A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619 |
Resumo: | Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC. |
id |
UNIR-3_4258b4ce26044c047a53284acc15708a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6619 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aulaLa Pedagogia Histórica Crítica como alternativa a las pedagogías hegemónicas: Posibilidades para la enseñanza de la historia en el aulaThe Pedagogia Histórico Crítica as na alternative to hegemonic pedagogies: possibilities for teaching History in the classroomPedagogia Histórico Critica. Educação. História.Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia.Pedagogia histórico Crítica. Educacion. HistoryNossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.Nuestra intención en este artículo es presentar los fundamentos de la Pedagogía Histórica Crítica (PHC) y explicar las razones que la convierten en una alternativa pedagógica viable para la enseñanza de la Historia en el aula. Su fundamento en la ciencia y en las posibilidades del sujeto humano, frente al oscurantismo beligerante contemporáneo y las teorías pedagógicas que enajenan al estudiante del conocimiento históricamente producido por la humanidad, para adecuarlo a las volatilidades del mercado laboral, será problematizado en el desarrollo del texto con el objetivo de presentar la necesidad y situación actual de la PHC. Luego, presentaremos posibilidades temáticas que puedan ayudar en la construcción de una secuencia didáctica relacionada con la disciplina de Historia para el bachillerato, que permita a los estudiantes construir la crítica social a partir del proceso pedagógico propuesto en la PHCOur intention in this article is to present the fundamentals of Pedagogia Histórico Crítica (PHC) and explain the reasons that make it a viable pedagogical alternative for teaching History in the classroom. Its foundation in science and in the possibilities of the human subject, against the contemporary belligerent obscurantism and the pedagogical theories that alienate the student from the knowledge historically produced by humanity, to adapt it to the volatilities of the labor market, will be problematized in the development of the text with the objective to present the need and the current situation of the PHC. Then, we will present thematic possibilities that can help in the construction of a didactic sequence related to the discipline of History for high school, enabling students to build social criticism based on the pedagogical process proposed at PHC.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/661910.26568/2359-2087.2022.6619EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619/4346Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Renan Oliveira deLombardi, José Claudinei2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6619Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula La Pedagogia Histórica Crítica como alternativa a las pedagogías hegemónicas: Posibilidades para la enseñanza de la historia en el aula The Pedagogia Histórico Crítica as na alternative to hegemonic pedagogies: possibilities for teaching History in the classroom |
title |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
spellingShingle |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula Aguiar, Renan Oliveira de Pedagogia Histórico Critica. Educação. História. Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia. Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History |
title_short |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
title_full |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
title_fullStr |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
title_sort |
A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula |
author |
Aguiar, Renan Oliveira de |
author_facet |
Aguiar, Renan Oliveira de Lombardi, José Claudinei |
author_role |
author |
author2 |
Lombardi, José Claudinei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Renan Oliveira de Lombardi, José Claudinei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico Critica. Educação. História. Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia. Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History |
topic |
Pedagogia Histórico Critica. Educação. História. Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia. Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History |
description |
Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619 10.26568/2359-2087.2022.6619 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619/4346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-20 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543567028224 |