JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Rafael Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4354
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir as relações entre indígenas e missionários jesuítas franceses na região do Oiapoque durante a primeira metade do século XVIII. Esta fronteira entre Portugal e França foi palco de disputas e tratados entre as duas nações europeias. Populações nativas e os filhos de Loyola estiveram em contato principalmente por meio de missões em território francês, porém tanto os religiosos quanto os povos ameríndios iam de um território ao outro. Descobriu-se que as missões jesuíticas francesas receberam fluxos de povos originários que viviam originalmente em território considerado francês. Os inacianos escreveram cartas que narram os encontros e desencontros com as populações autóctones e apresenta-se uma metodologia de leitura das cartas para estudantes da educação básica que pode facilitar a aprendizagem histórica.
id UNIR-2_bfec6e144d61bef3cf5822b7b7f002bf
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4354
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIAOiapoque. Indígenas. Jesuítas. Ensino de História. Amapá.Este artigo tem o objetivo de discutir as relações entre indígenas e missionários jesuítas franceses na região do Oiapoque durante a primeira metade do século XVIII. Esta fronteira entre Portugal e França foi palco de disputas e tratados entre as duas nações europeias. Populações nativas e os filhos de Loyola estiveram em contato principalmente por meio de missões em território francês, porém tanto os religiosos quanto os povos ameríndios iam de um território ao outro. Descobriu-se que as missões jesuíticas francesas receberam fluxos de povos originários que viviam originalmente em território considerado francês. Os inacianos escreveram cartas que narram os encontros e desencontros com as populações autóctones e apresenta-se uma metodologia de leitura das cartas para estudantes da educação básica que pode facilitar a aprendizagem histórica.PROPESQ2019-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/435410.47209/1519-6674.v30.n.1.p.314-333Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 314-3331519-667410.47209/1519-6674.v30.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4354/3013Copyright (c) 2019 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Bruno Rafael Machado2021-01-25T03:03:26Zoai:periodicos.unir.br:article/4354Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T03:03:26Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
title JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Nascimento, Bruno Rafael Machado
Oiapoque. Indígenas. Jesuítas. Ensino de História. Amapá.
title_short JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort JESUÍTAS E INDÍGENAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: POSSIBILIDADES DE USOS DE DOCUMENTOS ESCRITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
author Nascimento, Bruno Rafael Machado
author_facet Nascimento, Bruno Rafael Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruno Rafael Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Oiapoque. Indígenas. Jesuítas. Ensino de História. Amapá.
topic Oiapoque. Indígenas. Jesuítas. Ensino de História. Amapá.
description Este artigo tem o objetivo de discutir as relações entre indígenas e missionários jesuítas franceses na região do Oiapoque durante a primeira metade do século XVIII. Esta fronteira entre Portugal e França foi palco de disputas e tratados entre as duas nações europeias. Populações nativas e os filhos de Loyola estiveram em contato principalmente por meio de missões em território francês, porém tanto os religiosos quanto os povos ameríndios iam de um território ao outro. Descobriu-se que as missões jesuíticas francesas receberam fluxos de povos originários que viviam originalmente em território considerado francês. Os inacianos escreveram cartas que narram os encontros e desencontros com as populações autóctones e apresenta-se uma metodologia de leitura das cartas para estudantes da educação básica que pode facilitar a aprendizagem histórica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4354
10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.314-333
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4354
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.314-333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4354/3013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 314-333
1519-6674
10.47209/1519-6674.v30.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451524644864