CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468 |
Resumo: | O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. Identidade |
id |
UNIR-2_84281b13db932255fa62fb01a701265e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4468 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVASTrajetória. Docência. Transexualidade. IdentidadeO estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. IdentidadePROPESQ2019-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/446810.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 254-2761519-667410.47209/1519-6674.v30.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468/3011Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR)info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Kary JeanCosta, Angelo BrandelliStrey, Marlene Neves2021-01-25T02:59:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4468Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T02:59:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
spellingShingle |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Falcão, Kary Jean Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade |
title_short |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_full |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_fullStr |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
title_sort |
CONTEXTO ESCOLAR E DOCÊNCIA TRANS EM RONDÔNIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
author |
Falcão, Kary Jean |
author_facet |
Falcão, Kary Jean Costa, Angelo Brandelli Strey, Marlene Neves |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Angelo Brandelli Strey, Marlene Neves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Kary Jean Costa, Angelo Brandelli Strey, Marlene Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade |
topic |
Trajetória. Docência. Transexualidade. Identidade |
description |
O estudo é de abordagem qualitativa e busca apresentar, a partir o viés da psicologia social, os desafios e perspectivas de cinco professoras travestis e transexuais que atuam na Educação Básica em escolas públicas do Estado de Rondônia. O artigo apresenta a trajetória de vida escolar e profissional fazendo uma conexão entre a construção da identidade transexual, a profissão docente, os desafios, experiências e perspectivas no exercício do magistério. A análise dos resultados se sustenta em pressupostos metodológicos utilizados a partir do levantamento de informações com a realização de um encontro focal e de entrevistas individuais tendo a utilização de vídeos como técnica de coleta de dados.Palavras-chave: Trajetória escolar. Docência. Transexualidade. Identidade |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468 10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468 |
identifier_str_mv |
10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.254-276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4468/3011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labirinto (UNIR) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 254-276 1519-6674 10.47209/1519-6674.v30.n.1 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219451537227776 |