A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Renan Oliveira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lombardi, José Claudinei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619
Resumo: Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.
id UNIR-3_4258b4ce26044c047a53284acc15708a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6619
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aulaLa Pedagogia Histórica Crítica como alternativa a las pedagogías hegemónicas: Posibilidades para la enseñanza de la historia en el aulaThe Pedagogia Histórico Crítica as na alternative to hegemonic pedagogies: possibilities for teaching History in the classroomPedagogia Histórico Critica. Educação. História.Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia.Pedagogia histórico Crítica. Educacion. HistoryNossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.Nuestra intención en este artículo es presentar los fundamentos de la Pedagogía Histórica Crítica (PHC) y explicar las razones que la convierten en una alternativa pedagógica viable para la enseñanza de la Historia en el aula. Su fundamento en la ciencia y en las posibilidades del sujeto humano, frente al oscurantismo beligerante contemporáneo y las teorías pedagógicas que enajenan al estudiante del conocimiento históricamente producido por la humanidad, para adecuarlo a las volatilidades del mercado laboral, será problematizado en el desarrollo del texto con el objetivo de presentar la necesidad y situación actual de la PHC. Luego, presentaremos posibilidades temáticas que puedan ayudar en la construcción de una secuencia didáctica relacionada con la disciplina de Historia para el bachillerato, que permita a los estudiantes construir la crítica social a partir del proceso pedagógico propuesto en la PHCOur intention in this article is to present the fundamentals of Pedagogia Histórico Crítica (PHC) and explain the reasons that make it a viable pedagogical alternative for teaching History in the classroom. Its foundation in science and in the possibilities of the human subject, against the contemporary belligerent obscurantism and the pedagogical theories that alienate the student from the knowledge historically produced by humanity, to adapt it to the volatilities of the labor market, will be problematized in the development of the text with the objective to present the need and the current situation of the PHC. Then, we will present thematic possibilities that can help in the construction of a didactic sequence related to the discipline of History for high school, enabling students to build social criticism based on the pedagogical process proposed at PHC.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/661910.26568/2359-2087.2022.6619EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619/4346Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Renan Oliveira deLombardi, José Claudinei2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6619Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
La Pedagogia Histórica Crítica como alternativa a las pedagogías hegemónicas: Posibilidades para la enseñanza de la historia en el aula
The Pedagogia Histórico Crítica as na alternative to hegemonic pedagogies: possibilities for teaching History in the classroom
title A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
spellingShingle A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
Aguiar, Renan Oliveira de
Pedagogia Histórico Critica. Educação. História.
Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia.
Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History
title_short A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
title_full A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
title_fullStr A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
title_full_unstemmed A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
title_sort A Pedagogia Histórico Crítica como alternativa às pedagogias hegemônicas: possibilidades para o ensino de História em sala de aula
author Aguiar, Renan Oliveira de
author_facet Aguiar, Renan Oliveira de
Lombardi, José Claudinei
author_role author
author2 Lombardi, José Claudinei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Renan Oliveira de
Lombardi, José Claudinei
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico Critica. Educação. História.
Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia.
Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History
topic Pedagogia Histórico Critica. Educação. História.
Pedagogia Historico Crítica. Educación. Historia.
Pedagogia histórico Crítica. Educacion. History
description Nossa intenção neste artigo é apresentar os fundamentos da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e explicar os motivos que a colocam como uma alternativa pedagógica viável para o ensino de História em sala de aula. Sua fundamentação na ciência e nas possibilidades do sujeito humano, frente ao obscurantismo beligerante contemporâneo e às teorias pedagógicas que alienam o aluno do conhecimento produzido historicamente pela humanidade para adaptá-lo às volatilidades do mercado de trabalho, serão problematizadas no desenvolvimento do texto com o objetivo de apresentar a necessidade e a atualidade da PHC. Em seguida, apresentaremos possibilidades temáticas que podem auxiliar na construção de uma sequência didática relacionada à disciplina de História para o ensino médio, possibilitando aos alunos a construção da crítica social a partir do processo pedagógico proposto na PHC.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619
10.26568/2359-2087.2022.6619
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6619/4346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-20
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543567028224