Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Daniele Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.
id UNIR-3_35b78f9425e67dfe0a0fe3bdf1628ce9
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6019
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversaçãoEducación en la cibercultura a partir de uma red de conversaEducating in cyberculture from a conversation networkFormação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais370Formación de profesoresRed de conversaTecnologia digital.Teacher trainingConversation networkDigital technologiesEste artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.This article aims to discuss teacher understandings regarding the use of digital technologies in the training process in Higher Education. The research is constituted of a conversation network composed by members of a Research Group on Distance Education and Technology at the Federal University of Rio Grande - FURG. The research is based on the explanatory path of objectivity in parentheses by Humberto Maturana (2014), it used the Collective Subject Discourse technique to analyze the records produced in the forums, resulting in the discourse “Permanent formation in the context of technologies”. The discourse highlights the importance of permanent teacher training, updating it in the way it appropriates digital tools to develop didactic- pedagogical activities. Thus, this study allowed to conclude that the recursion of permanent formation and talking about the operation of digital technologies as an action to reconstruct and recreate teaching practices are possibilities to find ways to work and create concepts, procedures and attitudes in which the action of teaching is configured in an action of teaching jointly, since it is a collective of teachers that acts in the formative assessment.Este artículo tiene como objetivo discutir acerca de las comprensiones de los professores en relación al uso de las tecnologías digitales en el proceso de formación universitaria. Esta investigación está constituida por una red de conversación que está compuesta por integrantes del grupo de investigación em Educación a Distancia y Tecnología de la Universidad Federal de Rio Grande - FURG. Esta investigación es marcada por el camino de la objetividad entre paréntesis de Humberto Maturana (2014) y se utilizó la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo para realizar los registros producidos en los foros de conversa, dando resultado al discurso: “Formación permanente en el contexto de las tecnologías”. El discurso evidencia la importancia de la educación permanente del profesor, actualizándolo en el modo de cómo se apropia de la herramientas digitales para poder realizar suas actividades didácticas como pedagógicas. Así, este estudio permitie concluir que la recursividad de la formación permanente y del conversar sobre el uso de las tecnologías digitales, como incentivo para reconstruir y recrear las practicas de docencia, son posibilidades para encontrar caminos y trabajar nuevos métodos o conceptos, procedimientos y actitudes en el que el enseñar sea modificado a una acción de coenseñar, una vez que un colectivo de profesores actúe en el proceso formativo.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/601910.26568/2359-2087.2021.6019EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019/4142Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele Amaral2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/6019Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
Educación en la cibercultura a partir de uma red de conversa
Educating in cyberculture from a conversation network
title Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
spellingShingle Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
Silveira, Daniel da Silva
Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais
370
Formación de profesores
Red de conversa
Tecnologia digital.
Teacher training
Conversation network
Digital technologies
title_short Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
title_full Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
title_fullStr Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
title_full_unstemmed Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
title_sort Educar na Cibercultura a partir de uma rede de conversação
author Silveira, Daniel da Silva
author_facet Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
author_role author
author2 Fonseca, Daniele Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais
370
Formación de profesores
Red de conversa
Tecnologia digital.
Teacher training
Conversation network
Digital technologies
topic Formação de professores. Rede de conversação. Tecnologias digitais
370
Formación de profesores
Red de conversa
Tecnologia digital.
Teacher training
Conversation network
Digital technologies
description Este artigo tem como objetivo discutir acerca das compreensões dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa é constituída por uma rede de conversação composta por integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses de Humberto Maturana (2014) e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, resultando no discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias”. O discurso evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas. Destarte, este estudo permitiu concluir que a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores que atua no processo formativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019
10.26568/2359-2087.2021.6019
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.6019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6019/4142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-17
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543435956224