CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonete, Wilian Junior
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freitas, Rafael Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada.  
id UNIR-2_9eb7de89e899bbcb8a7285f25dc0d13b
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1428
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTEO presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura históricaconsciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de HistórO presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada.  PROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 156-1761519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428/1423Bonete, Wilian JuniorFreitas, Rafael Reinaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1428Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
title CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
spellingShingle CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
Bonete, Wilian Junior
O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica
consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór
title_short CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
title_full CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
title_fullStr CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
title_full_unstemmed CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
title_sort CULTURA HISTÓRICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES CONCEITUAIS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO HISTÓRICA DOCENTE
author Bonete, Wilian Junior
author_facet Bonete, Wilian Junior
Freitas, Rafael Reinaldo
author_role author
author2 Freitas, Rafael Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonete, Wilian Junior
Freitas, Rafael Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica
consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór
topic O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica
consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de Histór
description O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e identidade e apontar as suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas que abordam temáticas sobre a Formação Histórica de Professores de História. Nossas reflexões inserem-se no âmbito das pesquisas sobre o Ensino de História e pautam-se especificamente na perspectiva dos debates gerados no campo investigativo da Didática da História alemã. Neste sentido, apresentamos três trabalhos acadêmicos realizados em programas de Pós-Graduação strictu sensu, no Brasil, no intuito de verificar como os autores fizeram uso dos conceitos aqui propostos, seus referenciais teórico-metodológicos e as considerações finais sobre a experiência realizada.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1428/1423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 156-176
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219450512769024