A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1695 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão, a partir de uma discussão introdutória, sobre a filosofia no ensino fundamental, destacando o papel das comunidades de investigação na implementação da Lei 10.639/03, auxiliando as crianças a adentrarem nas demais etapas da educação e na prática da cidadania. Entendendo que a filosofia pode contribuir e auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades específicas, que possibilitarão a real inserção das crianças no universo do conhecimento, como sujeitos do seu próprio saber. Ademais, objetivou-se contribuir com a comunidade educadora, especificamente, às suas produções e práticas para efetivar a inserção da disciplina de filosofia no ensino fundamental. |
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A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03Filosofia no ensino fundamentalComunidades de investigaçãoLei 10.639/03.Este artigo propõe uma reflexão, a partir de uma discussão introdutória, sobre a filosofia no ensino fundamental, destacando o papel das comunidades de investigação na implementação da Lei 10.639/03, auxiliando as crianças a adentrarem nas demais etapas da educação e na prática da cidadania. Entendendo que a filosofia pode contribuir e auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades específicas, que possibilitarão a real inserção das crianças no universo do conhecimento, como sujeitos do seu próprio saber. Ademais, objetivou-se contribuir com a comunidade educadora, especificamente, às suas produções e práticas para efetivar a inserção da disciplina de filosofia no ensino fundamental. PROPESQ2021-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1695Revista Labirinto (UNIR); v. 24 n. 2 (2016): JAN-JUN/N.2/2016; 377-3911519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1695/1645Silva, Sheila Alice Gomes daNunes, Vanessa Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-19T04:40:40Zoai:periodicos.unir.br:article/1695Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-06-19T04:40:40Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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