Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_ccac50f7169e11d9ec36db9c6a1246b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228205 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças?IndígenasLivro didático.Ensino de HistóriaAnos IniciaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre como povos indígenas são representados em livros de História, destinados ao então ensino primário e atual anos iniciais do ensino fundamental, no recorte temporal da primeira metade de cada um dos séculos XX e XXI, respectivamente. Os livros didáticos selecionados como fonte neste trabalho são: Manual do ensino primário, de Miguel Milano (2º ano, 1946) e (3º ano, 1938); História do Brasil (1968, sendo que a primeira edição é de 1931) e História da Civilização (1941), ambos de Jonathas Serrano; e, a Coleção Eu conto História, especialmente o volume do 5º ano (2011), de Maria Auxiliadora Schmidt e Ana Cláudia Urban. O aspecto central foi identificar, vinculado ao tema do “descobrimento” do Brasil e da colonização portuguesa, tanto nos textos quanto nas imagens, as permanências e/ou mudanças na forma de abordar e representar as diferentes populações indígenas do Brasil.Florianópolis, SCOtto, ClariciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria Luiza da2021-09-27T19:08:47Z2021-09-27T19:08:47Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T19:08:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T19:08:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
title |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
spellingShingle |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? Silva, Maria Luiza da Indígenas Livro didático. Ensino de História Anos Iniciais |
title_short |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
title_full |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
title_fullStr |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
title_full_unstemmed |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
title_sort |
Indígenas em livros didáticos de história na Primeira Metade dos séculos XX E XXI: continuidades ou mudanças? |
author |
Silva, Maria Luiza da |
author_facet |
Silva, Maria Luiza da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Otto, Claricia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Luiza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indígenas Livro didático. Ensino de História Anos Iniciais |
topic |
Indígenas Livro didático. Ensino de História Anos Iniciais |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26 2021-09-27T19:08:47Z 2021-09-27T19:08:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46 p application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164174708736 |