CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada. |
id |
UNIR-2_9eb7de89e899bbcb8a7285f25dc0d13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1428 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTEO presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura históricaconsciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de HistórO presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada. PROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 156-1761519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428/1423Bonete, Wilian JuniorFreitas, Rafael Reinaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1428Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
title |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
spellingShingle |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE Bonete, Wilian Junior O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór |
title_short |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
title_full |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
title_fullStr |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
title_sort |
CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE |
author |
Bonete, Wilian Junior |
author_facet |
Bonete, Wilian Junior Freitas, Rafael Reinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Rafael Reinaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonete, Wilian Junior Freitas, Rafael Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór |
topic |
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428/1423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 156-176 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450512769024 |