Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080 |
Resumo: | No campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela. |
id |
UNIR-3_3bc9c8f5119228482f1bb9a52e35b294 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5080 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de TermoquímicaPedagogical moments and the teaching-learning process of thermocchemistryMomentos pedagógicos y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la termocquímicaEnseñanza de la química. Problematización. Mediación.Chemistry teaching. Problematization. Mediation.Ensino de Química. Problematização. Mediação.370 – EducaçãoNo campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela.En el campo de la enseñanza de la Química, existen varias teorías que contribuyen al fortalecimiento del aprendizaje, por lo que optamos por el punto de vista de la dialogicidad y la interacción social que favorecen la participación activa del individuo en el proceso de aprendizaje, basado en los problemas cotidianos de la sociedad. Por lo tanto, el objetivo era evaluar las contribuciones conceptuales y actitudinales del proceso de enseñanza-aprendizaje de la termoquímica. La metodología de investigación se basó en el enfoque cualitativo, organizado en tres momentos pedagógicos, con una clase de 25 estudiantes, de segundo grado, de la escuela secundaria, utilizando cuestionarios, debates temáticos y hojas de actividades, buscando en el análisis identificar los entendimientos. construidos. Los resultados obtenidos mostraron que la metodología facilitó el proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos termoquímicos permitiendo su asociación con la realidad, trabajando la percepción del estudiante como un ser social, para formar un ciudadano consciente de su realidad y capaz de tomar decisiones al respecto.In the field of teaching Chemistry, there are several theories that contribute to the strengthening of learning, so we opted for the point of view of dialogicity and sociointeraction that favor the active participation of the individual in the learning process, based on everyday issues of society. Thus, the objective was to evaluate the conceptual and attitudinal contributions of the teaching-learning process of Thermochemistry. The research methodology was based on the qualitative approach, organized in three pedagogical moments, with a class of 25 students, from the second grade, from High School, using questionnaires, thematic discussions and activity pages, seeking in the analysis to identify the understandings built. The results obtained showed that the methodology facilitated the teaching-learning process of the thermochemical concepts allowing its association with reality, working the student's perception as a social being, to form a citizen aware of his reality and capable of making decisions about it.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/508010.26568/2359-2087.2020.5080EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1602-16232359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080/3791Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renan Santos daSouza, Katiuscia dos Santos de2021-01-07T02:10:18Zoai:periodicos.unir.br:article/5080Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:18Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica Pedagogical moments and the teaching-learning process of thermocchemistry Momentos pedagógicos y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la termocquímica |
title |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
spellingShingle |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica Silva, Renan Santos da Enseñanza de la química. Problematización. Mediación. Chemistry teaching. Problematization. Mediation. Ensino de Química. Problematização. Mediação. 370 – Educação |
title_short |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
title_full |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
title_fullStr |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
title_full_unstemmed |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
title_sort |
Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica |
author |
Silva, Renan Santos da |
author_facet |
Silva, Renan Santos da Souza, Katiuscia dos Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Katiuscia dos Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renan Santos da Souza, Katiuscia dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de la química. Problematización. Mediación. Chemistry teaching. Problematization. Mediation. Ensino de Química. Problematização. Mediação. 370 – Educação |
topic |
Enseñanza de la química. Problematización. Mediación. Chemistry teaching. Problematization. Mediation. Ensino de Química. Problematização. Mediação. 370 – Educação |
description |
No campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080 10.26568/2359-2087.2020.5080 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.5080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080/3791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1602-1623 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543369895936 |