Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Santos da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Katiuscia dos Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080
Resumo: No campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela.
id UNIR-3_3bc9c8f5119228482f1bb9a52e35b294
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5080
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de TermoquímicaPedagogical moments and the teaching-learning process of thermocchemistryMomentos pedagógicos y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la termocquímicaEnseñanza de la química. Problematización. Mediación.Chemistry teaching. Problematization. Mediation.Ensino de Química. Problematização. Mediação.370 – EducaçãoNo campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela.En el campo de la enseñanza de la Química, existen varias teorías que contribuyen al fortalecimiento del aprendizaje, por lo que optamos por el punto de vista de la dialogicidad y la interacción social que favorecen la participación activa del individuo en el proceso de aprendizaje, basado en los problemas cotidianos de la sociedad. Por lo tanto, el objetivo era evaluar las contribuciones conceptuales y actitudinales del proceso de enseñanza-aprendizaje de la termoquímica. La metodología de investigación se basó en el enfoque cualitativo, organizado en tres momentos pedagógicos, con una clase de 25 estudiantes, de segundo grado, de la escuela secundaria, utilizando cuestionarios, debates temáticos y hojas de actividades, buscando en el análisis identificar los entendimientos. construidos. Los resultados obtenidos mostraron que la metodología facilitó el proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos termoquímicos permitiendo su asociación con la realidad, trabajando la percepción del estudiante como un ser social, para formar un ciudadano consciente de su realidad y capaz de tomar decisiones al respecto.In the field of teaching Chemistry, there are several theories that contribute to the strengthening of learning, so we opted for the point of view of dialogicity and sociointeraction that favor the active participation of the individual in the learning process, based on everyday issues of society. Thus, the objective was to evaluate the conceptual and attitudinal contributions of the teaching-learning process of Thermochemistry. The research methodology was based on the qualitative approach, organized in three pedagogical moments, with a class of 25 students, from the second grade, from High School, using questionnaires, thematic discussions and activity pages, seeking in the analysis to identify the understandings built. The results obtained showed that the methodology facilitated the teaching-learning process of the thermochemical concepts allowing its association with reality, working the student's perception as a social being, to form a citizen aware of his reality and capable of making decisions about it.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/508010.26568/2359-2087.2020.5080EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1602-16232359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080/3791Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renan Santos daSouza, Katiuscia dos Santos de2021-01-07T02:10:18Zoai:periodicos.unir.br:article/5080Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:18Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
Pedagogical moments and the teaching-learning process of thermocchemistry
Momentos pedagógicos y el proceso de enseñanza y aprendizaje de la termocquímica
title Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
spellingShingle Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
Silva, Renan Santos da
Enseñanza de la química. Problematización. Mediación.
Chemistry teaching. Problematization. Mediation.
Ensino de Química. Problematização. Mediação.
370 – Educação
title_short Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
title_full Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
title_fullStr Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
title_full_unstemmed Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
title_sort Momentos pedagógicos e o processo de ensino-aprendizagem de Termoquímica
author Silva, Renan Santos da
author_facet Silva, Renan Santos da
Souza, Katiuscia dos Santos de
author_role author
author2 Souza, Katiuscia dos Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan Santos da
Souza, Katiuscia dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de la química. Problematización. Mediación.
Chemistry teaching. Problematization. Mediation.
Ensino de Química. Problematização. Mediação.
370 – Educação
topic Enseñanza de la química. Problematización. Mediación.
Chemistry teaching. Problematization. Mediation.
Ensino de Química. Problematização. Mediação.
370 – Educação
description No campo do ensino da Química existem várias teorias que contribuem para o fortalecimento da aprendizagem, assim optou-se pelo ponto de vista da dialogicidade e sociointeração que favorecem a participação ativa do indivíduo no processo de aprendizagem, a partir de questões cotidianas da sociedade. Assim, o objetivo foi avaliar as contribuições conceituais e atitudinais do processo de ensino-aprendizagem da Termoquímica. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, organizada em três momentos pedagógicos, com uma turma de 25 estudantes, da segunda série, do Ensino Médio, utilizando questionários, discussões temáticas e folhas de atividade, buscando-se na análise identificar as compreensões construídas. Os resultados obtidos evidenciaram que a metodologia facilitou o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos termoquímicos permitindo sua associação com a realidade, trabalhando a percepção do estudante como ser social, para formar um cidadão consciente de sua realidade e capaz de tomar decisões sobre ela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080
10.26568/2359-2087.2020.5080
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.5080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5080/3791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1602-1623
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543369895936