O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670 |
Resumo: | Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina. |
id |
UNIR-3_477d7524db29e9829742cfd50bf8811f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/2670 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensinoThe grouping of the field schools: nuclearity and the improvement of the teaching qualityLa agrupación de las escuelas del campo: nucleación y la mejora de la calidad de la enseñanzaEducação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino.Field education. Nucleation. Teaching quality.Educación del campo. La nuclear. Calidad de enseñanza.Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina.In this work, aspects related to the grouping process of field schools - nucleation and the improvement of teaching quality are analyzed, based on the understanding of the meaning of this procedure disseminated and accepted by the education networks that coordinate field education, considering the analysis of the conjuncture of current society, essential concepts of quality of the education and of the field education. It is an essay in which the first part, called "The field education in face of the tensions in the present society" examines aspects related to the current conjuncture of society, essential concepts of quality of education and field education. In this analysis, in the second part, called "Analyzing aspects of the grouping process of field schools," seeks to understand the relationship (in) existing between the procedures that are used to promote the grouping process of field schools and the intention of reaching the quality of teaching. In the production of these parts are involved works that were developed and published in the academic literature, including positions and tendencies of authors who have been researching the subject in recent years, as well as data obtained from a case study carried out in a municipal education network of the State of Santa Catarina.En este trabajo se analizan aspectos relacionados con el proceso de agrupación de las escuelas del campo - nucleación y la mejora de la calidad de la enseñanza, teniendo como fundamentos la comprensión del significado de este procedimiento difundido y acogido por las redes de enseñanza que coordinan la educación del campo, considerando el análisis de la coyuntura de la sociedad actual, conceptos esenciales de calidad de la educación y de educación del campo. Se trata de un ensayo el que en la primera parte, denominada "La educación del campo ante los tensamientos de la sociedad actual" se examinan aspectos relacionados con la coyuntura de la sociedad actual, conceptos esenciales de calidad de la educación y de la educación del campo. Ante este análisis, en la segunda parte, denominada "Analizando aspectos del proceso de agrupamiento de las escuelas del campo", se busca comprender la relación (in) existente entre los procedimientos que se utilizan para promover el proceso de agrupamiento de las escuelas del campo y la intención del alcance de la calidad de la enseñanza. En la producción de estas partes están involucrados trabajos que se desarrollaron y publicaron en la literatura académica, abarcando posiciones y tendencias de autores que vienen investigando la referida temática en los últimos años, así como datos obtenidos de un estudio de caso realizado en una red municipal de enseñanza del Estado de Santa Catarina.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/267010.26568/2359-2087.2017.2670EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 129-1432359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670/2145Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Josimar de AparecidoVieira, Marilandi Maria Mascarello2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2670Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino The grouping of the field schools: nuclearity and the improvement of the teaching quality La agrupación de las escuelas del campo: nucleación y la mejora de la calidad de la enseñanza |
title |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
spellingShingle |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino Vieira, Josimar de Aparecido Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino. Field education. Nucleation. Teaching quality. Educación del campo. La nuclear. Calidad de enseñanza. |
title_short |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
title_full |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
title_fullStr |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
title_full_unstemmed |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
title_sort |
O agrupamento das escolas do campo: nucleação e a melhoria da qualidade do ensino |
author |
Vieira, Josimar de Aparecido |
author_facet |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino. Field education. Nucleation. Teaching quality. Educación del campo. La nuclear. Calidad de enseñanza. |
topic |
Educação do campo. Nucleação. Qualidade de ensino. Field education. Nucleation. Teaching quality. Educación del campo. La nuclear. Calidad de enseñanza. |
description |
Neste trabalho são analisados aspectos relacionados com o processo de agrupamento das escolas do campo – nucleação e a melhoria da qualidade do ensino, tendo como fundamentos a compreensão do significado deste procedimento difundido e acolhido pelas redes de ensino que coordenam a educação do campo, considerando análise da conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Trata-se de um ensaio onde na primeira parte, denominada “A educação do campo diante dos tensionamentos da sociedade atual” são examinados aspectos relacionados com a conjuntura da sociedade atual, conceitos essenciais de qualidade da educação e de educação do campo. Diante desta análise, na segunda parte, denominada “Analisando aspectos do processo de agrupamento das escolas do campo”, busca-se compreender a relação (in)existente entre os procedimentos que são utilizados para promover o processo de agrupamento das escolas do campo e a intenção do alcance da qualidade de ensino. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos, assim como dados obtidos de um estudo de caso realizado numa rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670 10.26568/2359-2087.2017.2670 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2017.2670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2670/2145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 129-143 2359-2087 2359-2087 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542112653312 |