O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Elenice Monte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Apolinário, Letícia Montanholi, Zan, Dirce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092
Resumo: Este trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. 
id UNIR-3_18914ab4915d6c2eb5fb89b0061e7286
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1092
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formalEste trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/109210.26568/2359-2087.2014.1092EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v1i1reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092/1203Alvarenga, Elenice MonteApolinário, Letícia MontanholiZan, Dirceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:37:57Zoai:periodicos.unir.br:article/1092Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T20:37:57Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
title O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
spellingShingle O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
Alvarenga, Elenice Monte
title_short O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
title_full O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
title_fullStr O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
title_full_unstemmed O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
title_sort O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
author Alvarenga, Elenice Monte
author_facet Alvarenga, Elenice Monte
Apolinário, Letícia Montanholi
Zan, Dirce
author_role author
author2 Apolinário, Letícia Montanholi
Zan, Dirce
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Elenice Monte
Apolinário, Letícia Montanholi
Zan, Dirce
description Este trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092
10.26568/2359-2087.2014.1092
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092/1203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 1-15
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i1
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541527547904