Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542 |
Resumo: | O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária. |
id |
UNIR-3_033e3350c55c6dce7bd05266eaaf28c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3542 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodologyPosibilidades de la lectura literaria en la infancia: El ludismo como metodologíaPossibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologiaLiteratura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.Metodologia do ensino da literatura infantilChildren's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school.Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela.O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.El ludismo es un efecto buscado por textos literarios cuyo objetivo es dar motivo a juegos y bromas. Sin embargo, el carácter lúdico de la literatura infantil puede ser el punto de partida para el desarrollo de prácticas lectoras junto a los niños. Desde la publicación de Literatura y ludismo: propuesta metodológica para lectura de libros literarios infantiles, de Vera Beatriz Sass (2007), el ludismo pasó también a ser considerado una metodología para la formación de lectores literarios. El presente artículo tiene por objeto presentar, discutir y ejemplificar las metodologías de ludismo intratextual y extratextual desarrolladas por Sass en la obra citada. Para ello, se presenta un conjunto de referencias teóricas y posibilidades de su concreción, con el fin de subsidiar las prácticas de mediadores de lectura en general. Este estudio presenta investigación cualitativa con abordaje bibliográfico, señalando para la fundamental importancia de la explotación del ludismo como práctica y recurso decisivo para los encuentros con la lectura literaria.: Ludism is an effect sought by literary texts whose purpose is to give reason to game. However, the character of children's literature can be the starting point for the development of reading practices among children. Since the publication of Literature and ludism: methodological proposal for reading children's literary books, by Vera Beatriz Sass (2007), the ludism also came to be considered a methodology for the formation of literary readers. The present article aims to present, discuss and exemplify the methodologies of intratextual and extratextual ludicism developed by Sass in the work cited. For that, a set of theoretical references and possibilities of its concretization is presented, aiming to subsidize the practices of mediators of reading in general. This study presents a qualitative research with bibliographical approach, signaling to the fundamental importance of the exploration of ludism as practice and decisive resource for the meetings with the literary reading.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/354210.26568/2359-2087.2018.3542EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 114-1372359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542/2585Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazioli, Fabiano TadeuLeidens, Alexandre2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3542Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology Posibilidades de la lectura literaria en la infancia: El ludismo como metodología Possibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologia |
title |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
spellingShingle |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology Grazioli, Fabiano Tadeu Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola. Metodologia do ensino da literatura infantil Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school. Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela. |
title_short |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
title_full |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
title_fullStr |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
title_full_unstemmed |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
title_sort |
Possibilities of literary reading in the childhood: Ludism as a methodology |
author |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
author_facet |
Grazioli, Fabiano Tadeu Leidens, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Leidens, Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazioli, Fabiano Tadeu Leidens, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola. Metodologia do ensino da literatura infantil Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school. Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela. |
topic |
Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola. Metodologia do ensino da literatura infantil Children's literature. Ludicism Metodology. Reading practices at school. Literatura infantil. Metodología Lúdica. Prácticas de lectura en la escuela. |
description |
O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa bibliográfica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542 10.26568/2359-2087.2018.3542 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.3542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542/2585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 114-137 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i12 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542620164096 |