Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazioli, Fabiano Tadeu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leidens, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542
Resumo: O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.
id UNIR-3_033e3350c55c6dce7bd05266eaaf28c6
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3542
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodologyPosibilidades de la lectura literaria en la infancia: El ludismo como metodologíaPossibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologiaLiteratura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.Metodologia do ensino da literatura infantilChildren's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school.Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela.O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.El ludismo es un efecto buscado por textos literarios cuyo objetivo es dar motivo a juegos y bromas. Sin embargo, el carácter lúdico de la literatura infantil puede ser el punto de partida para el desarrollo de prácticas lectoras junto a los niños. Desde la publicación de Literatura y ludismo: propuesta metodológica para lectura de libros literarios infantiles, de Vera Beatriz Sass (2007), el ludismo pasó también a ser considerado una metodología para la formación de lectores literarios. El presente artículo tiene por objeto presentar, discutir y ejemplificar las metodologías de ludismo intratextual y extratextual desarrolladas por Sass en la obra citada. Para ello, se presenta un conjunto de referencias teóricas y posibilidades de su concreción, con el fin de subsidiar las prácticas de mediadores de lectura en general. Este estudio presenta investigación cualitativa con abordaje bibliográfico, señalando para la fundamental importancia de la explotación del ludismo como práctica y recurso decisivo para los encuentros con la lectura literaria.: Ludism is an effect sought by literary texts whose purpose is to give reason to game. However, the character of children's literature can be the starting point for the development of reading practices among children. Since the publication of Literature and ludism: methodological proposal for reading children's literary books, by Vera Beatriz Sass (2007), the ludism also came to be considered a methodology for the formation of literary readers. The present article aims to present, discuss and exemplify the methodologies of intratextual and extratextual ludicism developed by Sass in the work cited. For that, a set of theoretical references and possibilities of its concretization is presented, aiming to subsidize the practices of mediators of reading in general. This study presents a qualitative research with bibliographical approach, signaling to the fundamental importance of the exploration of ludism as practice and decisive resource for the meetings with the literary reading.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/354210.26568/2359-2087.2018.3542EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 114-1372359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542/2585Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazioli, Fabiano TadeuLeidens, Alexandre2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3542Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
Posibilidades de la lectura literaria en la infancia: El ludismo como metodología
Possibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologia
title Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
spellingShingle Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
Grazioli, Fabiano Tadeu
Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.
Metodologia do ensino da literatura infantil
Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school.
Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela.
title_short Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
title_full Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
title_fullStr Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
title_full_unstemmed Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
title_sort Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
author Grazioli, Fabiano Tadeu
author_facet Grazioli, Fabiano Tadeu
Leidens, Alexandre
author_role author
author2 Leidens, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazioli, Fabiano Tadeu
Leidens, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.
Metodologia do ensino da literatura infantil
Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school.
Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela.
topic Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.
Metodologia do ensino da literatura infantil
Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school.
Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela.
description O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa bibliográfica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542
10.26568/2359-2087.2018.3542
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542/2585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 114-137
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542620164096