REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RECORTE BRASIL/ARGENTINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenere Poiski, Renata Beatriz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5825
Resumo: O presente artigo objetiva a identificação dos principais documentos internacionais que versam sobre a inclusão do estudante com deficiência na escola regular, bem como apresentar suas principais repercussões nas políticas de formação inicial docente no contexto Brasil e Argentina, nos cursos de Pedagogia. A escolha destes países é justificada considerando as semelhanças históricas, econômicas, políticas e culturais, somadas à necessidade de estudos que aproximem países vizinhos e que promovam o compartilhamento de conhecimentos na área da Educação. O texto tem a perspectiva histórico-cultural como fio condutor da compreensão dos fenômenos estudados. Autores como Arroyo (2002), Freire (2000, 2018) e   Romanowski (2007) foram fundamentais para sustentar as discussões propostas. Concluímos que documentos internacionais como a Declaração de Jomtien (1990) e de Salamanca (1994) repercutiram nas principais políticas de formação docente no Brasil e na Argentina, apontando a necessidade de um currículo de formação inicial do Pedagogo que contemple o trabalho com o estudante com deficiência, mas que também favoreça uma reflexão a nível ontológico da formação do professor, sendo esse, um elemento chave na concretização da inclusão.  
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spelling REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RECORTE BRASIL/ARGENTINAREPERCUSSIONS OF INCLUSION POLICIES IN INITIAL TEACHING TRAINING: A BRAZILIAN / ARGENTINA OUTLINEREPERCUSIONES DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN EN LA CAPACITACIÓN INICIAL DE ENSEÑANZA: UN BOSQUEJO BRASILEÑO / ARGENTINAEstudante com deficiênciaFormação inicialPolíticas públicas.Educação. Formação inicial. Educação inclusiva. Políticas públicasStudent with disabilitiesInitial formationPublic Policy. PPP. Pedagogical Practice.Estudiante con discapacidadFormación inicialPolíticas públicasO presente artigo objetiva a identificação dos principais documentos internacionais que versam sobre a inclusão do estudante com deficiência na escola regular, bem como apresentar suas principais repercussões nas políticas de formação inicial docente no contexto Brasil e Argentina, nos cursos de Pedagogia. A escolha destes países é justificada considerando as semelhanças históricas, econômicas, políticas e culturais, somadas à necessidade de estudos que aproximem países vizinhos e que promovam o compartilhamento de conhecimentos na área da Educação. O texto tem a perspectiva histórico-cultural como fio condutor da compreensão dos fenômenos estudados. Autores como Arroyo (2002), Freire (2000, 2018) e   Romanowski (2007) foram fundamentais para sustentar as discussões propostas. Concluímos que documentos internacionais como a Declaração de Jomtien (1990) e de Salamanca (1994) repercutiram nas principais políticas de formação docente no Brasil e na Argentina, apontando a necessidade de um currículo de formação inicial do Pedagogo que contemple o trabalho com o estudante com deficiência, mas que também favoreça uma reflexão a nível ontológico da formação do professor, sendo esse, um elemento chave na concretização da inclusão.  Este artículo tiene como objetivo identificar los principales documentos internacionales que abordan la inclusión de estudiantes con discapacidad en las escuelas regulares, así como presentar sus principales repercusiones en las políticas de formación inicial docente en el contexto de Brasil y Argentina en los cursos de Pedagogía. La elección de Brasil y Argentina se justifica considerando las similitudes históricas, económicas, políticas y culturales, aunadas a la necesidad de estudios que acerquen a los países vecinos y que promuevan el intercambio de conocimientos en el área de Educación. El texto tiene una perspectiva histórico-cultural como hilo conductor para la comprensión de los fenómenos estudiados. Autores como Arroyo (2002), Freire (2000; 2018) y Romanowski (2007) fueron fundamentales para sustentar las discusiones propuestas. Concluimos que documentos internacionales como la Declaración de Jomtien (1990) y Salamanca (1994) tuvieron impacto en las principales políticas de formación docente en Brasil y Argentina, señalando la necesidad de un currículo de formación inicial docente que incluya el trabajo con estudiantes con discapacidad, pero que también propicie la reflexión a nivel ontológico de la formación docente, elemento clave para lograr la inclusión.This article aims to identify the main international documents that deal with the inclusion of students with disabilities in regular schools, as well as present their main repercussions on initial teacher training policies in the context of Brazil and Argentina in Pedagogy courses. The choice of this countries is justified considering the historical, economic, political and cultural similarities, coupled with the need for studies that bring neighboring countries together and that promote the sharing of knowledge in ​​Education. The text has a historical-cultural perspective as a guiding thread for understanding the phenomena studied. Authors such as Arroyo (2002), Freire (2000; 2018) and Romanowski (2007) were fundamental in supporting the proposed discussions. We conclude that international documents such as the Declaration of Jomtien (1990) and Salamanca (1994) had an impact on the main teacher training policies in Brazil and Argentina, pointing out the need for an initial teacher training curriculum that includes work with students with disability, but which also encourages reflection at the ontological level of teacher training, which is a key element in achieving inclusion.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/582510.26568/2359-2087.2023.5825EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5825/1349Copyright (c) 2024 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZenere Poiski, Renata BeatrizRibeiro, Sonia Maria2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/5825Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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