Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254 |
Resumo: | Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente. |
id |
UNIR-3_07fe81935fb08b70a4c8e23adb72f42a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3254 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formaçãoTeaching professional development: a look beyond trainingDesarrollo profesional docente: una mirada más allá de la formaciónDesarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo.Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions.Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente.Este artículo se constituye en estudio sobre Desarrollo Profesional Docente (DPD), retratando algunos conceptos, teniendo en vista la amplitud y la diversidad del campo de conocimiento. A partir de los conceptos se presentan algunas características del DPD, buscando la convergencia entre las ideas discutidas. El trabajo es el resultado de una revisión bibliográfica en documentos y estudios sobre la temática, y que en el transcurso del texto se hacen cuestionamientos sobre la importancia de lanzar otras miradas sobre el DPD, que se centran más allá de la formación, a ejemplo de las condiciones de trabajo de los profesores. En este sentido, se presentan algunos datos para que se pueda reflexionar sobre las reales posibilidades de efectivación del DPD en las escuelas, las cuales están insertas en un contexto neoliberal donde en la mayoría de las veces predomina la precarización del trabajo docente.This article presents a study about Teaching Professional Development (TPD), portraying some concepts, given the breadth and diversity of the field of knowledge. Some TPD characteristics from the concepts are presented seeking a convergence between the discussed ideas. The work is the result of a literature review of documents and studies on a theme and throughout the text, questions about the importance of how to consider the TPD are made, considering besides the teacher education, like teachers’ working conditions. In this sense, some data are presented to reflect the real possibilities of TPD effectiveness in schools, since they are inserted in a neoliberal context that fills the precariousness of the teaching work.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/325410.26568/2359-2087.2018.3254EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 23-392359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254/2579Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eliane Guimarães deBrito, Vera Lúcia Fernandes deSilva, Daniela Oliveira Vidal daNunes, Claudio Pinto2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3254Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação Teaching professional development: a look beyond training Desarrollo profesional docente: una mirada más allá de la formación |
title |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação Oliveira, Eliane Guimarães de Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho. Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions. |
title_short |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
title_full |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
title_sort |
Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação |
author |
Oliveira, Eliane Guimarães de |
author_facet |
Oliveira, Eliane Guimarães de Brito, Vera Lúcia Fernandes de Silva, Daniela Oliveira Vidal da Nunes, Claudio Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Vera Lúcia Fernandes de Silva, Daniela Oliveira Vidal da Nunes, Claudio Pinto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eliane Guimarães de Brito, Vera Lúcia Fernandes de Silva, Daniela Oliveira Vidal da Nunes, Claudio Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho. Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions. |
topic |
Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho. Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions. |
description |
Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254 10.26568/2359-2087.2018.3254 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.3254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 23-39 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i12 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542183956480 |