Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliane Guimarães de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Vera Lúcia Fernandes de, Silva, Daniela Oliveira Vidal da, Nunes, Claudio Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254
Resumo: Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente.
id UNIR-3_07fe81935fb08b70a4c8e23adb72f42a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3254
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formaçãoTeaching professional development: a look beyond trainingDesarrollo profesional docente: una mirada más allá de la formaciónDesarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo.Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions.Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente.Este artículo se constituye en estudio sobre Desarrollo Profesional Docente (DPD), retratando algunos conceptos, teniendo en vista la amplitud y la diversidad del campo de conocimiento. A partir de los conceptos se presentan algunas características del DPD, buscando la convergencia entre las ideas discutidas. El trabajo es el resultado de una revisión bibliográfica en documentos y estudios sobre la temática, y que en el transcurso del texto se hacen cuestionamientos sobre la importancia de lanzar otras miradas sobre el DPD, que se centran más allá de la formación, a ejemplo de las condiciones de trabajo de los profesores. En este sentido, se presentan algunos datos para que se pueda reflexionar sobre las reales posibilidades de efectivación del DPD en las escuelas, las cuales están insertas en un contexto neoliberal donde en la mayoría de las veces predomina la precarización del trabajo docente.This article presents a study about Teaching Professional Development (TPD), portraying some concepts, given the breadth and diversity of the field of knowledge. Some TPD characteristics from the concepts are presented seeking a convergence between the discussed ideas. The work is the result of a literature review of documents and studies on a theme and throughout the text, questions about the importance of how to consider the TPD are made, considering besides the teacher education, like teachers’ working conditions. In this sense, some data are presented to reflect the real possibilities of TPD effectiveness in schools, since they are inserted in a neoliberal context that fills the precariousness of the teaching work.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/325410.26568/2359-2087.2018.3254EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 23-392359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254/2579Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eliane Guimarães deBrito, Vera Lúcia Fernandes deSilva, Daniela Oliveira Vidal daNunes, Claudio Pinto2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3254Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
Teaching professional development: a look beyond training
Desarrollo profesional docente: una mirada más allá de la formación
title Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
Oliveira, Eliane Guimarães de
Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo.
Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.
Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions.
title_short Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
title_full Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
title_sort Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação
author Oliveira, Eliane Guimarães de
author_facet Oliveira, Eliane Guimarães de
Brito, Vera Lúcia Fernandes de
Silva, Daniela Oliveira Vidal da
Nunes, Claudio Pinto
author_role author
author2 Brito, Vera Lúcia Fernandes de
Silva, Daniela Oliveira Vidal da
Nunes, Claudio Pinto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliane Guimarães de
Brito, Vera Lúcia Fernandes de
Silva, Daniela Oliveira Vidal da
Nunes, Claudio Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo.
Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.
Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions.
topic Desarrollo Profesional Docente. Formación docente. Condiciones de trabajo.
Desenvolvimento Profissional Docente. Formação docente. Condições de trabalho.
Teaching Professional Development. Teacher education. Work conditions.
description Este artigo se constitui em estudo sobre Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), retratando alguns conceitos, tendo em vista a amplitude e a diversidade do campo de conhecimento. A partir dos conceitos são apresentadas algumas características do DPD, buscando a convergência entre as ideias discutidas. O trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica em documentos e estudos sobre a temática, e que no decorrer do texto são feitos questionamentos sobre a importância de se lançar outros olhares sobre o DPD, que foquem para além da formação, a exemplo das condições de trabalho dos professores. Nesse sentido, são apresentados alguns dados para que se possa refletir sobre as reais possibilidades de efetivação do DPD nas escolas, as quais estão inseridas em um contexto neoliberal onde na maioria das vezes predomina a precarização do trabalho docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254
10.26568/2359-2087.2018.3254
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254/2579
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 23-39
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542183956480