Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rutkowski, Emília Wanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490
Resumo: O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios.
id UNIR-3_3d02996d54a810188485dd70d39ecee6
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1490
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativaBacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/149010.26568/2359-2087.2015.1490EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v2i3reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490/1466Assis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozRutkowski, Emília Wandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-03T19:25:05Zoai:periodicos.unir.br:article/1490Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2017-05-03T19:25:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
title Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
spellingShingle Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.
title_short Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
title_full Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
title_fullStr Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
title_full_unstemmed Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
title_sort Bacia ambiental como matriz pedagógica: uma experiência formativa
author Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author_facet Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Rutkowski, Emília Wanda
author_role author
author2 Rutkowski, Emília Wanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Rutkowski, Emília Wanda
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.
topic Bacia Hidrográfica. Gestão de Recursos Hídricos. Educação. Sustentabilidade Socioambiental.
description O presente texto tem como objetivo principal apresentar desenvolvimento de processo formativo para capacitar agentes técnicos comunitários de companhia de saneamento com o uso da Bacia Ambiental como matriz pedagógica. Desta forma, quatro módulos compuseram o desenvolvimento do projeto, a saber: I – Identidade e Território: no qual foram trabalhados conceitos diretamente relacionados à bacia hidrográfica, bem como discutidos os arcabouços legais que guardam relação com o meio ambiente, os recursos hídricos, o saneamento básico, os resíduos sólidos e afins; II – Visita Monitorada: relacionando o módulo anterior à visita na Bacia de forma que os agentes compreendessem a gestão do território para além da dicotomia teoria-prática; III - Educação Ambiental: discussão de como dialogar com a comunidade considerando o contexto complexo consolidado pelos módulos anteriores; e IV – Confecção de maquete: através de uma atividade lúdica trabalharam e refletiram sobre o conhecimento apropriado e o papel de agente comunitário. Após o conjunto de módulos realizado, os agentes comunitários reconheceram a implicação do uso do território e de como sua leitura pode e deve ser feita para a concretização de resultados na composição de cenários futuros desejáveis, ou seja, formas de colaborar no processo de gestão dos territórios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490
10.26568/2359-2087.2015.1490
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2015.1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1490/1466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 2 n. 3 (2015); 1-19
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v2i3
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541555859456