Red federal de educacación profesional, científica y tecnológica: de los orígenes hasta el momento actual
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5090 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um panorama histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil, objetivando demonstrar como se estabeleceu uma divisão social do trabalho em que as parcelas mais pobres foram encaminhadas para o trabalho técnico e manual e os grupos mais ricos para o ensino propedêutico e carreiras profissionais. Para isso, foram abordados momentos de destaque na história das instituições técnicas de ensino Federal, desde a sua concepção até os dias atuais. As metodologias utilizadas foram as pesquisas bibliográfica e documental, a fim de se aprofundar na história das instituições federais de educação profissional, bem como nos contextos de sua criação e futuras transformações. Foi possível identificar que, a expansão contemporânea das escolas da rede federal, embora visasse a inclusão das parcelas mais pobres da população, mudou o paradigma puramente assistencialista ao ofertarem uma educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, incluindo a pós-graduação. |
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Red federal de educacación profesional, científica y tecnológica: de los orígenes hasta el momento actualFederal network of professional, scientific and technological education: from the origins until the current momentRede federal de educação profissional, científica e tecnológica: das origens ao momento atualEducação Profissional. Rede Federal. Institutos FederaisEducaçãoEducación Profesional. Red Federal. Institutos Federales.Professional EducationBrazilian Federal Network of VocationalScientificTechnological Education and Federal Institutions.O presente artigo apresenta um panorama histórico da educação profissional e tecnológica no Brasil, objetivando demonstrar como se estabeleceu uma divisão social do trabalho em que as parcelas mais pobres foram encaminhadas para o trabalho técnico e manual e os grupos mais ricos para o ensino propedêutico e carreiras profissionais. Para isso, foram abordados momentos de destaque na história das instituições técnicas de ensino Federal, desde a sua concepção até os dias atuais. As metodologias utilizadas foram as pesquisas bibliográfica e documental, a fim de se aprofundar na história das instituições federais de educação profissional, bem como nos contextos de sua criação e futuras transformações. Foi possível identificar que, a expansão contemporânea das escolas da rede federal, embora visasse a inclusão das parcelas mais pobres da população, mudou o paradigma puramente assistencialista ao ofertarem uma educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, incluindo a pós-graduação. El presente artículo presenta un panorama histórico de la educacación profesional, científica y tecnológica en Brasil, y tiene el objetivo de demostrar cómo se ha estabelecido una división social del trabajo en que los más pobres fueron llevados para el trabajo técnico y manual, mientras los grupos más ricos fueron para la ensenãnza propedéutica y carreras profesionales. Para eso, fueron apuntados momentos importantes de la historia de las instituciones técnicas de la educación federal, desde su concepción hasta los días actuales. Las metodologias utilizadas fueron las investigaciones bibliográfica y documental, cuyo objetivo fue profundizar en la historia de las instituciones federales de educación profesional, así como en los contextos de la creación y futuras transformaciones. Fue posible identificar que la expansión contemporánea de las escuelas de la Red Federal, aunque buscara la inclusión de los más pobres de la población, se cambió el paradigma – que antes era puramente asistencialista – para la oferta de una educación profesional y tecnológica en todos los niveles y modalidades, incluso el posgrado.ABSTRACT: The present article shows a historic overview of professional, scientific and technological education in Brazil, that aims to expose how the division of the social work had established, on one hand, part of unprivileged community were destined to do manual or technical jobs on the other hand the richest group were directed to a propaedeutic education and to follow professional carriers. For this study, main historic moments of the technical institutions of federal education were approached, since its beginner until nowadays. The methodologies used were bibliographic and documentary research, in order to deepen the history of federal institutions of professional education, as well as the contexts of their creation and future transformations. It was possible to identify that, the contemporary expansion of schools in the Federal Network, although aimed at the inclusion of the poorest sections of the population, changed the purely assistentialist paradigm by offering professional and technological education at all levels and modalities, including postgraduate studies.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Histórica e Pesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/509010.26568/2359-2087.2021.5090EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5090/4283Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Vinícius FerreiraSabino, Geruza de Fátima ToméSantos, Roberta Silva2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/5090Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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