O cenário da pesquisa na educação superior brasileira: alguns apontamentos históricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1189 |
Resumo: | Diante dos desafios colocados à Universidade do século XXI oriundos das transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, novas exigências e demandas são feitas à Universidade, incumbindo-lhe uma nova postura e um constante pensar-se. Cabe a Universidade rever sobre e com a sociedade as questões sociais que respondam ao anseio por encontrarmos possibilidades de uma Universidade mais democrática, autônoma, crítica, inventiva e humana que resulte na melhoria da qualidade da educação no ensino superior. Para isso, é necessário repensar suas funções de ensino-pesquisa-extensão, seu papel social e político utilizando dos avanços científicos e tecnológicos com o propósito de promover a inclusão social dos sujeitos, capacitando-os como cidadãos conscientes neste mundo globalizado. No Brasil, a atividade de pesquisa que se dá em instituição universitária tal qual como hoje conhecemos, pode ser considerada recente datando a partir de fontes publicadas ao longo das décadas de 70 e 80. Abordaremos neste texto, reflexões referente a atividade da pesquisa apresentando aspectos relacionados a sua historicidade, base legal, normativa e diretiva que regulam essa função na universidade brasileira. Entendemos que para produzirmos pesquisas em nossas instituições é de suma importância conhecermos esse cenário operacional bem como as questões que por ele perpassam a fim de que possamos realizar a função de pesquisadores, conscientes das condições e possibilidades bem como dos desafios a enfrentar. |
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O cenário da pesquisa na educação superior brasileira: alguns apontamentos históricosUniversidade. Pesquisa. SociedadeEducação Diante dos desafios colocados à Universidade do século XXI oriundos das transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, novas exigências e demandas são feitas à Universidade, incumbindo-lhe uma nova postura e um constante pensar-se. Cabe a Universidade rever sobre e com a sociedade as questões sociais que respondam ao anseio por encontrarmos possibilidades de uma Universidade mais democrática, autônoma, crítica, inventiva e humana que resulte na melhoria da qualidade da educação no ensino superior. Para isso, é necessário repensar suas funções de ensino-pesquisa-extensão, seu papel social e político utilizando dos avanços científicos e tecnológicos com o propósito de promover a inclusão social dos sujeitos, capacitando-os como cidadãos conscientes neste mundo globalizado. No Brasil, a atividade de pesquisa que se dá em instituição universitária tal qual como hoje conhecemos, pode ser considerada recente datando a partir de fontes publicadas ao longo das décadas de 70 e 80. Abordaremos neste texto, reflexões referente a atividade da pesquisa apresentando aspectos relacionados a sua historicidade, base legal, normativa e diretiva que regulam essa função na universidade brasileira. Entendemos que para produzirmos pesquisas em nossas instituições é de suma importância conhecermos esse cenário operacional bem como as questões que por ele perpassam a fim de que possamos realizar a função de pesquisadores, conscientes das condições e possibilidades bem como dos desafios a enfrentar.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/118910.26568/2359-2087.2014.1189EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 30-512359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1189/1271Silva, Richéle Timm dos Passos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1189Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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