciela de Oliveira
author_facet Obes, Graciela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Gustavo da Rosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lisboa , Rodrigo da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcon, Ângela Rossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Obes, Graciela de Oliveira
contributor_str_mv Borges, Gustavo da Rosa
Lisboa , Rodrigo da Silva
Marcon, Ângela Rossi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Enoturismo
Vinícolas
Campanha gaúcha
Gaucho campaign
Wine tourism
Wineries
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturismo
Vinícolas
Campanha gaúcha
Gaucho campaign
Wine tourism
Wineries
description Enoturismo é uma prática que vem sendo adotada por muitas vinícola, entretanto, poucos estudos buscaram verificar as motivações que levam as pessoas a praticar o Enoturismo. No Brasil, algumas regiões se destacam pela produção de vinhos, incluindo a região da Campanha Gaúcha, na qual, adotando esta prática, sendo de grande relevância para região melhor explorar as atividades do Enoturismo. Mediante esta importância temática e regional, o presente trabalho busca identificar quais são as principais motivações que fazem com que as pessoas pratiquem o Enoturismo. Como também, verificar o consumo médio de vinhos da população, analisar se existem diferenças significativas em relação as motivações das pessoas que já praticaram o Enoturismo e as que ainda não praticaram e descobrir se as motivações pesquisadas podem serem reagrupadas em novas dimensões. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e quantitativa, no qual, os dados foram obtidos através de um questionário que foi elaborado na plataforma do Google Forms. E para a discussão dos resultados, foram aplicadas duas técnicas, Análise Fatorial Exploratória e Teste-T. Os resultados indicaram que as principais motivações que levam as pessoas a praticarem o Enoturismo é o fato de poderem conhecer novos lugares e terem a oportunidade de acompanhar a elaboração dos vinhos. Outros resultados são apresentados e discutidos.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-11
2018-04-27T11:17:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-27T11:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OBES, Graciela de Oliveira. Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2826
identifier_str_mv OBES, Graciela de Oliveira. Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Dom Pedrito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/1/GRACIELA%20DE%20OLIVEIRA%20OBES.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2826/3/GRACIELA%20DE%20OLIVEIRA%20OBES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bf104929fc8857b0f3502775ead9125
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
542254f018f6ca0e122ec43c9282c8c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849070790115328