Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Luiza da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_ccac50f7169e11d9ec36db9c6a1246b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228205
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?IndígenasLivro didático.Ensino de HistóriaAnos IniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre como povos indígenas são representados em livros de História, destinados ao então ensino primário e atual anos iniciais do ensino fundamental, no recorte temporal da primeira metade de cada um dos séculos XX e XXI, respectivamente. Os livros didáticos selecionados como fonte neste trabalho são: Manual do ensino primário, de Miguel Milano (2º ano, 1946) e (3º ano, 1938); História do Brasil (1968, sendo que a primeira edição é de 1931) e História da Civilização (1941), ambos de Jonathas Serrano; e, a Coleção Eu conto História, especialmente o volume do 5º ano (2011), de Maria Auxiliadora Schmidt e Ana Cláudia Urban. O aspecto central foi identificar, vinculado ao tema do “descobrimento” do Brasil e da colonização portuguesa, tanto nos textos quanto nas imagens, as permanências e/ou mudanças na forma de abordar e representar as diferentes populações indígenas do Brasil.Florianópolis, SCOtto, ClariciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria Luiza da2021-09-27T19:08:47Z2021-09-27T19:08:47Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T19:08:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T19:08:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
title Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
spellingShingle Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
Silva, Maria Luiza da
Indígenas
Livro didático.
Ensino de História
Anos Iniciais
title_short Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
title_full Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
title_fullStr Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
title_full_unstemmed Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
title_sort Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
author Silva, Maria Luiza da
author_facet Silva, Maria Luiza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Otto, Claricia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Luiza da
dc.subject.por.fl_str_mv Indígenas
Livro didático.
Ensino de História
Anos Iniciais
topic Indígenas
Livro didático.
Ensino de História
Anos Iniciais
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
2021-09-27T19:08:47Z
2021-09-27T19:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164174708736