Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios. |
id |
UNIR-3_3d02996d54a810188485dd70d39ecee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1490 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativaBacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149010.26568/2359-2087.2015.1490EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490/1466Assis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozRutkowski, Emília Wandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:05Zoai:periodicos.unir.br:article/1490Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
title |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
spellingShingle |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental. |
title_short |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
title_full |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
title_fullStr |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
title_full_unstemmed |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
title_sort |
Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa |
author |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz |
author_facet |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Rutkowski, Emília Wanda |
author_role |
author |
author2 |
Rutkowski, Emília Wanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Rutkowski, Emília Wanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental. |
topic |
Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental. |
description |
O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490 10.26568/2359-2087.2015.1490 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2015.1490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490/1466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 1-19 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v2i3 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541555859456 |