QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Tarciso Pereira da silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luiz de Souza, Sérgio, Alves Lus, Cássio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749
Resumo: Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap.
id UNIR-2_ab142570a826eca5f464ecc0fd8336f2
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2749
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap.PROPESQ2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/274910.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259Revista Labirinto (UNIR); v. 27 (2017): Jul-Dez.; 249-2591519-667410.47209/1519-6674.v27.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749/2279Copyright (c) 2018 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Tarciso Pereira da silvaLuiz de Souza, SérgioAlves Lus, Cássio2021-01-27T15:03:22Zoai:periodicos.unir.br:article/2749Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-27T15:03:22Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
title QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
spellingShingle QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
Júnior, Tarciso Pereira da silva
title_short QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
title_full QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
title_fullStr QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
title_full_unstemmed QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
title_sort QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
author Júnior, Tarciso Pereira da silva
author_facet Júnior, Tarciso Pereira da silva
Luiz de Souza, Sérgio
Alves Lus, Cássio
author_role author
author2 Luiz de Souza, Sérgio
Alves Lus, Cássio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Tarciso Pereira da silva
Luiz de Souza, Sérgio
Alves Lus, Cássio
description Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749
10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749/2279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labirinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Labirinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 27 (2017): Jul-Dez.; 249-259
1519-6674
10.47209/1519-6674.v27.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451135623168