O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092 |
Resumo: | Este trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. |
id |
UNIR-3_18914ab4915d6c2eb5fb89b0061e7286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1092 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formalEste trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/109210.26568/2359-2087.2014.1092EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v1i1reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092/1203Alvarenga, Elenice MonteApolinário, Letícia MontanholiZan, Dirceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T20:37:57Zoai:periodicos.unir.br:article/1092Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T20:37:57Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
title |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
spellingShingle |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal Alvarenga, Elenice Monte |
title_short |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
title_full |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
title_fullStr |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
title_full_unstemmed |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
title_sort |
O consumo sob a ótica social e ambiental – relato de experiência em um espaço de educação não formal |
author |
Alvarenga, Elenice Monte |
author_facet |
Alvarenga, Elenice Monte Apolinário, Letícia Montanholi Zan, Dirce |
author_role |
author |
author2 |
Apolinário, Letícia Montanholi Zan, Dirce |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Elenice Monte Apolinário, Letícia Montanholi Zan, Dirce |
description |
Este trabalho apresenta relato e reflexões acerca da experiência de estágio supervisionado realizado em um espaço de educação não formal na Universidade Estadual de Campinas por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Matemática. Em um grupo de faixa etária de 11 a 14 anos foram desenvolvidas atividades que visavam à exploração da perspectiva social e ambiental das ações e relações de consumo. Assim, percebeu-se que a mídia exercia importante papel nas decisões relativas ao consumo e na profusão de um modelo de desenvolvimento dissociado da preservação ambiental. Quanto às habilidades de expressão linguística e matemática, notou-se noção frágil dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento destas. Obteve-se como fruto do trabalho: aprendizado docente significativo para professores em formação, relativo às experiências vividas pelos estagiários, e deflagração do desenvolvimento de visão mais crítica por parte dos educandos, que poderão atuar como irradiadores das ideias e práticas relativas ao consumo consciente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092 10.26568/2359-2087.2014.1092 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1092/1203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 1 (2014); 1-15 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i1 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541527547904 |