A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362 |
Resumo: | O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas. |
id |
UNIR-3_0cb5decd35b990b562ca289b94539478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2362 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileirasThe irrisory representation of female on Nobel prize and on brazilian scientific academiesA irrisoria representación femenina en el premio Nobel y en las academias científicas brasileñasMulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel.370Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize.Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel.O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas.The text deals about the almost absence of women in the principal scientific academies of Brazil and between the Nobel winners and how this fact supports to discourage that female students to join the academic career, whereas, unconsciously, these institutions diffuse the idea that the science is masculine, social and cultural process in self feedback. From the Recognition Theory and from a brief historic about the earliest women that came in the ANM and in the ABC (Academia Nacional de Medicina and Academia Brasileira de Ciências, respectively), here is argued that more inclusion of women in these institutions as well as a wider dissemination of life and work of women scientists would encourage more female students to become interested for academic careers.El artículo trata de la casi inexistencia de mujeres en las principales academias científicas de Brasil y entre los vencedores del premio Nobel, y de cómo éste fenómeno favorece el desinterés de estudiantes del sexo femenino a ingresar en las carreras académicas, pues, inconscientemente, esas instituciones transmiten la idea de que la ciencia es masculina, proceso sociocultural que se autoalimenta. Desde la Teoría del Reconocimiento y desde un breve histórico sobre las primeras mujeres que entraron en la ANM y en la ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina y Academia Brasileira de Ciências), aquí se argumenta que una más fuerte inclusión de mujeres en esas instituciones así como una más amplia divulgación acerca de la vida y del trabajo de mujeres científicas podría incentivar a estudiantes del sexo femenino a interesarse por carreras académicas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/236210.26568/2359-2087.2017.2362EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 144-1582359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362/2146Copyright (c) 2018 Arrayinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Marcel de Almeida2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2362Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras The irrisory representation of female on Nobel prize and on brazilian scientific academies A irrisoria representación femenina en el premio Nobel y en las academias científicas brasileñas |
title |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
spellingShingle |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras Freitas, Marcel de Almeida Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel. 370 Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize. Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel. |
title_short |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
title_full |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
title_fullStr |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
title_sort |
A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras |
author |
Freitas, Marcel de Almeida |
author_facet |
Freitas, Marcel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Marcel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel. 370 Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize. Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel. |
topic |
Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel. 370 Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize. Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel. |
description |
O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362 10.26568/2359-2087.2017.2362 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2017.2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362/2146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Array info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Array |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 144-158 2359-2087 2359-2087 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542071758848 |