QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749 |
Resumo: | Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap. |
id |
UNIR-2_ab142570a826eca5f464ecc0fd8336f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2749 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA.Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap.PROPESQ2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/274910.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259Revista Labirinto (UNIR); v. 27 (2017): Jul-Dez.; 249-2591519-667410.47209/1519-6674.v27.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749/2279Copyright (c) 2018 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Tarciso Pereira da silvaLuiz de Souza, SérgioAlves Lus, Cássio2021-01-27T15:03:22Zoai:periodicos.unir.br:article/2749Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-27T15:03:22Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
title |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
spellingShingle |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. Júnior, Tarciso Pereira da silva |
title_short |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
title_full |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
title_fullStr |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
title_full_unstemmed |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
title_sort |
QUILOMBOCLADA RAP’ENSANDO AS IDENTIDADES AMAZONICAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO RAP PARA A EDUCAÇÃO INFORMAL NA AMAZÔNIA. |
author |
Júnior, Tarciso Pereira da silva |
author_facet |
Júnior, Tarciso Pereira da silva Luiz de Souza, Sérgio Alves Lus, Cássio |
author_role |
author |
author2 |
Luiz de Souza, Sérgio Alves Lus, Cássio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Tarciso Pereira da silva Luiz de Souza, Sérgio Alves Lus, Cássio |
description |
Resumo: Trata-se de um breve estudo sobre a questão identitária tratada na música “Soul Quilomboclada” do grupo de rap Quilomboclada de Porto Velho-RO, o grupo pertence ao Movimento hip hop da floresta de Rondônia, em 2005 lançou o CD, “Correnteza”, o discurso dos rappers da banda trata sobre a construção afirmativa e valorização das identidades amazônicas. O Objetivo da investigação é analise da letra da música principal da banda sobre na ótica da negação da “branquitude” e do mito da “democracia racial”. Pra tanto faremos uso de teóricos consagrados e importantes para a produção do texto como Stuart Hall, Gilberto Freyre e Kabengele Munanga. Em nossa metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo da discografia dos grupos de rap, Racionais MC’S (1992); (1993) e do Quilomboclada (2005).Palavras-chaves: Quilomboclada. Educação. Identidade. Rap. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749 10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749 |
identifier_str_mv |
10.47209/1519-6674.v.27.n.1.p.249-259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/2749/2279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labirinto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labirinto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 27 (2017): Jul-Dez.; 249-259 1519-6674 10.47209/1519-6674.v27.n.1 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219451135623168 |